Visitante Escreveu:Mas se a Reditus vendeu, alguém as teve que comprar, e quem o fez não é pequeno.
Não necessáriamente

Pode ter havido centenas (ou mais) de compradores para a venda das 5.850.000 acções. O que está aqui a induzir um erro de raciocínio é o facto de estarem a pressupor que as 5.850.000 acções listadas correspondem ao lado comprador! Ora acontece que o que é listado é o lado da transacção com maior volume, que tanto pode ser o comprador, como o vendedor.
Assumindo que todos aceitam que por ex., uma ordem de venda de 50000 PADs pode corresponder a duas ordens de compra de 25000, como se listaria a transacção :
a) 50000 ?
b) 25000 ?
25000
Se fosse listado a, b diria que a sua transacção não consta e vice-versa. Se fossem listadas ambas, o volume ficaria duplicado ! Ora por uma questão de optimização é listado o lado que corresponde ao maior volume, sem se saber se era o lado vendedor ou comprador !
Em geral, tendem a constar da lista as ordens "ao melhor" e/ou as de maior volume.
Conclusão : Pressupondo que alguém vendeu 5.850.000 PADs, não é liquido que UM só comprador as tenha adquirido, antes pelo contrário !
Agora já podemos especular mais claramente ...
Se a RED vendeu:
- será que acha que já não vão valorizar mais ?
- será que estão a precisar de fazer liquidez ?
- as comadres estão a zangar-se ?
- será que vai começar a comprar acções próprias para manter/subir a cotação para tornar uma OPA da RED +difícil ?
- será que está a vender no máximo para recomprar +abaixo e assim aumentar a % na PAD ?
- será que está a fazer um favor à PAD para arrefecer os animos ? Não interessa à PAD que a acção tenha grandes cavalgadas especulativas, como antigamente, pois os novos tempos de recuperação e credibilidade/estabilidade assim o exigem. O futuro é claramente o de menos volatilidade; pagamento de dividendos; etc. Na actual situação de elevada especulação/volatilidade, o valor da empresa é algo que em grande medida escapa ao control da administração, o que não é muito conveniente...
Uma coisa parece certa, as grandes subidas fulgurantes, seguidas das correspondentes correcções brutais, seram cada vez mais situações do passado.
A PAD está a mudar de paradigma. O que ontem era verdade para a PAD, pode já não se aplicar hoje

Esqueça tudo o que julga saber acerca da PAD
