
Enviado:
2/2/2005 0:28
por scpnuno
Aqui lhe mando a noticia que li:
A Energias de Portugal anunciou hoje que a Cajastur controla 5,77% dos direitos de voto da empresa, mais que os 5,55% anteriormente conhecidos. Manuel Menéndez foi hoje eleito administrador da eléctrica.
A Caja de Ahorros de Asturias (Cajastur) detém actualmente uma participação total no capital social da EDP de 210.251.158 acções, das quais 54.848.066 acções são detidas directamente e 155.403.092 acções são detidas indirectamente, através da Cantábrica de Inversiones de Cartera S.L. (Sociedad Unipersonal), que correspondem a 5,75% do respectivo capital social.
A participação da Cajastur corresponde a 5,77% dos direitos de voto, dos quais, nos termos dos Estatutos da EDP, apenas 5% podem ser exercidos em Assembleia Geral.
No final do ano passado a eléctrica tinha anunciado que a instituição financeira espanhola controlava 5,53% e 5,55% dos direitos de voto da eléctrica nacional.
A EDP aprovou hoje em assembleia geral extraordinária a nomeação de Manuel Menéndez, em representação da Cajastur, e de José Roquette como membros do conselho de administração.
Estas deliberações, que alargam o Conselho de Administração da EDP de 12 para 15 membros, foram aprovadas por maioria de 88,38% dos votos emitidos.
Foram ainda aprovadas as cooptações dos administradores João Eduardo Moura da Silva Freixa, em representação do accionista Caixa Geral de Depósitos, e José Pedro da Silva Sucena Paiva.
Manuel Menéndez disse recentemente em entrevista ao «Públic» que a Cajastur não previa aumentar a posição na EDP, mas não descartou essa hipótese.
Na minha opinião, nada de novo. Espero ter ajudado.
comentário

Enviado:
2/2/2005 0:05
por jotabil
Agradecido.....presumia-se isso...a nomeação da novos administradores.....mas nada mais de significativo ..foi referido?

Enviado:
2/2/2005 0:03
por scpnuno
A AG foi ontem 31/01. O que fixei foi a nomeação de administradores - representantes da accionista cajastur e o José Roquete como independente.
esclarecimento

Enviado:
1/2/2005 23:59
por jotabil
Alguém sabe sobre o que foi referido na AG da EDP....que se dizia... se realizava hoje?
cumps