Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

- - - - " Sistemas de Trading " - - - -

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: - - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por rsacramento » 10/12/2021 15:29

manda sempre!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: - - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por Penaforte » 10/12/2021 15:27

rsacramento Escreveu:deixo-te um "cheirinho" da coisa


Obrigado R! Já tenho com que me entreter durante as férias de Natal :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: - - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por rsacramento » 10/12/2021 15:24

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: - - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por rsacramento » 10/12/2021 14:17

claro que estou disponível para ajudar

começando pelo princípio: tens de ter uma ideia, a qual expressará a tua edge

depois implementá-la

depois testá-la exaustivamente

em paralelo é indispensável teres um sistema de money management muito claro

em paralelo sugiro que leias atentamente tudo aquilo que o semStops escreveu, nomeadamente acerca de indicadores
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: - - - - " Sistemas de Trading " - - - -

por Penaforte » 10/12/2021 14:06

Vou utilizar este tópico pois foi o mais aproximado encontrei para aquilo que queria perguntar.

Alguém pode aconselhar literatura sobre "sistemas de trading" ? Gostava de explorar esta vertente e preciso de começar por algum lado.

Rsacramento, li ontem que utilizas um sistema automático, consegues ajudar?
Editado pela última vez por Penaforte em 10/12/2021 14:17, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

por Camisa Roxa » 11/2/2005 23:47

Podes postar um print screen de um grafico com o sistema?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

Sistema StochRSI MM

por Telmo » 11/2/2005 20:46

Caros Forenses,

Alguem se deu ao trabalho de ver o sistema a funcionar ?

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por tek » 11/2/2005 10:08

Acho que a partilha de informação é sempre benefica. Não devemos ter medo de a partilhar com ninguém. Eu pessoalmente como sou novo nisto aprecio essa mesma partilha e tenho infelizmente pouco contributo a dar.

Profissionalmente já me deparei com pessoas que escondem coisas, com medo de perder o lugar ou importância numa organização e isso no fim acaba por ser prejudicial para todos. Por isso se sou a favor, se os outros souberem mais que eu melhor. Nesse caso vou aprendendo com eles.

parabéns pela discussão em curso
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Telmo

por vset » 10/2/2005 23:28

Boa noite Telmo,

só um frase: continua com os teus posts.

Abraços,
vset
 
Mensagens: 1029
Registado: 11/1/2004 13:37

por fproenca » 10/2/2005 22:29

JN Escreveu:Quanto ao interesse pelo assunto. Eu acho que cada trader tem um percurso a fazer, esse percurso é indispensável, não pode ser atalhado e tem muito a ver com a personalidade de cada um e com aquilo que cada um quer tirar do trading.
Eu fiz um percurso que já considero longo e caro mas cheguei à conclusao que ele foi necessário e olhando para tás não vejo grandes vantagens em o ter encurtado.


100% de acordo com esta frase, resume tudo

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 9/11/2002 19:38
Localização: Vila Nova de Gaia

Sistema StochRSI MM

por Telmo » 10/2/2005 19:45

Caros Forenses,

Após alguns dias de post vejo que nenhum dos intervenientes do forum teve a audácia de se aventurar e postar um sistema de trading que já tivesse experimentado, não necessita ser o que utiliza agora.

Pois bem, acho mau não partilharem com os restantes demais, eu deixo-vos aqui um sistema de trading que se mostra algo rentável para os mercados, para isso testem vocês mesmo :

1- Time Frames - 5/45/D
2- Trend Director :

O nosso director de tendência vai ser um stochastic, do time frame intermédio ( 45 Minutos ) com os seguintes valores : 13/8/5 ou 8/5/3, onde vão apagar a linha do K%, ficando com as restantes e que no cruzamento ascendente é tendência positiva, cruzamento descendente, tendência negativa.

3- Trade Activator :

O nosso activador das trades vai ser um Stochastic RSI com 2 médias móveis do período de 5 minutos.Os valores serão stochrsi 8/5/3 e mm 5/3

5- Pivot Diários

Os pivots diários, ou para quem quiser o Range de Cole é para ser "observado".Por exemplo se temos um dia acima do Pivot, é natural que os movimentos vendedores tendem a ser menores, logo é de ponderar na trade a efectuar.

6- Abertura

Traçar uma linha para todo o dia do nível da abertura.Em 80% dos casos é o máximo ou mínimo da sessão.

Aqui está caros forenses, não custou nada, não vou deixar de ganhar dinheiro por vos mostrar este sistema, mesmo que eu transaccione com ele, pois, onde eu posso entrar/sair, pode um demais não o querer fazer.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por Kopas » 10/2/2005 14:09

Há ainda acrescentar que muitos dos sistemas apenas originam sinais de compra e venda, ou seja o MM, quantidade de capital a alocar em cada trade fica esquecida, que vai originar enormes discrepâncias de performance e, mesmo ditar o (in)sucesso da estratégia.


