Página 1 de 1

MensagemEnviado: 18/2/2005 0:15
por MarcoAntonio
Uma escala logarítmica é uma escala em que as variações relativas medem o mesmo (por oposição à escala linear onde as variações absolutas medem o mesmo).

Usa-se também o termo semi-logarítmicas por o eixo do 'x' (que normalmente corresponde ao tempo) ser linear e o eixo do 'y' logaritmico.

MensagemEnviado: 18/2/2005 0:12
por Visitante
log nao é de logaritmo de base 10 ou de e dependendo do que se designou ?

MensagemEnviado: 17/2/2005 18:54
por MarcoAntonio
Browser Escreveu:No metastock no BIG a cotação já está a tocar na LT pelo que presumo que deva ser escala Linear, dai que se deve prestar atenção a este facto para periodos longos, senão corre-se o risco de estar a desenhar LT erradas.


Obviamente.

Traçar uma recta num gráfico de escala linear onde as variações são muito significativas é traçar, na realidade, uma curva de variação variável.

A sua recta vai representar, por exemplo, no início uma queda de 0.5% por sessão para no final representar uma queda de 2% por sessão.

Não é uma recta, é uma curva. É uma curva que supõe que para uma tendência se manter, essa tendência deve acelerar.

Elimina isso utilizando uma escala logarítmica, que funciona para qualquer variação e para qualquer espaço temporal. Ou então, tendo pelo menos isso em atenção, ao analisar gráficos onde a variação é significativa.

Posso dizer-lhe que durante o Bear Market assisti a inumeras pretensas quebras de LT's que não era quebras absolutamente nenhumas. Aqueles que utilizavam escalas lineares estavam simplesmente a ser induzidos em erro pois as quedas mantinham o mesmo ritmo (nalguns casos até estavam a cair mais do que no início). Devido à escala, esses analistas eram levados a julgar o contrário...

No Bull Market, o problema é o inverso. As LT's ascendentes não conseguem acompanhar as subidas, dando a impressão errada de que os activos estão a acelerar quando não estão. Só numa escala logarítmica é que conseguirá perceber se está de facto a acelerar ou não.

MensagemEnviado: 17/2/2005 18:29
por Browser
MarcoAntonio Escreveu:A escala linear (....) induz em erro, particularmente ao traçar LT's. É comum, a título de exemplo, durante um Bear Market, começar-se a apontar quebra de LT's que são puramente falsas (a quebra só se dá devido ao facto de a recta não representar uma queda linear - como parece - mas uma queda progressivamente mais rapida que é incortável acompanhar). Por seu turno, num Bull Market, a cotação tenderá a afastar-se da LT sem que isso represente uma aceleração do activo. O defeito está é na escala e para a cotação continuar a acompanhar a recta tería de passar a subir muito mais lentamente.


antes de mais obrigado pelas respostas.

eu sei que a Log permite uma visão muito mais realista da verdadeira amplitude dos movimentos da cotação.

o que eu queria confirmar era se há uma "regra não escrita" que diz que se deve usar sempre a escala Log em periodos longos/com grandes variações, quando se desenham LT´s ou se pelo contrário "cada cabeça, a sua sentença".

Presumo pelo comentário de Marco António que a regra é usar sempre a Log.

Assim sendo o 1º gráfico que coloquei neste post deve ser ignorado e considerar apenas o 2º

No metastock no BIG a cotação já está a tocar na LT pelo que presumo que deva ser escala Linear, dai que se deve prestar atenção a este facto para periodos longos, senão corre-se o risco de estar a desenhar LT erradas.

MensagemEnviado: 17/2/2005 15:20
por MarcoAntonio
O Quico e JAOR já disseram o essencial pelo que não me vou alongar num assunto que já foi aqui discutido tantas vezes.

Resumindo o essencial: a escala logarítmica funciona adequadamente em qualquer activo e para qualquer variação e para qualquer período de tempo. É uma escala auto-adpatável, que em alguns casos funciona practicamente como uma escala linear mas que funciona progressivamente de forma diferente à medida que é necessário.

A escala linear funciona bem para variações relativamente pequenas no activo mas é inadequada para grandes variações.

Note-se, é inadequada por duas razões:

:arrow: Primeiro, porque dá uma visão pouco realista das variações, parecendo por exemplo que uma subida de 2 para 3€ (uma subida de 50%) é a mesma coisa que uma subida de 4 para 5€ (uma subida de 25%, ou seja, metade).

