A questão não deve ser tratada como uma questão geométrica (do gráfico) dado que o calculo geometrico está dependente do tipo de escala utilizada:
Se a escala é linear, o calculo geometrico resulta num calculo com base nas variações absolutas.
Se a escala é logarítmica, o calculo geometrico resulta num calculo com base nas variações relativas.
No que toca a esta matéria sigo aquilo que vem no Murphy. E segundo ele as projecções devem ser feitas por medição das distâncias no gráfico. É uma questão puramente geométrica.
Não sei se conhecem a teoria do 'Reversal Date Indicator' de John Crane, baseada no princípio da acção/reacção. Ora esta teoria mais uma vez assenta numa projecção de preços puramente geométrica, o que reforça o que foi dito no primeiro parágrafo.
Já agora, como presente, deixo para os que desconhecem esta teoria o 'link' para um artigo onde ela é explicada. John Crane é autor do livro 'Advanced Swing Trading'.
Para quem estiver interessado, fica desde já o meu convite para discutir aqui este artigo/método. Nomeadamente a sua aplicabilidade a títulos do nosso mercado.