Caldeirão da Bolsa

Euronext apresenta proposta para aquisição da Bolsa de Londr

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Euronext apresenta proposta para aquisição da Bolsa de Londr

por Visitante » 9/2/2005 11:38

Euronext apresenta proposta para aquisição da Bolsa de Londres

09/02/2005 10:26 cn

Euronext apresenta proposta para aquisição da Bolsa de Londres
A Euronext NV apresentou hoje as suas propostas para a aquisição da London Stcok Exchange (LSE), avançando com várias medidas, como a redução de custos dos clientes da bolsa de Londres e fazer cotar as acções da empresa que resultar da fusão também na praça londrina. A gestora bolsista apresentou a proposta mas a importância do negócio não foi desvendada.

A Euronext, que detém as bolsas de Paris, Lisboa, Amesterdão e Bruxelas vai reduzir as comissões em 10% nas transacções accionistas electrónicas no Reino Unido, anunciou a empresa hoje.

A provável fusão entre as duas bolsas vai originar uma cotação dupla da companhia, que passará a cotar em Londres e em Paris. A Euronext não divulgou o valor que está disposta a pagar pela praça de Londres.

«A Euronext é um parceiro natural para a LSE» afirmou o presidente executivo da Euronext, Jean-Francois Theodore em conferência de imprensa.

Segundo as estimativas da Euronext, a fusão dará origem a 203 milhões de euros de poupança de custos e ao aumento das receitas pelo terceiro ano. A sua proposta surge cerca de suas semanas depois da Deutsche Boerse, dona da bolsa de Frankfurt, também ter apresentado uma oferta.

A LSE recusou a 27 de Janeiro a oferta da Deutsche Boerse no valor de 530 pences por acção. A praça alemã também anunciou corte de comissões para os clientes da LSE em cerca de 10% a partir de 2006.

A aquisição da LSE vai dar à Euronext, ou à Deutsche Boerse, o controlo do mercado onde estão cotadas as empresas europeias mais valiosas, como é o caso da BP e do HSBC. Tanto a Euronext como a Deutsche Boerse estão a tentar impulsionar as receitas através de expansão numa altura em que os corretores pressionam para a redução de comissões.

Segundo noticiou o jornal britânico «Sunday Times» no final de Janeiro, a Euronext prevê angariar 1,4 mil milhões de libras (1,98 mil milhões de euros) no mercado da dívida, para financiar uma proposta de compra sobre a LSE.

Os responsáveis da União Europeia já afirmaram que a operação de compra da London Stock Exchange terá de ser analisada pelo departamento de concorrência dos «25» devido ao impacto que poderá ter na negociação bolsista europeia.

As acções da LSE subiam 0,53% para os 568 pences.

...
Visitante
 

Quem está ligado: