EMPRESAS Publicado 17 Fevereiro 2005 20:05
Risco de incêndio
Microsoft vai substituir cabos de alimentação de 14,1 milhões de Xbox em todo o mundo
A Microsoft anunciou hoje que vai substituir, de forma voluntária, os cabos de alimentação de 1,41 milhões de consolas de jogos Xbox, em todo o mundo, devido a um potencial risco de incêndio.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A Microsoft anunciou hoje que vai substituir, de forma voluntária, os cabos de alimentação de 1,41 milhões de consolas de jogos Xbox, em todo o mundo, devido a um potencial risco de incêndio.
Num comunicado a empresa norte-americana diz que foram detectadas «raras falhas de componentes eléctricos que podem originar um potencial risco de incêndio». As consolas que vão ser alvo de substituição do cabo de alimentação representam 70% das comercializadas até agora pela empresa.
Segundo a empresa, estas falhas de componentes ocorreram em menos de 1 em cada 10.000 consolas e, em quase todas as situações, os danos causados limitaram-se ao interior da consola ou ao ponto onde o cabo de alimentação está ligado à consola.
Em 30 consolas a nível mundial, estas falhas aparentemente causaram pequenos danos materiais ou danos aos utilizadores. Em 7 situações, os consumidores relataram uma queimadura ligeira na mão. Em 23 situações, os consumidores relataram danos causados por fumo ou pequenos danos em tapetes ou em equipamentos de som/imagem.
Na Europa Continental, as consolas Xbox fabricadas antes de 13 de Janeiro de 2004 necessitam de um cabo de alimentação de substituição.
«Não obstante a raridade destes incidentes, decidimos tomar esta medida de prevenção», disse Robbie Bach, Vice-Presidente Sénior da Divisão Home & Entertainment da Microsoft. «Pedimos desculpa pelo incómodo, mas acreditamos que oferecer aos consumidores um cabo de substituição gratuito é a solução mais responsável para esta situação», acrescentou.
Os consumidores portugueses, para encomendar um cabo de substituição, pode aceder ao site da empresa,
www.xbox.com/pt, ou ligar para o 808223242.
A empresa garante que «os cabos de substituição serão entregues entre duas a quatro semanas depois de efectuado o respectivo pedido» e aconselha que «enquanto não receberem o novo cabo, os consumidores devem desligar a sua Xbox da corrente sempre que esta não esteja em funcionamento».