tiopatinhas Escreveu:Marco, o que caracteriza o pendão ou bandeira?
O pendão e a bandeira são padrões típicos de curto-prazo (bastante frequentes). Caracterizam-se por um primeiro movimento impulsivo (forte e rapido) seguido de uma consolidação (tipicamente uma semana a um mês) e depois, quando tudo corre bem, um segundo movimento identico ao primeiro.
tiopatinhas Escreveu: pode ter uma ruptura para cima ou para baixo?
Se se trata de uma bandeira ou pendão de alta, a ruptura será para cima (digamos que aí umas 70 ou 80% das vezes, quando bem identificado, é o que acontece). Se não acontecer é porque o padrão falhou...
Numa bandeira ou pendão de baixa sería de esperar uma quebra em baixa (o padrão também estaría todo ele invertido, com o primeiro movimento impulsivo mas no sentido de queda, etc).
tiopatinhas Escreveu: Há dias coloquei uma questão identica
Sim, tenho ideia que já tinha respondido a isto há poucos dias atrás...
tiopatinhas Escreveu: e fiquei com a impressão de que ela é consequente a um mastro formado por uma subida abrupta da cotação a que se segue uma consolidação que pode incorrer numa pequena correção ligeira e depois um novo arranque nas proporções identicas ao primeiro.
Exacto, é isso mesmo.
Quando tudo corre bem é isso que se espera do padrão.
tiopatinhas Escreveu:Será que interpretei mal ou estou redondamente enganado? Isto vem a propósito da JM, claro. Ela está nessa fase de consolidação...
Sim, percebeste lindamente.
Relativamente à JMT, a possibilidade de realizar um desses dois padrões (muito semelhantes entre si, muitos analistas até os consideram o mesmo padrão não obstante as formas como se realizam as consolidações serem ligeiramente diferentes) continua em aberto.
Isto é, continua a ser um cenário plausível, principalmente se tivermos em linha de conta que o nosso mercado se encontra favorável (atravessa um bom momento).