Kopas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 264
Registado: 5/11/2002 0:44
Localização: Faro

por Pipoca » 10/2/2005 13:56

Caro Visitante


No exemplo que acabou de referir especificou exactamente aquilo a que num dos meus post anteriores me referi como um "método pessoal de negociação que utiliza de uma forma aleatória sinais de um modelo de trading"

Ao fazer aquilo que afirma fazer, está a desvirtuar parcialmente o seu sistema de trading, e com isso, a invalidar os resultados obtidos em backtest e que o levaram a adoptar esse mesmo sistema.

Atenção que com isto eu não quero afirmar que obtenha melhores ou piores resultados com um sistema sistemático do que aquilo que têm utilizado. Neste caso, apenas pretendo demonstrar que um sistema de trading é uma abordagem exacta, sem lugar para qualquer tipo de discricionariedade...



abraço
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

por Visitante » 10/2/2005 9:56

Apenas para referir um exemplo que acontece comigo.

Tenho um sistema mecânico de trading, não automático, sou eu quem dá as ordens e não uma máquina.
Esse sistema funcina com EOD data ou seja analisa e dá ordens depois do mercado fechar e sempre para o dia seguinte.
Evito sempre contrariar o sistema mas certas vezes em que no final duma sessão eu sei que o sistema me vai dar um sinal de venda para o dia seguinte e tenho grandes certezas de que a abertura do dia seguinte vai ser negativa, nestas ocasioes eu antecipo-me e dou venda antes do fecho da sessão. Tenho ganho com isso, e não tenciono mudar.

É preciso não esquecer que as coisa são feitas e executadas para pequenos investidores, numa casa de investimentos ou numa gestao de fundos os sitemas são pensados doutra forma.

E é preciso ver que a intervensao humana está sempre presente, o sistema é criado pelo homem, é monitorizado pelo homem e o mais importante, o dinheiro é do homem.
Visitante
 

por Pipoca » 10/2/2005 9:33

Telmo,

A questão aqui é a diferença entre "sistematização vs discricionariedade", e não qual a percentagem de psicologia e/ou metodologia existente no trading. Isso depende da abordagem de cada trader.


Num trader com uma abordagem sistemática/mecânica, a psicologia não têm lugar, enquanto que, pelo contrário, se estamos a falar de uma abordagem "discricionária", então o grau de psicologia é sem duvida bastante elevado.


Um sistema de trading bem estruturado, é totalmente sistemático, logo não existe lugar para qualquer tipo de psicologia, por assim dizer...




Abraço!
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

por Visitante » 9/2/2005 23:17

os pasteis de belém,a cocacola, são alguns dos exemplos de "black box" que me ocorrem. São realamente bons! 8-) ninguem consegue fazer melhor! 8-)
Isto são mesmo 75% ou mais de psicologia.

Quanto ao Pedro ter comprado um avião :lol: ele dizia muitas vezes o que fazia com o dinheiro que ganhava na bolsa, nunca se chegou ao tal avião... :)

Isto são mesmo 75% ou mais de psicologia.
Visitante
 

Sistema Igual / Resultados Diferentes

por Telmo » 9/2/2005 16:59

Pipoca Escreveu:Telmo,

Qt à questão "sistema igual/resultados diferentes", aqui estamos em desacordo, ou seja, o objectivo por trás de um sistema de trading é exactamente eliminar a componente humana.
No limite, após a sua criação, qualquer sistema de trading dispensará totalmente o seu inventor/utilizador, sendo apenas necessário um computador para o correr.

Se a componente psicológica tiver lugar, e no exemplo que referiu, então não estamos a falar de um sistema de trading, mas sim de um método pessoal de negociação que utiliza de uma forma aleatória sinais de um modelo de trading.

abraço!


Caro Pipoca,

A base esta se concorda ou não que trading é 75% psicológico e 25% metodológico ?

Abraço,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por Pipoca » 9/2/2005 16:41

Telmo,

Obrigado pela sua resposta!


Começando pela explicação matemática, fiquei esclarecido em relação às duvidas que tinha.

A curiosidade que eu tinha prendia-se exactamente com o facto de saber que regra geral, sistemas do estilo do easctrend são geralmente "black box" e, como tal, estava intrigado como teria tido acesso à génese do próprio sistema. Já vi que foi por extrapolação baseado na sua experiência pessoal, o que face ao facto de o sistema ser fechado, será mesmo a unica possibilidade...




Qt à questão "sistema igual/resultados diferentes", aqui estamos em desacordo, ou seja, o objectivo por trás de um sistema de trading é exactamente eliminar a componente humana.
No limite, após a sua criação, qualquer sistema de trading dispensará totalmente o seu inventor/utilizador, sendo apenas necessário um computador para o correr.

