Noticias de 10 de Fevereiro de 2005
EUA encerram no verde com bons dados económicos
10-2-2005 20:53
As bolsas norte-americanas fecharam em terreno positivo, depois de terem sido divulgados os relatórios governamentais sobre os novos pedidos de subsídio de desemprego, os quais recuaram inesperadamente para o nível mais baixo de quatro anos e sobre o défice comercial que se desceu, enquanto as exportações bateram um valor recorde.
As acções da Sara Lee Corp. cresceram 4,14 por cento, depois da companhia ter substituído o seu chefe executivo e ter dito que pretende vender o seu negócio de vestuário.
Os pedidos de subsídio de desemprego recuaram inesperadamente para os 303,000, o nível mais baixo desde Outubro de 2000, anunciou o Departamento do Trabalho.
Outro relatório revelou que o défice comercial desceu 4,9 por cento para os 56,4 mil milhões no mês passado face ao valor recorde de 59,3 mil milhões de Novembro, à medida que o preço do petróleo importado caiu e as exportações excederam os 100 mil milhões de dólares pela primeira vez, informou o Departamento do Comércio.
O Tesouro anunciou que o orçamento federal obteve um excedente de 8,7 mil milhões de dólares, comparado com os 12 mil milhões que estavam, estimados pelos analistas.
A Aetna progrediu 0,44 por cento. A companhia disse que o seu lucro por acção foi de 1,82 dólares no trimestre passado, excluindo alguns itens.
O Dow Jones fechou a ganhar 0,80 por cento e o Nasdaq a subir 0,03 por cento.
BolsaPt.com
Banca impulsiona Europa
10-2-2005 17:54
As praças europeias encerraram o dia em terreno positivo, impulsionadas pela subida dos títulos da banca, após o Société Générale ter renovado o optimismo sobre o crescimento dos lucros do sector. Destaque para o índice de londrino, que fechou nos 5000 pontos, o valor mais elevado desde 31 de Maio de 2002.
Mediante os analistas, as receitas das instituições de crédito "não são apenas boas, mas também melhores do que o esperado", o que está a gerar um sentimento positivo em relação aos títulos financeiros.
Assim, os papeis do Société Générale, do ABN Amro e do Royal Bank of Scotland lideraram as subidas.
Os índices fecharam no verde com excepção para o Dax que perdeu 0,26 por cento. Assim, o CAC avançou 0,02 por cento; o FTSE subiu 0,19 por cento; o MIB cresceu 0,09 por cento; e o Ibex ficou inalterado nos 9451,20 pontos.
BolsaPt.com
PSI-20 fecha no vermelho
10-2-2005 16:45
O índice de referência nacional fechou em terreno negativo, num dia de fraca liquidez, com a PT e várias empresas a desvalorizarem mais de 1%.
O PSI-20 fechou a oerder 0,23% para os 8.051,15 pontos, num dia misto para a Europa.
Os «pesos-pesados» terminaram a sessão em direcções opostas. A EDP fechou com o mesmo valor do fecho de ontem nos 2,29 euros.
A PT desceu 1,24% para os 9,53 euros, corrigindo os máximos conseguidos no início da semana. Os analistas referiram que a possibilidade da Vivo – operadora de telecomunicações móveis no Brasil que é controlada pela PT e pela Telefónica – ser cotada em bolsa é positiva para a Portugal Telecom.
O BCP valorizou 0,47% para os 2,12 euros. A liderar as quedas esteve a Impresa que perdeu 2,49% para os 5,88 euros.
A ParaRede terminou a cair 2,44% para os 0,40 euros. A CMVM contactou, na sexta-feira, a Euronext Lisboa, dando-lhe conta de que, a seu pedido, a Pararede iria divulgar um comunicado a esclarecer notícias publicadas nessa manhã, noticiou o jornal «Público». Segundo fontes do mercado, aparentemente, essas notícias foram o factor que determinou uma subida de mais de sete por cento dos títulos da sociedade, logo após a abertura da sessão. A suspensão das acções da Pararede acabou por não acontecer.
