Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

- - - - " Sistemas de Trading " - - - -

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tótó

por cctrader » 9/2/2005 10:40

Agora que fala no Momentum Trader – Tótó, devo dizer que cheguei a conhece-lo, estive mesmo em casa em dele em Espanha, durante uma semana, onde tive o prazer de o ver a negociar. É verdade que ele vivia dos rendimentos do mercado, nomeadamente da negociação de sistemas de trading em Futuros. O trading baseado nas supostas astrologias, ganns, etc... não eram utilizados na negociação por parte dele, isto porque ele tinha conhecimento que apesar de ser um assunto fascinante, era quase impossível de ser negociado.

O “Tótó” (muito amigo de Mark Douglas) adorava a componente de psicologia de mercados, e encontrava nos fóruns uma forma de estudar o comportamento do investidor, e por isso mesmo, tornava-se agressivo e provocava todos os intervenientes de forma a poder estudar as reacções de cada um.

Era uma das raras pessoas que tive o prazer de conhecer que vivia dos rendimentos do mercado. Uma vida invejável, no entanto muito desligado do resto do mundo, ele e a mulher, andavam dum lado para o outro (costumava dizer que só precisava duma ligação à Internet), sendo que neste momento é impossível de saber onde ele está. A primeira vez que o conheci, estava a morar em Londres, depois fartou-se vendeu tudo e foi morar para Espanha. Agora não faço a mínima ideia onde possa estar, nunca mais ouvi falar dele, nem sei se ainda existe. Sei onde mora a mãe em Carnaxide, mas nada mais. A última vez que ouvi falar dele, tinha comprado um avião.

Se alguém souber alguma coisa dele, mandem-me uma mensagem. Tenho curiosidade de saber se conseguiu sobreviver no mercado, ou se acabou por rebentar...
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 27/8/2003 8:50

Time Frame

por C.N. » 9/2/2005 10:30

Caro Telmo,

Obrigado por partilhar os maus e os bons momentos da sua carreira e por se mostrar disponivel para ajudar os iniciados.

Eu sigo ha varias semanas o par EUR/USD e tento aplicar varias trading strategies. A grande dificuldade com que me deparo e encontrar a time frame correcta para encontrar Pivot points e resistencias/suportes baseados em Fibonacci Fans.

Tem alguma sugestao ou pista para eu (e outros iniciados) explorar?

Desde ja agradeco.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

por Visitante » 9/2/2005 10:22

Tenho 4 sistemas de trading que utilizo activamente desde 1999. Nenhum deles perdeu dinheiro em termos anuais. Nunca os venderia nem detalharia os seus pormenores. O segredo é a alma do negócio...
Visitante
 

por Pipoca » 9/2/2005 9:44

Olá Telmo


Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade.

O que eu gostaria de saber em relação ao easctrend é o racional do modelo. Será que o podia colocar aqui?


Obrigado!
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

por VMP » 8/2/2005 23:09

HTM - Hybrid Trading Method
Onde arranjou ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 5/11/2002 0:36

por SaR » 8/2/2005 15:59

JN Escreveu:isto do trading é como fazer sexo, todos têm a mania de que o fazem melhor que os outros e não serve de nada dar conselhos. :)



Têm a sua lógica e não deixa de ter piada. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 14
Registado: 1/2/2005 11:53

Holy Grail

por Telmo » 8/2/2005 15:41

Caro JN,

Não pretendo de modo algum levar-vos a um sítio onde se vende o segredo da fortuna.Simplesmente utilizei o sistema deles para juntamente com outros indicadorers desenvolver o meu sistema de trading.

Concordo consigo quando neste vasto mundo de trading o que mais se encontra são piranhas a vender a tão aclamada Banha da Cobra, eu proprio já caí nesse erro.

O que pretendo é mostrar-vos a minha experiência com sistemas de trading, se esta passa pelo easctrend, porque não mostrá-la ? Não quero induzir ninguem a utilizar o meu sistema, não pretendo ganhar dinheiro com isso, simplesmente pretendo mostrá-lo a vocês caros forenses.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por JN » 8/2/2005 15:08

Caro Telmo,

Você dá um título apelativo (pelo menos para mim), descreve um percurso que considero verdadeiro e muito identico ao meu. Não percebo é como acaba por levar-nos a um sítio onde se vende o segredo da fortuna.

Desculpeme a frontalidade mas neste negócio o que preocupa não são os tubarões, são as piranhas :wink: .
Eu nunca acreditei na ideia de que existe o santo gral e muito menos que seja vendido na net.

A ideia de que a chave dos sistemas de trading está em descobrir a formula é tão errada como a ideia que surge no inicio da descoberta da AT e que nos leva a procurar um indicador perfeito e rentável, muitas vezes por inventar.
Muita gente aproveita-se destas tendencias para vender livros com indicadores inventados ou modificados, outros colocam os seus sitemas de trading à venda, etc. etc. etc.
O negócio que prolifera em volta dos traders é o que eu chamo de Piranhas. :twisted:

Para mim mais importante do que a formula dum sistema é o money managemet, é a forma como o sistema é testado e optimizado para determinado activo. Depois ha que ter atenção também è diversificação, ela é indispensável ao sucesso prolongado de um trader.

Quanto ao interesse pelo assunto. Eu acho que cada trader tem um percurso a fazer, esse percurso é indispensável, não pode ser atalhado e tem muito a ver com a personalidade de cada um e com aquilo que cada um quer tirar do trading.
Eu fiz um percurso que já considero longo e caro mas cheguei à conclusao que ele foi necessário e olhando para tás não vejo grandes vantagens em o ter encurtado.

Em tempos tambem procurei chamar atencao de outros, que vêm mais atrasados, para os erros que e caminhos mais rápidos mas sempre em vão.

Como dizia um amigo meu, isto do trading é como fazer sexo, todos têm a mania de que o fazem melhor que os outros e não serve de nada dar conselhos. :)

Um abraço.
Um abraço
JN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 770
Registado: 11/11/2002 17:41
Localização: Estoril

Easctrend

por Telmo » 8/2/2005 15:02

Caros Forenses,

Pode-se utilizar o sistema em vários time frames.

Para time frames superiores a 30 minutos o sistema torna-se 100% mecânico se o utilizador assim o pretender, para time frames inferiores existe o que eles chamam o HTM - Hybrid Trading Method.

Pretendo desenvolver aqui a minha experiência com este sistema de trading.

Estou a preparar gráficos para exemplificar aos restantes forenses este sistema de trading, assim como o optimizar, regras importantes, enfim a minha experiência de 3 anos com o mesmo.


Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por Pipoca » 8/2/2005 13:38

Antes de mais gostaria de salientar a minha satisfação por ver novamente mais um post sobre uma área tão interessante como são os sistemas de trading.

Já sinto aqui alguma saudade dos post do Cem, do Cram2, entre outros… os quais sempre segui com elevado grau de atenção, tentando daí extrair novas ideias que me permitissem criar sistemas adicionais ou regras quantitativas de money management.


Assim, aproveitando a disponibilidade do Telmo para nos esclarecer algumas duvidas, gostaria de lhe deixar aqui a seguinte questão:

Quando dizes que testaste o “easctrend”, fizeste-o com base em trades por ti executados e seguindo o advice deles ou, pelo contrário, tiveste acesso à génese do próprio sistema e com isso executas-te tu próprio o backtest?


abraço
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

por Ertai » 7/2/2005 21:45

Vários "sistemas de trading" foram aqui apresentados em vários posts de vários membros.

O problema é que quase em todos vemos as pessoas a dar as ordens de compra e venda e nunca a fórmula do sistema de trading.

O Cem foi dos únicos que chegou a tornar público um sistema de trading realmente mecânico, com fórmulas, etc..

Eu pessoalmente uso um "método de trading", ou seja, ainda não está 100% automatizado e penso que tal não será possível mas tenho em vias de desenvolvimento vários sistemas de trading (daytrade, swing e médio prazo).

Poderei expôr aqui as minhas ideias mas sem antes de ver também o teu feedback dos teus sistemas Telmo. Como também de outros users aqui do fórum.

Abraço!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2140
Registado: 11/5/2003 12:11
Localização: Lisboa

- - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por Telmo » 7/2/2005 21:30

Caros Forenses,

Após alguns pedidos deixo aqui o meu contributo para um tema que acho bastante importante e que pouco ou nada o vejo aqui comentado - Sistemas de Trading -

Tendo iniciado estas andanças de mercado, em 1996 o meu 1º sistema de trading, se assim o puder chamar, era o mais simples e menos eficaz "FEELING ". Após ter levado a minha primeira grande cacetada em bolsa, onde culpava o mercado e os ditos tubarões por tudo e por nada, decidi tomar outro rumo e comecei a investigar um tema pelo qual me apaixonei, Análise Técnica.

Passados 9 anos,sou incapaz de transaccionar quer seja por rumores, quer seja por feeling.O engraçado é que nesta viagem conheci tanta gente, com tantas maneiras de observar o mercado, tantas maneiras de transaccionar que às tantas nem sabia por onde é que me havia de virar.

Eram sistemas atrás de sistemas, ainda me lembro de um antigo colega de outros foruns, " TOTO - Momentum Trader ", que alguns devem se lembrar, que me apresentou a Astrologia Financeira. Adquiri alguns livros sobre o tema se querem que lhes diga eu não consigo transaccionar com base nesse temas, não duvido que sejam eficazes e rentáveis, simplesmente eu não consigo.

Acho que o mais importante para mim em todos os sistemas que vi, e que se apresentaram rentáveis é haver um Director de Tendência - o qual define a tendência do mercado e um Activador de Trades - o qual nos dá as entradas e saídas de mercado. Outro ponto importante são os Multiple Time Frames, isto é , sistemas baseados em time frames diferentes, imaginem - 5/45/D - 5 minutos é o nosso activador de trades / - 45 é o nosso Director de Tendência / - Diário que nos define de entre outras coisas os Pivots e Ranges Diários.

Em vários sistemas de trading que tive oportunidade de testar o que mais me aliciou é o que utilizo ainda hoje, easctrend - podem visualiza-lo em www.wintick.com -

Depois de ter sido um daytrader activo, sobretudo nos anos de 1999 a 2001, decidi dar um pouco de calma ao meu coração e começar a transaccionar em time frames maiores, hoje em dia já estou em 30 minutos para os futuros do S&P 500 e diário para o Euro, Soybeans e Corn.

Bem este texto já vai longo, espero que vos tenha sido útil, e qualquer dúvida estou disposto a esclarecer.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], icemetal, J.f.vieira, JotaFreitas1, lito, maturidade, MR32, novato, PAULOJOAO, peterteam2, vasco007 e 345 visitantes