Se a componente psicológica tiver lugar, e no exemplo que referiu, então não estamos a falar de um sistema de trading, mas sim de um método pessoal de negociação que utiliza de uma forma aleatória sinais de um modelo de trading.




abraço!
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

Sistema

por Telmo » 9/2/2005 16:12

Pipoca Escreveu:Caro Telmo

Penso que deverá existir alguma confusão aqui em relação ao que é um sistema de trading.

Ao afirmar que: "se colocar o mesmo sistema de trading em duas pessoas diferentes os resultados são completamente diferentes." não poderá estar a falar de um sistema de trading no verdadeiro sentido da palavra
Um sistema de trading implica um conjunto de regras bem estruturadas e definidas de forma a eliminar o elemento humano no processo de negociação. Assim, duas, três ou três mil pessoas diferentes irão obter resultados similares utilizando o mesmo sistema de trading (desde que obviamente tradem nos mesmos mercados).


Quando lhe pergunto qual é o racional de um sistema de trading, a minha ideia tb não é saber qual é/foi a sua experiência pessoal na utilização do sistema, mas sim quais são as regras matemáticas por trás do mesmo.


Abraço!


Caro Pipoca,

Transaccionar é 75% psicológico e 25% metodológico. Daí dizer que o mesmo sistema em dois investidores apresenta resultados diferentes, mesmo que seja 100% mecânico a componente humana de sentimentos está sempre lá, logo podem haver entradas/saídas diferentes para os investidores.Basta hesitar na entrada/saída e os resultados são diferentes, em alguns casos bastante diferentes.

Em relação ao sistema com que transacciono, tem uma vertente oculta, visto ser um sistema fechado ( black box), mas com algum tempo que dediquei ao mesmo consegui perceber que não é assim tão oculta, passo a explicar :

Existem 3 partes distintas :

Trend Director - Sei que é composto por duas neural nets, que assimilam x períodos de volatilidade e amplitude de movimentos e os trasnportam para o futuro - sob a forma de pontos SAR . Daí uma boa absorção das fases de congestão do mercado, onde me diz que a tendência é nula.

Trade Activator - Este sim é puramente um oscilador, representado sob a forma de SAR, podendo ser equiparado a um Danton Stop.

As stops são definidas por um logaritmo onde se define o risco a correr - analisando os pontos de reversão do mercado e ajustando à volatilidade e amplitude do mesmo em x períodos anteriores.

Aqui está a análise matemática possível de um sistema fechado - ( black box )

Espero que tenha respondido à sua questão.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

Telmo,

por A330-300 » 9/2/2005 15:47

Favor checar as suas MP`s.

Abraço
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por Pipoca » 9/2/2005 15:30

Caro Telmo

Penso que deverá existir alguma confusão aqui em relação ao que é um sistema de trading.

Ao afirmar que: "se colocar o mesmo sistema de trading em duas pessoas diferentes os resultados são completamente diferentes." não poderá estar a falar de um sistema de trading no verdadeiro sentido da palavra
Um sistema de trading implica um conjunto de regras bem estruturadas e definidas de forma a eliminar o elemento humano no processo de negociação. Assim, duas, três ou três mil pessoas diferentes irão obter resultados similares utilizando o mesmo sistema de trading (desde que obviamente tradem nos mesmos mercados).


Quando lhe pergunto qual é o racional de um sistema de trading, a minha ideia tb não é saber qual é/foi a sua experiência pessoal na utilização do sistema, mas sim quais são as regras matemáticas por trás do mesmo.


Abraço!
 
Mensagens: 125
Registado: 28/5/2003 14:29
Localização: Porto

Re: Tótó

por Telmo » 9/2/2005 14:12

cctrader Escreveu:Agora que fala no Momentum Trader – Tótó, devo dizer que cheguei a conhece-lo, ....


Caro CCTrader,

Também tive o prazer de conhecer a pessoa em questão e de recebê-lo em minha casa numa das suas vindas a Lisboa, a ele e ao cão dele, o pastor alemão inseparável :lol:

Era uma pessoa com um feitio muito especial e que me ensinou muito acerca dos mercados, aliás, foi a única pessoa até hoje sem receios de mostrar e ensinar os seus sistemas de trading, pois para ele ensinar o que tinha aprendido era uma satisfação pessoal.

Não sei nada dele também, perdi o contacto em 2001.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por PLPINTO » 9/2/2005 14:11

Bom dia para todos.
Interessante este tema, sem duvida!