A Gescartão fechou a cair 1,36% para os 10,86 euros, depois do director financeiro da papeleira ter anunciado que a empresa deverá apresentar um lucro de 2004 abaixo dos 14,1 milhões de euros registados em 2002, face aos 17,9 milhões registados em 2003.
Nos ganhos o destaque vai para a Semapa que valorizou 1,07% para os 4,73 euros.
Dos vinte títulos que compõem o PSI-20, três subiram de cotação, 13 desceram e quatro fecharam inalterados.
BolsaPt.com
Primavera Software avança 27% em 2004
10-2-2005 20:25
A Primavera Software subiu 27 por cento, em 2004, para os seis milhões de euros, superando as estimativas da empresa devido aos novos investimentos e à aposta em médias e grandes empresas e no Estado.
No ano passado, o «cash-flow» da empresa de tecnologias foi de 1,6 milhões de euros, com o índice de rentabilidade de 26 por cento. A autonomia financeira passou de 55 por cento em 2003, para 66 por cento em 2004, revelou a empresa em comunicado.
Jorge Batista, administrador da Primavera considera que «o crescimento registado em 2004, que superou as nossas melhores expectativas, deriva essencialmente de dois factores: da retoma do investimento em tecnologias de informação por parte das empresas e da consolidação da aposta estratégica da empresa junto das médias/grandes empresas e organismos públicos».
«Para 2005, a empresa espera conseguir um crescimento de 10 por cento relativamente a 2004. A melhoria esperada das condições económicas e o desenvolvimento de um vasto conjunto de projectos, alguns deles abaixo realçados, justificam esta previsão», coclui.
BolsaPt.com
Gescartão baixa lucros em 2004
10-2-2005 19:57
A Gescartão obteve um lucro líquido relativo ao exercício de 2004 abaixo do registado nos dois exercícios anteriores, referiu hoje a empresa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"A recuperação dos preços de venda do papel kraftliner (...) iniciada no final do primeiro trimestre de 2004 tem permitido uma melhoria dos resultados trimestrais do grupo, sendo no entanto insuficiente para que, em 2004, sejam alcançados os níveis de resultados anuais registados nos dois exercícios anteriores", explica o documento.
A Gescartão lucrou 14,1 e 17,9 milhões de euros em 2002 e 2003, respectivamente e no ano passado não passou dos 6,4 milhões de euros, no terceiro trimestre, uma descida de 42,3 por cento face aos 11,1 milhões de euros verificados no período homólogo, cuja tendência deverá manter-se em termos anuais.
BolsaPt.com
BES está interessado na compra do Safei
10-2-2005 19:37
O BES está a considerar a hipótese de aquisição do Grupo Safei, filial do grupo bancário italiano Capitalia, disse à Agência EFE o presidente do banco português em Espanha, José Manuel Espírito Santo. O diário «Expansión» noticiou esta semana que o BES já entregou uma proposta vinculativa para a compra desta sociedade financeira.
O Espírito Santo justificou o interesse no grupo Safei com o facto do BES não ter possibilidade de crescer organicamente em Espanha, pelo que tem que o fazer através de aquisições.
«Estudamos a hipóteses de comprar essa entidade, Grupo Safei, que faz o mesmo que o BES em Espanha, banca privada», disse a mesma fonte.
BolsaPt.com
Agricultores do Baixo Alentejo consideram apoios do Governo insuficientes
10-2-2005 18:43
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) considerou hoje "insuficientes" os 25 milhões de euros disponibilizados pelo Governo aos produtores pecuários afectados pela seca e pela febre catarral, classificando-os de "mera propaganda eleitoral".
Manuel Castro e Brito, presidente da FAABA, garantiu, à agência Lusa, que o "pacote" de ajudas que o Ministério da Agricultura começou hoje a distribuir aos produtores é "manifestamente insuficiente", sobretudo atendendo à "seca extrema que afecta o Baixo Alentejo".