:arrow: Segundo, porque induz em erro, particularmente ao traçar LT's. É comum, a título de exemplo, durante um Bear Market, começar-se a apontar quebra de LT's que são puramente falsas (a quebra só se dá devido ao facto de a recta não representar uma queda linear - como parece - mas uma queda progressivamente mais rapida que é incortável acompanhar). Por seu turno, num Bull Market, a cotação tenderá a afastar-se da LT sem que isso represente uma aceleração do activo. O defeito está é na escala e para a cotação continuar a acompanhar a recta tería de passar a subir muito mais lentamente.

Podiamos continuar com esta discussão imenso tempo, mas o essencial está aqui.

MensagemEnviado: 17/2/2005 14:49
por Quico
Na minha àrea (engenharia, física) as escalar logarítmicas aplicam-se, grosso modo, quado há grande amplitude nas variações das grandezas. Aplicando isso à cotação de um título, numa escala linear quando um perço desce 2 unidades é isso mesmo que vemos: desceu 2. Mas sabemos que uma coisa é um título cotado a 20 descer 2, outra coisa é un título cotado a 5 descer 2. Ora a escala logarítmica representa de forma mais gravosa o segundo caso, e permite numa leitura rápida salientar a diferença na digamos "gravidade" de cada caso.

Parece-me por isso que quando se lida com gráficos, sejam eles a longo ou a médio prazo, o que nos permitirá decidir por um ou por outro tipo de escala será a amplitude das variações.

Sempre que possível, uso escala logarítmica. Porquê? Se a amplitude dos movimento não fôr grande, o que vemos pouco diferirá de uma escala linear. Se a amplitude fôr grande, a vantagem da escala logarítmica virá ao de cima.

Mas esta é a opinião de um principiante em AT. Opiniões mais experientes e conhecedoras poderão complementar ou negar o que disse. :wink:

MensagemEnviado: 17/2/2005 13:53
por JAOR
Browser Escreveu:A minha questão é:

No universo da AT, a longo prazo, é regra geral os "analistas" apenas considerarem a escala Log e ignorarem a Linear ?


Não sendo um analista nem nada que se pareça, o que te posso dizer é que, e para mim, a escala Log dá-te uma noção mais realista da variação dos preços no longo e médio prazo, daí eu a usar...mas e sempre o mas..ainda à pouco tempo levei porrada a sério de um expert em numeros :wink: exactamente por isso...cada cabeça sua sentença :P

Abraço e

Cmpts

MensagemEnviado: 17/2/2005 13:26
por Browser
A minha questão é:

No universo da AT, a longo prazo, é regra geral os "analistas" apenas considerarem a escala Log e ignorarem a Linear ?

MensagemEnviado: 17/2/2005 13:01
por JAOR
Browser Escreveu:exacto...eu sei...exactamento por isso é que tanto faz usar uma outra

mas a longo prazo, com variações, dão resultaods diferentes...devemos ignorar a linear olhar apenas para a log?


Browser, se usares só a Log, tens no curto prazo a mesma visão e a longo e médio prazo tens uma visão mais realista da variação de preços, assim, pq usar as duas ou mesmo alternar?? Usando só a Log tens o problema resolvido ....

Abraço e

Cmpts

MensagemEnviado: 17/2/2005 12:46
por Browser
exacto...eu sei...exactamento por isso é que tanto faz usar uma outra

mas a longo prazo, com variações, dão resultaods diferentes...devemos ignorar a linear olhar apenas para a log?

MensagemEnviado: 17/2/2005 12:25
por JAOR
Browser Escreveu:A Log é a mais indicada, mas significa isto que se deve ignorar por completo a Linear (a não ser em periodos curtos e/ou pequenas variações) ?

Exemplo:


Browser, a escala Log no curto prazo funciona como a linear...só se nota a diferença no médio e longo prazo :wink:

Abraço e

Cmpts

MensagemEnviado: 17/2/2005 11:36
por Browser
A Log é a mais indicada, mas significa isto que se deve ignorar por completo a Linear (a não ser em periodos curtos e/ou pequenas variações) ?

Exemplo:

MensagemEnviado: 17/2/2005 10:51
por Touro
Esse assunto já foi aqui discutido. Tente fazer uma pesquisa no fórum.

Log ou Linear ?

MensagemEnviado: 17/2/2005 10:48
por Browser
3 Questões:

Qual a escala mais indicada para AT: logaritimica ou linear ?

Ou deve-se optar, por uma ou outra, conforme as circunstâncias ?

Os gráficos do BIG (Metastock online) estão em que escala?


Obrigado