Página 1 de 1

esquecimento

MensagemEnviado: 30/1/2005 21:15
por JohnnySideral
Como diz o nosso primeiro, o esquecimento é normal quando se paga imposto, como o exemplo vem de cima, voto no esquecimento das mais-valias :mrgreen:

MensagemEnviado: 30/1/2005 20:19
por scpnuno
Agradeço. De facto, não mencionei, mas também recebi dividendos, da TDU e do BCP. Se calhar, vou ter mesmo que usar o modelo 2. Obrigada

Modelo 1 ou Modelo 2

MensagemEnviado: 30/1/2005 20:10
por Recolector
Salvo erro, o que determina a passagem ao modelo 2 é o facto de terem sido recebidos dividendos de acções.
Penso que as mais(-) valias, por si só, não implicam a passagem para o modelo 2. Mas não tenho a certeza !

MensagemEnviado: 30/1/2005 20:06
por Visitante
Tens o anexoG para esse efeito. Devo dizer-te que há 2 anos fui comprar o impresso e estava de "peito feito" para pagar tudo o que tinha a pagar. Andei pelas finanças e banco para acertar as contas. Nas finanças ninguém sabia como devia preencher correctamente porque tinha acções já muito antigas misturadas com outras recentes e as mais valias eram dificeis de calcular. A solução que encontrei foi vender tudo e voltar à primeira forma.

Recordo-me de uma situação caricata em 1998. Tinha acções da Cimpor com um lucro considerável e faltavam 15 dias para fazerem 1 ano e ficarem isentas de mais valias. Aguardei , entretanto os mercados cairam fortemente, deixei de ganhar mais de 15% na Cimpor, enquanto os fugitivos embolssaram o material e as finanças tanto ganharam comigo como com eles.

Neste país quem quiser ser sério está feito ao bife!

Uma pergunta...

MensagemEnviado: 30/1/2005 19:50
por scpnuno
como é o 1º ano em que tenho mais-valias a declarar - e vou declara-las, pois gosto de dormir com a consiencia sossegada - tenho uma duvida: costumo apresentar o modelo 1 do IRS, pois só aufiro rendimentos de trabalho dependente. Agora, para poder apresentar as mais-valias, tem que ser no modelo2? ou pode ser na mesma no 1, em algum anexo? Agradeço a ajuda.

J.Gama

MensagemEnviado: 30/1/2005 19:22
por TraderAT
:x Se a alteração foi proposta pelo Jaime Gama está tudo explicado!! :mrgreen:

MensagemEnviado: 30/1/2005 19:05
por Visitante
Essa lei dos bancos darem às finanças o relatório de compra e venda de acções,já existe há anos. E mais, foi o Jaime Gama (socialista aguerrido) que fez uma alteração à lei de mais valias em proposta aprovada na A.Republica.Assim, se tiveres várias tranches de acções e não as venderes todas mesmo algumas com mais de 1 ano, consideram-se vendidas as últimas a serem compradas!!! Parece brincadeira mas não é!

MensagemEnviado: 30/1/2005 19:04
por pedras11
Trader AT escreveu:
"Tem a certeza que é assim? Então porque não "incomodam" mais as pessoas quando estas não declaram as mais valias? Falo apenas pela minha experiência pessoal, já pago IRS há três anos, assim como tive mais-valias nesses mesmos 3 anos e nunca me chamaram para pagar o que quer que fosse por essas mais valias!"


Sim. Tenho a certeza que assim é.

Re: Serrano

MensagemEnviado: 30/1/2005 19:03
por TraderAT
8-)
Aqui concordo consigo! Se tiver muitos impostos derivados de mais-valias então é sinal que estas também foram elevadas... :)
A questão é que da declaração, ou não das mais valias já é velha...no círculo de pessoas que conheço e que faz Trading só um declara anualmente as suas mais valias...os outros (eu incluído) que não declaramos nunca tivémos problemas o que me leva a concluir que essa fiscalização (aos pequenos Traders) não existe ou é diminuta...estou a falar em mais valias na ordem dos 2500-3000 euros anuais! Isto são migalhas comparadas com as obtidos pelos "profissionais" do Trading...ou não?
:wink:

MensagemEnviado: 30/1/2005 18:52
por Serrano
As mais-valias de acções detidas por mais de 1 anos estão isentas, mas é obrigatório declará-las. O somatório de mais-valias quando positivo é colectado à taxa de 10%. Como já foi dito, os bancos comunicam às finanças a lista de pessoas que efectuaram operações de bolsa, bem como os dividendos recebidos. Se fores a uma repartição de finanças e deres o teu nº. cont. verás que imediatamente podem ver, no sistema, se receste dividendos, que também têm que ser declarados, apesar de no teu caso não origiarem mais pagamento de IRS.
Penso que o fim do ferródó está aí. É melhor pagares, para não teres aborrecimentos e talvez para que no futuro te orgulhes um pouco mais do teu País.
Já agora faço votos de que venhas a pagar muitos impostos e eu também.

Re: Só para lembrar....

MensagemEnviado: 30/1/2005 18:34
por TraderAT
Boa tarde!