"Desses 25 milhões de euros, só uns 10 a 15 milhões é que são para ajudas directas para a alimentação dos animais, devido à seca e o restante é para a campanha de vacinação da febre catarral (ou Língua Azul). Ora, os agricultores não podem estar contentes", afirmou.
BolsaPt.com
10-2-2005 18:43
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) considerou hoje "insuficientes" os 25 milhões de euros disponibilizados pelo Governo aos produtores pecuários afectados pela seca e pela febre catarral, classificando-os de "mera propaganda eleitoral".
Manuel Castro e Brito, presidente da FAABA, garantiu, à agência Lusa, que o "pacote" de ajudas que o Ministério da Agricultura começou hoje a distribuir aos produtores é "manifestamente insuficiente", sobretudo atendendo à "seca extrema que afecta o Baixo Alentejo".
"Desses 25 milhões de euros, só uns 10 a 15 milhões é que são para ajudas directas para a alimentação dos animais, devido à seca e o restante é para a campanha de vacinação da febre catarral (ou Língua Azul). Ora, os agricultores não podem estar contentes", afirmou.
BolsaPt.com
PT pratica preços inferiores à media europeia
10-2-2005 18:15
Os preços praticados pela Portugal Telecom nos serviços fixos são inferiores em 10,8 por cento à media europeias, indicou um estudo do observatório inglês para telecomunicações, Teligen.
As empresas portuguesas pagam em média 20,2 euros por mês, enquanto a média europeia é de 22,39 euros, de acordo com o estudo, que usa como base os perfis de consumo médio dos clientes empresariais da PT Comunicações (PTC) referentes a Dezembro de 2004.
Os empresários pagam 13,9 euros em prestações fixas - instalação (depreciada em cinco anos) e assinatura mensal - e 6,3 euros de tráfego.
BolsaPt.com
Governo atribui este ano mais de 360 mil euros a associações
10-2-2005 16:17
O Governo vai atribuir este ano às associações de imigrantes mais de 360 mil euros para projectos de integração e de apoio à juventude, informou fonte do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.
O coordenador do Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes (GATAI) do ACIME, Bernardo Sousa, adiantou à Agência Lusa que 20 associações de imigrantes vão receber este ano um total de 363 294 euros.
De acordo com o mesmo responsável, as ajudas financeiras que cada associação vai receber destinam-se a projectos relacionados com a integração e informação dos imigrantes, apoio à juventude e à educação.
BolsaPt.com
EUA: Orçamento federal com excedente de 8,7 mil milhões em Janeiro
10-2-2005 19:23
O orçamento federal para Janeiro obteve um excedente de 8,7 mil milhões de dólares, anunciou o Departamento do Tesouro norte-americano.
As receitas subiram 9,2 por cento a nível anual para 202,2 mil milhões de dólares, enquanto as despesas cresceram 3,8 por cento para 193,6 mil milhões.
Na semana passada o “Congressional Budget Office” estimou um excedente em Janeiro de cerca de 12 mil milhões de dólares. Até ao momento, o governo obteve um défice de 109,2 mil milhões, cerca de 22 mil milhões a menos do que no ano passado pela mesma altura, revelou a mesma fonte.
BolsaPt.com
Avaliação do PEC adiada para evitar aproveitamento político
10-2-2005 17:41
A Comissão Europeia resolveu adiar para depois das eleições de 20 de Fevereiro a avaliação do Programa de Estabilidade português actualizado para evitar um aproveitamento político do relatório que deveria ser divulgado quarta-feira, em Bruxelas.
A porta-voz comunitária Amélia Torres referiu à agência Lusa que o comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia, não quer que haja "aproveitamento político do parecer" de Bruxelas", independentemente do seu resultado.
De acordo com fonte comunitária, a nova avaliação poderá ser feita apenas na Páscoa, para que o novo governo português possa actualizar o quadro orçamental inicial.
A mesma fonte assegurou que não é a primeira vez que o processo de análise de um Programa de Estabilidade é perturbado por causa da queda de governos e eleições antecipadas.
