esta noticia deve ser mt positiva para a optimus, principalmente quando ja se via isto mal parado..
Serviço de telecomunicações fixo-móvel
Anacom autoriza Optimus Home da Sonaecom
A Autoridade Nacional das Comunicações autorizou a Sonaecom a lançar o novo serviço de telecomunicações fixo-móvel, o Optimus Home, tendo o Conselho de Administração do regulador aprovado o sentido provável de uma decisão tomada em Dezembro passado.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
A Autoridade Nacional das Comunicações autorizou a Sonaecom a lançar o novo serviço de telecomunicações fixo-móvel, o Optimus Home, tendo o Conselho de Administração do regulador aprovado o sentido provável de uma decisão tomada em Dezembro passado.
Segundo a Anacom o CA da instituição deliberou a 25 de Fevereiro, «permitir à Optimus, licenciada para a prestação do serviço móvel terrestre, utilizar as frequências GSM da rede móvel terrestre na rede de acesso local para a prestação pela Novis do serviço apresentado à Anacom» em 7 de Dezembro de 2004.
A primeira versão do Optimus Home, um serviço de telecomunicações fixas que utiliza tecnologia móvel, foi «chumbada» pela Anacom, o que obrigou a Sonaecom a introduzir alterações no produto, que conferiam uma menor mobilidade, que viriam depois a ser aprovadas e agora ratificadas.
A Anacom permite que a Novis utilize prefixo «2» do Plano Nacional de Numeração, mas determina que apresente informação «clara e transparente aos utilizadores finais sobre o referido serviço», esclarecendo, nomeadamente a «zona de cobertura do serviço, incluindo eventuais limitações de acessibilidade "indoor"».
No relatório que faz para fundamentar a suja decisão, a Anacom refere que «a utilização de alternativas no acesso local, para a prestação de serviços de voz, aumentando as ofertas disponíveis no mercado, contribui para maior escolha do consumidor, para o desenvolvimento da concorrência na oferta de redes e serviços de comunicações electrónicas e, consequentemente, para a satisfação das específicas necessidades dos cidadãos».
O regulador diz que a Autoridade da Concorrência tambem se pronunciou sobre este serviço da Sonaecom, tendo concluído que este deve ser considerado uma «’alternativa ao tradicional serviço de telefonia fixa do ponto de vista do consumidor’, contribuindo para o seu benefício. Entendeu ainda que a cedência de ‘acesso às redes telefónicas públicas móveis contribuiria significativamente para a promoção da concorrência nos mercados dos serviços de voz’», refere a Anacom.