Anonymous Escreveu:Marco
Obrigado pela resposta e pelo link.
Com a pergunta que lhe fiz não pretendi provocá-lo mas sim aprender com alguém que sabe mais do que eu.
Sim, eu percebi isso.
Anonymous Escreveu:Aproveito a oportunidade para colocar outra questão. Esta estratégia resulta claramente num bull market (situação actual). E num bear market, qual a estratégia? Shortar ou assitir da plateia? Como sei que só investe no mercado nacional qual a estratégia que recomenda? Melhor, como sobreviveu ao bear market de 2000?
A estratégia funciona também em bear market, com recurso a derivados (por exemplo, warrants put claramente in-the-money).
É possível, recorrendo a derivados, não correr demasiados riscos, desde que se tenha cuidado a escolher os derivados.
Além disso, mantenho sempre posições longas em acções (por diversas razões). E há sempre títulos com correlação negativa com o mercado em geral, mesmo em Portugal. A Brisa, por exemplo, que foi a raínha do Bear Market por cá!
Obviamente que para um trader conservador, num Bear Market é um pouco mais difícil atingir determinados objectivos.
Não é impossível... nem os Bear Market duram para sempre.
E digo mais... os períodos que mais me incomodam (em termos de trading, entenda-se) não é o Bear Market nem pouco mais ou menos!... São os períodos de lateralização ou indefinição, esses sim são maus períodos para position trading.
Se precisar de passar um ano sem fazer practicamente nada, passo. E se fechar o ano a zero ou perto disso, também não há drama. Eu (como qualquer trader conservador) procuro resultados no (muito) longo-prazo.