BolsaPt.com
Joaquín Almunia esperançoso que procura interna dispare
10-2-2005 17:21
O comissário para os Assuntos Económicos da União Europeia disse hoje que a Alemanha não conseguirá recuperar a sua economia só com base na procura externa, exprimindo o seu desejo de ver a procura interna a expandir na Alemanha.
Almunia mostrou-se portanto agradado com as reformas que o Governo germânico anunciou, as quais pretendem recuperar a maior economia europeia.
BolsaPt.com
Lucros da GlaxoSmithKline aumentam 21% com corte de custos
10-2-2005 15:53
A GlaxoSmithKline divulgou que os seus lucros aumentaram 21 por cento no quarto trimestre, com a empresa a beneficiar do programa de corte de custos implementado.
Os resultados líquidos ascenderam a 961 milhões de libras, enquanto as receitas desceram menos de 1 por cento para 5,33 mil milhões de libras.
Depois de os resultados líquidos terem descido durante quatro trimestres consecutivos, a Glaxo implementou um programa de corte de custos, sobretudo administrativos, que ajudaram à recuperação dos resultados no último trimestre, mesmo num contexto de descida de receitas.
BolsaPt.com
BCE revê em baixa estimativas para 2005 e 2006
10-2-2005 15:11
O Banco Central Europeu (BCE) informou hoje ter revisto em baixa as suas estimativas de crescimento para a economia da Zona Euro para 2005 e 2006.
No seu boletim mensal, o BCE prevê uma progressão da economia de 1,8 por cento em 2005, face à estimativa anterior de 2 por cento, e de 2,1 por cento para 2006, comparados com os 2,2 por cento previstos anteriormente.
Relativamente à inflação, a autoridade monetária europeia manteve em 1,9 por cento o crescimento para 2005 e diminuiu uma décima o aumento para 2006, passando de 1,9 por cento para 1,8 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Balança Comercial reduz 4,9% em Dezembro
10-2-2005 13:55
A balança comercial norte-americana reduziu 4,9% para os 56,4 mil milhões de dólares em Dezembro, revelou o Departamento do Comércio.
A redução do défice comercial está em linha com as estimativas dos economistas da Wall Street, que esperavam um défice de 56,9 mil milhões de dólares.
As exportações subiram mais depressa do que as importações. Durante 2004 , os Estados Unidos estabeleceram um recorde no défice comercial de 617,7 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
EUA: Novos pedidos de subsídio de desemprego caem para mínimo de quatro anos
10-2-2005 13:45
O número de novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos desceu na semana passada para o valor mais baixo de quatro anos, anunciou o Departamento do trabalho.
Foram pedidos 303 mil subsídios de desemprego na semana passada, menos 13 mil que na semana anterior, quando os analistas projectavam uma subida para 325 mil.
A média de quatro semanas, que é menos volátil, desceu para 315 mil, o que equivale ao valor mais baixo desde 2000.
A melhoria da actividade económica nos Estados Unidos e as boas perspectivas para este ano estão a levar mais empresas a criar novos postos de trabalho.
BolsaPt.com
Lucro do Societé Générale sobe 25,4%
10-2-2005 13:15
O resultado líquido do quinto maior grupo bancário europeu atingiu os 3,1 mil milhões de euros no ano passado, mais 25,4% do que em 2003.
Em 2004 os resultados de exploração ascenderam a 4,9 mil milhões de euros, uma subida de 27,7% face ao ano anterior.
O produto líquido bancário da instituição registou um acréscimo de 5% no ano passado para os 16,4 mil milhões de euros.
O Société Générale anunciou ainda que o seu dividendo proposto para 2004 será de 3,30 euros por acção, o que corresponde a mais 32% relativamente ao ano precedente.
BolsaPt.com
Lucro do Barclays cresce 20% e atinge recorde
10-2-2005 13:0
A instituição financeira britânica obteve um lucro anual recorde de 4,97 mil milhões de euros em 2004, superior em 20 por cento ao de 2003. O resultado antes de impostos cresceu também 20 por cento no ano passado face a 2003, para 6,9 mil milhões de euros.
