Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - picasso e intraday :D

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Comentários ao Picasso

por Kore » 6/11/2002 23:14

Learner Escreveu:Parece muito bem este Picasso. :)

Da minha parte, entrei curto em PT na terça, assustei-me hoje de manhã, mas lá continuo.

A única coisa que me faz confusão no teu Picasso é a LTD de CP que ainda não foi quebrada; será que essa linha já existe mesmo? Parece-me (atenção que eu não percebo nada disto) que tem só dois pontos a uni-la; tv faça mais sentido, no muito curto prazo, olhar para uma mais pequenina, que tu tb traçaste, válida apenas para esta última subida, essa sim que une vários pontos, e que já foi quebrada.

Admito que nunca sei muito bem onde traçar as linhas, mas pelo que já li, percebi que era necessário ter pelo menos 3 pontos a uni-las; quando tem só dois será apenas uma suposição de linha em formação.

Grande abraço

e já agora, tb gostaria de ter comentários.

Learner


Viva,

Tenho apenas a acrescentar que é mesmo isso que essa linha é: uma suposição... Para além disso, é capaz de me vir a servir de ponto de "sinalização" para eventual reforço...
Em conclusão: serve apenas para me orientar e nos devaneios da bola de cristal ... :wink:
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

Ao Ulisses e MarcoAntónio: obrigado pelas respostas. (eom)

por Dwer » 6/11/2002 20:18

...
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

Pedido de ajuda quanto à resposta 4

por Learner » 6/11/2002 20:15

Será que não faz sentido a identificação de um suporte/resistência horizontal só com um ponto em alguns casos particulares (ex: um mín/max depois de movimento longo, tipo os 6,15 da PT em Set.2001)?

Claro que só será confirmado depois de lá ir outra vez e reagir.

(agradeço mesmo comentários, pois estava a começar a utilizar este método para identificar alguns suportes/resistências)

Apelo a quem tem + experiência...
:idea:
Abraço

Learner
 
Mensagens: 56
Registado: 5/11/2002 19:15
Localização: Leca do Balio

por MarcoAntonio » 6/11/2002 20:08

Bem, vou responder de acordo com os meus conhecimentos e experiência (logicamente pode existir pessoas com outras opiniões).

- Mínimo de pontos: o número de pontos mínimo é obviamente 2 Pontos... MAS... uma linha com dois pontos é praticamente arbitrário e muito pouco válida. Raramente considero linhas com dois pontos. No entanto, podem existir dados adicionais que revertam à linha uma maior validade apesar de ter apenas dois pontos - por exemplo, paralelismo com uma Média Móvel que esteja no mesmo time-frame. O ideal é pelo menos 3 pontos (o terceiro para confirmação de que de não é uma linha arbitrário) e quantos mais pontos, mais consistente é a linha.

-Em relação aos pontos em si, regra geral eu considero os máximos. Digamos, são os que considero por defeito, no entanto não sou rígido nesse aspecto e creio que é um aspecto que depende um pouco da sensibilidade do analista detectar quais são os pontos que estão a ser importantes. Nuns casos poderão ser os fechos, noutros os máximos/mínimos (às aberturas não costumo dar grande importância).

-Em relação à escala tenho preferência absoluta pela escala logarítmica: em curto-prazo a diferença é negligenciável mas tb não faz mal nenhum (os gráficos ficam praticamente iguais). Em longo-prazo a vantagem está na minha opinião claramente do lado da escala logarítmica (só este ponto desenvolvido dava para um extenso post - curiosamente coloquei uns 2 posts recentemente no siconline, poderei tentar ir lá recuperar os textos e colocar aqui).

-Os parâmetros são semelhantes: mínimos para as de suporte e máximos para as de resistência. Numa tendência de baixa as linhas de resistência são mais importantes(e fiáveis). Numa tendência de alta as de suporte são mais importantes (e fiáveis).

Outros aspectos a ter em conta em minha opinião são os seguintes: espaçamento entre os pontos (dois pontos muito próximos no início de uma tendência ou dois pontos muito afastados podem ser dois exemplos de linhas muito questionáveis do ponto de vista técnico) e a questão da consistência. Por vezes, torna-se mais eficiente ignorar um ou outro máximo se virmos que podemos encontrar uma linha mais consistente se ignorarmos essa situação pontual (o que pode ter uma explicação natural, se por exemplo um título passou por um momento particularmente ou anomulamente especulativo que foge do percurso normal ou da tendência que entretanto se veio a formar).

Espero ter esclarecido algumas das dúvidas,
Abraço.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Ulisses Pereira » 6/11/2002 20:03

Apesar de já ter dado a minha opinião sobre estas questões várias vezes vou repeti-las rapidamente, antes que saia a decisão das taxas.