Desculpe a pergunta e dúvida que vou colocar mas estamos aqui para isso mesmo, não é?
pedras11 Escreveu:...as instituições financeiras são obrigadas por lei, a enviar até 15 de Janeiro para as finanças todas as operações de bolsa efectuadas pelos seus clientes no ano anterior.

:? Tem a certeza que é assim? Então porque não "incomodam" mais as pessoas quando estas não declaram as mais valias? Falo apenas pela minha experiência pessoal, já pago IRS há três anos, assim como tive mais-valias nesses mesmos 3 anos e nunca me chamaram para pagar o que quer que fosse por essas mais valias!

Cumprimentos

De pequenino é que se torce o pepino

MensagemEnviado: 30/1/2005 15:47
por Recolector
Meu caro Estudante Universitário,
está a iniciar uma actividade e esta dá lucro ? É uma excelente altura para começar a pagar impostos !
Se iniciasse outra qualquer actividade, também pagaria não ?

Não há nada como estar-mos de consciência tranquila. Para poder criticar quem não paga :evil:
Tem ainda a vantagem adicional de nos livrar das más línguas ! Imagine que eu tive conhecimento de um caso semelhente ao seu, em que o rapaz coitado, por acaso também era universitário, por ser muito esperto desatou mesmo a ganhar dinheiro na bolsa ! Mal aconselhado e mais por desleixo, foi adiando o início das declarações, apesar de já andar nisto há uns 3 anos ... Então não é que as pessoas, maldosas, começaram a dizer que quem na realidade investia o dinheirinho era o pai dele e que por via do filho não pagava impostos ? É para você ver como os portugueses podem ser invejosos e maldizentes !

Só para lembrar....

MensagemEnviado: 30/1/2005 14:57
por pedras11
...as instituições financeiras são obrigadas por lei, a enviar até 15 de Janeiro para as finanças todas as operações de bolsa efectuadas pelos seus clientes no ano anterior.

Ou seja, as finanças não têm assim um trabalho muito dificultado para descobrir quem não declara as menos\mais valias. É só quererem.

MensagemEnviado: 30/1/2005 12:23
por Visitante
ola bom dia

è obrigatorio daclarar as mais/menos valias, por isso, como é dependente junto os rendimentos de quem é dependente.

Ps: Vai haver um dia que eles vão pedir as declarações, ja estão a utilizar os cruzamentos de dados (no ano de 2004 ja os utilizaram em certos rendimentos, que eu pensava que nâo seriam tão profissionais), esse dia deve estar muito perto.


mike

Re: Visitante 0:31

MensagemEnviado: 30/1/2005 10:59
por Loser
:? Não entendi???
IVA :?:
Penso q não existe IVA numa compra ou venda de títulos :!:

Mai valias

MensagemEnviado: 30/1/2005 4:30
por Visitante
Ouça, não invente.
Se tem mais-valias vai declará-las?
Esteja mas é quieto.
Ninguém o irá importunar.

Agora,acho sinceramente que as maid valias em bolsa devríam ser tributadas á cabeça pelos bancos, pois os investidores pequenos não têm a verdadeira noção do valor a pagar.

MensagemEnviado: 30/1/2005 1:38
por Visitante
Pague o IVA se tiver de pagar. Não invente....vá ao...

MensagemEnviado: 30/1/2005 1:10
por Visitante
sou o que começou o tópico. pois eu tb n tive lá grandes lucros. a minha duvida é que uma vez que como ainda sou dependente, ou seja n preencho irs próprio, se o bagão está á espera de ver alguma coisa minha?

desculpe

MensagemEnviado: 30/1/2005 1:00
por Loser
Queria dizer menos-valias....

Pois é

MensagemEnviado: 30/1/2005 0:57
por Loser
:| Lamento que só tenha tido mais valias......
eu também não tive mais-valias mt significativas em 2004, espero q 2005 seja melhor :)

MensagemEnviado: 30/1/2005 0:51
por Clip
No meu caso,nao tenho declarado,pois as menos valias nao pagam impostos!! :cry:

Mas pode esquecer-se

MensagemEnviado: 30/1/2005 0:44
por Loser
:wink: Não leve a mal este conselho......
Na altura de fazer o seu IRS, tenha um ataque de amnésia, eu costumo te-lo todos os Anos por alturas de Abril e até hoje o Bagão não me veio bater à porta 8-)

MensagemEnviado: 29/1/2005 23:45
por mvbb
As mais-valias dos investimentos em acções com menos de um ano são consideradas rendimentos e, portanto, tem que pagar os respectivos impostos: 10%.

Cumps.

Tenho impostos para pagar?

MensagemEnviado: 29/1/2005 23:25
por Visitante
Sou um estudante universitário que ainda n tem rendimentos, sendo por isso considerado com dependente em termos fiscais dos meus pais. Á meses atrás abri uma conta em meu nome numa instituição bancária com o objectivo de investir na bolsa. Depois de um começo pouco auspicioso, começei a lucrar algum dinheiro. Estou agora na eminência de passar a investir mais dinheiro, mas não sei o que tenho que fazer relativamente ás mais-valias dos lucros que tive, se é que elas se aplicam. Agradecia alguma informação sobre este assunto. Obrigado