Caldeirão da Bolsa

Cambios e Mercados (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Jas:

por Mokum » 19/2/2005 1:10

O teu amigo Fritz tem herdeiros ? :oops:
um abraço.
Sérgio

Registado: 10/11/2002 1:18

por Visitante » 17/2/2005 2:04

Posso pedir um favor? da-me lá o contacto do teu amigo Fritz...
Visitante

Cambios e Mercados (2)

por JAS » 16/2/2005 2:58

Hoje vou falar do meu amigo Fritz o qual, como bom suíço que é, tem uma mulher gorda, prefere usar um relógio de corda marca Tissot, vive em Geneve numa moradia com vista para o lago, tem uma quinta nos arredores com algumas vaquinhas brancas com malhas pretas e possui uma fábrica de chocolates que lhe tem gerado, ao longo dos tempos, bons rendimentos.
No ano passado o meu amigo Fritz, na habitual troca de cartões de boas-festas, tinha mandado um post-scriptum dizendo que andava a investir noutros mercados e perguntando se eu estava a fazer o mesmo.

Há muito tempo que não me lembrava do Fritz mas hoje resolvi telefonar-lhe para saber como iam os investimentos dele.

Está claro que a conversa começou com notícias da sogra que se mantém esplêndida de saúde apesar do Fritz a continuar a presentear, em todas as efemérides e aos fins de semana, com enormes caixas de chocolates que não parecem produzir o mínimo efeito na taxa de colestrol da dita senhora.

Depois muito relutantemente, pois não gosta de falar pelo telefone sobre os trocos que tem espalhados pelo mundo, lá me revelou que continuava tudo na mesma ou seja que tinha mantido todos os investimentos e que não pensava fechar qualquer posição nos tempos mais próximos.
Isto apesar de estar a pensar comprar uma ilha no Pacífico e de querer trocar o avião que ainda é a hélice e que já começa a ter dificuldades em atravessar os Alpes.
Quanto ao nosso PSI o Fritz estava um bocado apreensivo porque achava que o Francisco Louça não daria um bom primeiro-ministro mas ficou mais tranquilo quando lhe revelei que ele seria apenas Ministro dos Desportos.

Ainda falámos dos netos, do sol em Portugal, da neve na Suiça, das vacas da quinta dele, da fábrica de chocolates, do tsunami, etc, etc, e finalmente lá consegui desligar depois de uma troca de respeitosos cumprimentos para as respectivas sogras.
O telefonema custou-me um dinheirão como não podia deixar de ser.

Depois de desligar fui fazer umas continhas.
Tinha alguma curiosidade em saber quanto teria ganho o Fritz desde que, em Outubro de 2002 adivinhando com muita perspicácia o início do Bull Market, espalhou pelo mundo aquele simples milhão de Francos Suiços...

Primeiro que tudo verifiquei o aspecto cambial, que frequentemente corrige de forma muito substancial os resultados de uma Carteira.
Verifiquei que o Real Brasileiro teve um comportamento espectacular e ganhou 56% ao Franco Suiço.
O Euro ganhou 6%, o dollar perdeu 19%, o Yen perdeu 6% e a Libra Inglesa perdeu 3%.

Portanto não admira muito que os 100.000 FS que o meu amigo Fritz investiu no BOVESPA se tenham transformado milagrosamente em 462.606 FS !!!
Asseguraram só por si 72% dos lucros do Fritz.
Com uma performance, transformada em FS, de 4,626 a diferença para os restantes investimentos é tão grande que até tive que alterar a escala do gráfico...
Não me admira que os Brasileiros continuem a dançar o samba e passem o dia na praia.
Com um índice e uma moeda assim também eu passava a vida nas Maldivas.

A grande distância encontrei de seguida os índices europeus e fiquei sem dúvidas que a zona Euro bateu nitidamente os Estados Unidos.
Mas o que achei mais graça foi que, no meio desta crise toda em que dizem que o País está mergulhado, o nosso PSIzinho tenha batido o gigante DAX.
Quem diria...Deve ter a ver com o Euro-2004 ou com a falta de chuva.

O SMI suiço ficou a meio pois eles não são nada de excessos e não gostam de dar nas vistas.
Mesmo assim deu quase 1% ao mês.
O facto de toda a gente perder com as contas na Suiça deve ter a ver com a nota em rodapé.

No fim da tabela apareceu-me, como de costume, o miserável Ouro.
A título de curiosidade, e em Euros, ele apenas variou 0,6% em mais de 2 anos!
E ainda há quem goste de investir nele...

O meu amigo Fritz, neste lapso de tempo, transformou o seu milhão em 1.639.084 FS.
Não foi mau de todo.
Já pode trocar de avião, mas só por um monomotor, mas ainda não pode comprar a ilha no Pacífico.

JAS

*Isto não é qualquer conselho de investimento. Na douta opinião do primo do Fritz, que é banqueiro, só se deve investir o dinheiro dos outros. Ficando com uma fatia grande dos lucros, quando existem, ou cobrando uma comissão de gestão sobre os eventuais prejuízos. Assim nunca se perde nem se correm riscos...
Anexos
FEV 2005- Fritz.png
Índices Convertidos a Francos Suiços
FEV 2005- Fritz.png (38.59 KiB) Visualizado 337 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], bpcolaco, hugob0ss, latbal, niceboy, novato, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 673 visitantes