Acrescento que eu tambem sou incapaz de negociar sem ter acesso a um grafico onde possa observar AT, utilizo uma coisa simples basicamente apoiada em Suportes e Resistencias e desde que negoceio Forex na corretora CMS e que tenho acesso à construção de Sistemas que os utilizo em qualquer momento.
Depois de muitos sistemas criados e muito tempo a observar cheguei á conclusão que sistemas totalmente mecanicos não são muito aconselhaveis porque é sempre impossivel programar os mesmos para reagir a todos os movimentos (principalmente fortes movimentos motivados por noticias e etc) de uma maneira segura para não falar de uma possivel falha do software ou ligação à net.
Pelo que apenas utilizo os mesmos para emitirem os sinais e me alertarem sonoramente e não para trades em automatico. Outra das dificuldades é que os meus preferidos utilizam dados que são introduzidos manualmente por mim e que terão que ser actualizados sempre que esses paramentros ficam fora de validade pois dão sinais muito mais crediveis do que um sistema generalista.

Tambem li aqui que a oferta de sistema milagrosos que se oferecem aí pela net são muito pouco crediveis, o que eu concordo plenamente.
Se se tiver um bom sistema como por norma é publicitado porque a necessidade de o vender para arranjar uns trocados quando se pode ganhar muito mais utilizando o mesmo na negociação?

Mas existe uma coisa que pode ser credivel: a venda (aluguer mensal) de sinais de entrada e saida no Forex que algumas empresas publicitam. Uma grande parte tem cara de charada mas alguns são por menos aparentemente crediveis pelos mesmos motivos descritos anteriormente: são uma boa fonte de rendimentos para essas empresas e como é um aluguer mensal se os sinais não forem positivos os seus clientes não manterão as assinaturas o que inviabiliza o negocio a medio prazo.

Alguem se quer pronunciar sobre este tema? deixo links para as minhas preferidas:

http://www.acetrader.com/vtr/services/features.htm (a minha perferida)

http://www.forex-strategy.com/ (bom preço e recomendada pela minha corretora)

http://www.forexswingtrader.com/

http://www.tapsep.com/indexg.html?c1=pa ... ex-signals
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1356
Registado: 22/5/2003 15:08
Localização: Odivelas / Lisboa

Respostas

por Telmo » 9/2/2005 14:01

VMP Escreveu:HTM - Hybrid Trading Method
Onde arranjou ?


É uma vertente de transaccionar com o sistema em questão. Utilizando os indicadores sem ser de uma forma mecânica, necessitando da intervenção do investidor.

Pipoca Escreveu:O que eu gostaria de saber em relação ao easctrend é o racional do modelo. Será que o podia colocar aqui?


A seu tempo estará aqui a minha visão/experiência sobre o sistema.


Visitante Escreveu:Tenho 4 sistemas de trading que utilizo activamente desde 1999. Nenhum deles perdeu dinheiro em termos anuais. Nunca os venderia nem detalharia os seus pormenores. O segredo é a alma do negócio...


Caro Visitante,

Sabe que se colocar o mesmo sistema de trading em duas pessoas diferentes os resultados são completamente diferentes.Não pretendo vender nada, pretendo sim expor e trocar ideias.


CN Escreveu:Eu sigo ha varias semanas o par EUR/USD e tento aplicar varias trading strategies. A grande dificuldade com que me deparo e encontrar a time frame correcta para encontrar Pivot points e resistencias/suportes baseados em Fibonacci Fans.


Caro CN,

Não existem time frames correctas, existe sim "leis" se assim puder chamar para time frames.

exemplo : 5m /45m /Diário

- Cada Time Frame tem a sua estrutura
- A Time Frame mais alta, sobrepôe-se a time frame inferior
- Os preços da time frame inferior tendem a respeitar os pontos de energia da time frame superior
- Os pontos de energia ( suporte/resistência ) criados pela time frame superior, podem ser validados pela acção ( preços )dos time frames inferiores.
- A tendência criada pelo time frame seguinte permite-nos definir a tendência da trade ( neste exemplo 45 minutos )
- O que parece ser o chaos num time frame pode ser lógico noutro time frame.

Espero ser de alguma ajuda ;-)

Camisa Roxa Escreveu:Telmo, os indicadores easctrend encontram-se disponiveis free para metatrader (plataforma forex)

negoceias forex então?


Não negoceio forex.Negoceio futuros do s&p 500, futuros do euro/dollar e tenho estado a olhar para algumas commodities ( Corn, Soybeans )


Espero que tenha respondido a todas as vossas questões.

Cumprimentos,

Telmo
"Simplicity if often the voice of God " Albert Einstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17
Registado: 24/1/2005 15:52
Localização: portugal

por Camisa Roxa » 9/2/2005 10:55

Telmo, os indicadores easctrend encontram-se disponiveis free para metatrader (plataforma forex)

negoceias forex então?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], PAULOJOAO e 356 visitantes