Página 1 de 1

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:36
por MarcoAntonio
Anonymous Escreveu:Marco

Obrigado pela resposta e pelo link.

Com a pergunta que lhe fiz não pretendi provocá-lo mas sim aprender com alguém que sabe mais do que eu.


Sim, eu percebi isso.

Anonymous Escreveu:Aproveito a oportunidade para colocar outra questão. Esta estratégia resulta claramente num bull market (situação actual). E num bear market, qual a estratégia? Shortar ou assitir da plateia? Como sei que só investe no mercado nacional qual a estratégia que recomenda? Melhor, como sobreviveu ao bear market de 2000?


A estratégia funciona também em bear market, com recurso a derivados (por exemplo, warrants put claramente in-the-money).

É possível, recorrendo a derivados, não correr demasiados riscos, desde que se tenha cuidado a escolher os derivados.

Além disso, mantenho sempre posições longas em acções (por diversas razões). E há sempre títulos com correlação negativa com o mercado em geral, mesmo em Portugal. A Brisa, por exemplo, que foi a raínha do Bear Market por cá!

Obviamente que para um trader conservador, num Bear Market é um pouco mais difícil atingir determinados objectivos.

Não é impossível... nem os Bear Market duram para sempre.

E digo mais... os períodos que mais me incomodam (em termos de trading, entenda-se) não é o Bear Market nem pouco mais ou menos!... São os períodos de lateralização ou indefinição, esses sim são maus períodos para position trading.

Se precisar de passar um ano sem fazer practicamente nada, passo. E se fechar o ano a zero ou perto disso, também não há drama. Eu (como qualquer trader conservador) procuro resultados no (muito) longo-prazo.

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:30
por Visitante
Amigo Luis Lobs

Para mim Luis Lobs e Visitante é exactamente a mesma coisa. Neste forum poderá existir um circuito fechado de membros que se conhecem pessoalmente mas a maior parte (onde me incluo) não conhece ninguém. Portanto se eu não sei quem é o Luis Lobs para que quer saber quem é o visitante?

De bolsa não percebo muito. Mas de português percebo qualquer coisa. Não se escreve "teem" mas sim "têm".

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:23
por Visitante
Marco

Obrigado pela resposta e pelo link.

Com a pergunta que lhe fiz não pretendi provocá-lo mas sim aprender com alguém que sabe mais do que eu.

Aproveito a oportunidade para colocar outra questão. Esta estratégia resulta claramente num bull market (situação actual). E num bear market, qual a estratégia? Shortar ou assitir da plateia? Como sei que só investe no mercado nacional qual a estratégia que recomenda? Melhor, como sobreviveu ao bear market de 2000?

ok

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:19
por luis lobs
Finalmente disseste algo de jeito, realmente como te das ao trabalho de te expor por comentarios de pessoas cobardes q nei sequer teem coragem de se identificar.

mostra la esses comentarios.

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:09
por MarcoAntonio
Eu respondi a esta questão (e optei intencionalmente por colocar num topico novo) porque creio que a questão era genuina e não com segundas intenções.

O meu objectivo também é que a atenção se centre em questões mais interessantes.

Por falar nisso... vou tratar dos gráficos actualizados.
:lol:

...

MensagemEnviado: 14/2/2005 16:06
por Negocios Mendes
Caro MA,

tenho visto uma série de posts teus justificando como por obrigacao uma série de actos que penso que a cada um diz respeito.
Sinceramente nao percebo porque dás ouvidos/olhos ao que os outros dizem.
Se aquilo que fazes é aquilo que achas correcto, nao tens nenhuma razao para explicares-te... nem acredito que 99% das pessoas te cobrem isso.
Como diz o ditado: "os cães ladram e a caravana passa".

Cumprimentos,
Alex Tomás

Visitante,

MensagemEnviado: 14/2/2005 15:55
por MarcoAntonio
Acerca da sua questão, eu disse que não ía comentar os trades e não vou fazê-lo.

Mas a questão que coloca é pertinente (muito embora eu já tenha falado dela diversas vezes).

Sempre frizei que era um trader conservador, que realizava poucos trades por ano e que me centrava essencialmente no médio-prazo.

Pergunta como é que eu consigo estar todos os dias a olhar para o mercado e adoptar tal postura. É uma questão de treino, experiência e auto-controlo.

Há muito que aprendi a resistir à tentação de realizar mais trades do que os que preciso de realizar para atingir os objectivos a que me proponho. Negociar mais não é sinónimo de negociar melhor. Negociar mais acarreta desvantagens significativas também pelo que a maior parte das vezes acaba mesmo por significar negociar pior.

Tenho artigos escritos sobre isso e é um ponto que sublinho diversas vezes.

Como é que consigo? Treinei-me e compenetrei-me que era assim que devía actuar...

A maior arma do investidor é que em última instância é ele que decide o que faz: só negoceia quando quer e como quer e só corre os riscos que se dispõe a correr. Agora, é preciso saber ou aprender a usar essa arma (a que podemos chamar, auto-controlo).

No artigo 30% ao mês não obrigado... poderá perceber os porquê da minha opinião.