:arrow: Uma linha apenas tem significado quando tem três pontos de toque. Claro que, muitas vezes, quando ela tem apenas dois pontos de toque desenhamo-la à espera que apareça o terceiro...

:arrow: Esta é a questão mais complicada. Entre os analistas técnicos a discussão nunca terminará quanto a esta matéria. Eu não tenho um critério definido: algumas vezes uso as extremidades das velas (máximos e mínimos) outras vezes os valores de fecho. No fundo, tento desenhar as linhas que me parecem mais consistentes à luz dos meus olhos. Claro que isto introduz um elevado grau de subjectividade, mas acredito que é neste ponto que muitas vezes s faz a diferença entre os diversos analistas técnicos. Eu costumo chamar-lhe o toque de Picasso.

:arrow: Para o curto e médio prazo costumo usar escalas normais mas, para o longo prazo, julgo aconselhável o uso de escalas logarítmicas.

:arrow: Sim.

E faltam 8 minutos para a decisão sobre as taxas...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Traçar linhas: questões

por Dwer » 6/11/2002 20:00

As questões que o Learner levanta são muito pertinentes. Há pouco vi também um post da Pata-Hari em que o uma questão semelhante era levantada.

Questões:

:arrow: qual o mínimo de pontos para traçar uma linha? 2? mais que 2?
:arrow: que pontos são mais importantes (têm mais significado)? máximo, mínimo, abertura, fecho?
:arrow: deve usar-se sempre escala linear ou pode ser levada em conta uma linha traçada num graf. em escala logarítmica?
:arrow: quais são os principais parâmetros para desenhar um suporte / resistência? os mesmos que para uma linha de tendência?

Bom. Penso que para já chega.

Abraços,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 6/11/2002 19:57

Aaaahh, desculpa Kore... é que «postamos» post sobre a PT quase na mesma altura. Depois de ter colocado o meu e voltado ao forum estava tb lá o teu e vi o pedido de comentários... Ora, o meu comentário estava (na altura) dois posts mais abaixo... :)

Desculpa o mal entendido.

Abraço.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Comentários ao Picasso

por Learner » 6/11/2002 19:44

Parece muito bem este Picasso. :)

Da minha parte, entrei curto em PT na terça, assustei-me hoje de manhã, mas lá continuo.

A única coisa que me faz confusão no teu Picasso é a LTD de CP que ainda não foi quebrada; será que essa linha já existe mesmo? Parece-me (atenção que eu não percebo nada disto) que tem só dois pontos a uni-la; tv faça mais sentido, no muito curto prazo, olhar para uma mais pequenina, que tu tb traçaste, válida apenas para esta última subida, essa sim que une vários pontos, e que já foi quebrada.

Admito que nunca sei muito bem onde traçar as linhas, mas pelo que já li, percebi que era necessário ter pelo menos 3 pontos a uni-las; quando tem só dois será apenas uma suposição de linha em formação.

Grande abraço

e já agora, tb gostaria de ter comentários.

Learner
 
Mensagens: 56
Registado: 5/11/2002 19:15
Localização: Leca do Balio

Re: huh?

por Flying Turtle » 6/11/2002 19:21

Kore Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Comentário dois posts mais abaixo... :lol:


Não percebi ... :?


:mrgreen: oh well :)


É conveniente alertar para o facto de que, devido ao sistema de colocação em primeiro lugar dos threads com posts mais recentes, a posição dos threads não é estática - logo o que num momento estava dois tópicos abaixo pode estar mais ou menos, ou mesmo acima, no momento seguinte :wink:

Já anteriormente expliquei a razão para tal solução, não vale a pena repetir, apenas recordo que foi tomada para maior facilidade de utilização por participantes não registados (ou que, estando-o, não tenham feito o logon).

Uma forma de contornar a questão é colocar o link para o thread em causa 8)

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

huh?

por Kore » 6/11/2002 19:15

MarcoAntonio Escreveu:Comentário dois posts mais abaixo... :lol:


Não percebi ... :?


:mrgreen: oh well :)
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

por MarcoAntonio » 6/11/2002 17:50

Comentário dois posts mais abaixo... :lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Comentários :)

por Kore » 6/11/2002 17:45

Já agora, agradeço comentários ao meu picasso :lol:

Que saudades do Verão 8)
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

PTC - picasso e intraday :D

por Kore » 6/11/2002 17:44

Viva,

Fica aqui o meu picasso bem como o intraday da PTC de hoje :)

Vamos lá a ver se os meus puts se continuam a safar :twisted:

:wink:

Só falta o homem do FED ajudar :mrgreen:
Anexos
ptc-20021106.gif
PTC - picasso curto prazo
ptc-20021106.gif (23.28 KiB) Visualizado 5362 vezes
ptc-20021106-intraday.gif
PTC intraday
ptc-20021106-intraday.gif (10.51 KiB) Visualizado 5357 vezes
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot] e 236 visitantes