Os analistas não se manifestaram surpreendidos com os resultados líquidos alcançados em 2004, que se deveram a um forte crescimento nos negócios na área da banca de investimentos, através do Barclays Capital.
As receitas do Barclays Capital subiram 25 por cento no ano passado, para 1,6 mil milhões de euros.
BolsaPt.com
Unilever abandona modelo de gestão de 75 anos e regista prejuízos
10-2-2005 12:45
A Unilever vai deixar de ter dois presidentes, abandonando o modelo de gestão que a empresa utilizou nos últimos 75 anos. A terceira maior companhia alimentar do mundo registou prejuízos no quarto trimestre, pela primeira vez desde 2000.
Antony Burgmans, que liderava a gestão da Unilever com Patrick Cescau, vai deixar de ter funções executivas, com este último a assumir o cargo de CEO. O modelo de gestão da empresa anglo-holandesa era bipresidencial há 75 anos.
«Esperamos que a nova estrutura nos ajude a ‘ganhar’ os próximos anos», disse Cescau, afirmando que «não vamos mudar o mundo em 2005, mas vamos fazer bons progressos». Os analistas e investidores já tinham «pedido» à empresa para abandonar o modelo de gestão, depois de a empresa em Setembro ter revisto em baixa a sua previsão de resultados, pela primeira vez na sua história.
No quarto trimestre a empresa registou prejuízos de 255 milhões de euros, contra lucros de 730 milhões de euros um ano antes. A empresa cortou as suas previsões de receitas, antevendo agora uma subida entre 2 e 4% nas vendas anuais até 2010.
BolsaPt.com
Portugal contrata cinco bancos para a primeira emissão de dívida a 15 anos
10-2-2005 15:27
Portugal contratou cinco bancos para gerir a operação de venda de obrigações do tesouro, a 15 anos, a maturidade mais longa alguma vez emitida pela República. A dívida será colocada na próxima semana, numa altura em que as obrigações a 10 anos fixavam máximos históricos, aumentando o peso de Portugal nos índices do euro.
De acordo com o IGCP, «a República Portuguesa, com "rating" de Aa2/AA, mandatou os bancos BES, BNP Paribas, Calyon, Deutsche bank e Morgan Stanley para liderarem o sindicato de uma nova OT a 15 anos, cujo lançamento ocorrerá em breve, dependendo das condições de mercado».
Uma fonte bancária, em declarações à agência Bloomberg, avança que a colocação deverá acontecer na próxima semana. Esta emissão, a 15 anos, já tinha sido admitida por Franquelim Alves, presidente do IGCP, aquando da apresentação do programa de dívida para 2005.
BolsaPt.com
Indesit quer despedir metade dos trabalhadores em Setúbal
10-2-2005 12:30
Os trabalhadores da Indesit Corporation (antiga Merloni) manifestaram-se esta manhã em frente às instalações da fábrica, em Setúbal, contra o despedimento colectivo de 98 trabalhadores, anunciado pela administração no início do mês.
Se o processo for avante vão sobrar 40 funcionários na unidade de produção e 52 no departamento comercial. Actualmente a fábrica tem cerca de 200 trabalhadores.
Segundo o Jornal de Negócios, de acordo com Manuel Bravo, membro da Comissão de trabalhadores, em 2004 foram despedidos 200 funcionários através de rescisões de contrato por mútuo acordo. Mas o número não foi suficiente para a administração em Itália e por isso a empresa decidiu avançar para o despedimento colectivo.
Actualmente a fábrica portuguesa só produz arcas congeladoras horizontais, um electrodoméstico que «as outras companhias concorrentes já deixaram de fazer porque são obsoletos», diz Manuel Bravo. Por isso, acredita que esta é uma estratégia para fechar a fábrica.
BolsaPt.com
Wall Street deve abrir no verde
10-2-2005 13:25
As bolsas norte-americanas devem abrir em alta ligeira, com as notícias de uma possível fusão no sector das telecomunicações, depois de uma descida das tecnológicas.
