Razão Pura Escreveu:...
Este lag do PSI é uma vantagem considerável que os investidores portugueses têm principalmente em alturas de inversão de tendência (topos e fundos) e a prova disso foi o fim das subidas de 2003 que nos states se deu em Janeiro de 2004 e por cá tivemos mais 2 meses até stingirmos o topo e invertermos, em Março de 2004.
...
Nem mais, Razão. É uma vantagem considerável para nós, investidores nacionais, se estivermos conscientes deste fenómeno e o introduzirmos nas nossas decisões.
Razão Pura Escreveu:...
Eu cá só invisto no mercado nacional e não deixo por isso de acompanhar os principais indices estrangeiros pois são eles que "tocam a música".
...
Nem mais. Tal como eu, só invisto no mercado nacional no entanto é essencial para mim ir acompanhando nem que seja superficialmente o que se passa nos mercados internacionais e ir efectuando a leitura dos mais importantes movimentos que se passam lá fora.
Razão Pura Escreveu:...
Na minha opinião estamos noutra fase decisiva.
Praticamente todos os indices de referência já foram testar os seus máximos de 2003/2004, excepto o DJI, e também o nosso PSI20.
Exacto, estamos de novo num ponto crítico.
Na minha opinião não é altura (a não ser em casos muito pontuais) de abrir posições longas.
Já para quem detém posições longas que vêm de trás, não vejo razões para uma mudança radical (muito embora uma redução de posições para reduzir o risco, se justifique).
Agora, quem está de fora e está a ponderar posições longas talvez seja melhor aguardar mais uns dias a ver o que fazem os mercados lá por fora e como reage o nosso.
É caso para dizer, ele por ele ía... agora falta saber é se os outros deixam!