O Wall Street Journal noticiou que a Verizon Communications fez uma oferta informal de aquisição em dinheiro e acções pela MCI.
A seguradora Aetna registou lucros melhor do que o esperado no quarto trimestre e subiu as suas previsões para este ano.
A Wall Street está espera da divulgação de dois importantes indicadores económicos hoje às 13h30 de Lisboa: a balança comercial e os pedidos iniciais de subsídio de desemprego.
BolsaPt.com
INE: Crescimento no custo trabalho abranda para 1,7%
10-2-2005 11:45
O Índice de Custo do Trabalho (ICT), excluindo a Administração Pública, cresceu 1,7% entre 2004, menos 1,3 pontos percentuais do que a subida verificada em 2003, revelou o INE, acrescentando que no quarto trimestre do ano passado a variação homóloga foi de 4,6%.
O ano de 2004 no mercado de trabalho em Portugal foi marcado pela subida do desemprego, facto que terá explicado o abrandamento no custo do trabalho.
Segundo a mesma fonte, no quarto trimestre de 2004 verificou-se um crescimento dos custos do trabalho na generalidade das actividades económicas observadas, tendo sido mais acentuado nas actividades «Alojamento e restauração» (cresceu 9,6%), «Electricidade, gás e água» (avançou 8,4%) e «Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas» (aumentou 8,2%).
«A taxa de variação anual nestas actividades superou igualmente o acréscimo de custos observado no ano anterior», explica o INE.
A mesma fonte acrescenta que as actividades «Educação» (subiram 7,9%), as «Actividades financeiras» (cresceram 5,1%), as «Indústrias transformadoras» (avançaram 4,9%) e a «Construção» (aumentou 4,7%) apresentaram igualmente, no período em análise, acréscimos dos custos do trabalho «superiores» aos observados no mesmo período de 2003.
BolsaPt.com
Galp aumenta gasolina pela quarta vez em menos de um mês
10-2-2005 11:30
A Galp Energia aumentou o preço da gasolina sem chumbo 95 e de 98 octanas em 0,5 cêntimos, mantendo o preço do gasóleo inalterado. Esta é a quarta subida consecutiva em menos de um mês que a empresa efectua na gasolina e o combustível está cinco cêntimos mais caro do que dia 13 de Janeiro.
A Galp recomenda a partir de hoje o preço de 1,049 euros por litro de gasolina 95, o que compara com os 1,044 euros praticados desde 3 de Fevereiro. A gasolina de 98 octanas vale agora 1,114 euros por litro, contra 1,109 euros por litro de antes, sofrendo também um aumento de 0,5 cêntimos.
O custo do gasóleo manteve-se inalterado nos 0,829 euros.
Este é o segundo aumento no preço da gasolina que a petrolífera efectua este mês em que o preço do «brent» já desvalorizou 2,5%. O preço da gasolina 95 já aumentou cinco cêntimos desde dia 13 de Janeiro altura em que a mesma custava 0,999 euros por litro.
BolsaPt.com
INE: Encomendas à indústria caem 6,1% no quarto trimestre
10-2-2005 11:20
As novas encomendas recebidas pelas empresas industriais portuguesas diminuíram 6,1% no quarto trimestre de 2004, face ao período homólogo, em resultado da quebra observada tanto nos mercados interno como no externo, revelou o INE.
Segundo a mesma fonte, esta descida «é resultado do comportamento negativo verificado em ambos os mercados, embora com movimentos distintos.
Enquanto no mercado interno registou-se uma redução da intensidade da quebra, que passou de 9,4% para 6,9%, no mercado externo a redução agravou-se de 3,8% para 4,9%».
Nos Grandes Agrupamentos Industriais, o de «Bens de Consumo Total» apresentou a variação homóloga mais intensa (caiu 22,4%), contribuindo com 7,2 pontos percentuais negativos para o índice geral, explica o INE.
BolsaPt.com