Aquilo de que a Stratega e o Ertai falam não é elitismo, mas um facto incontornável dos Foruns.
Claro que há visitantes que merecem todo o respeito e claro que um registado por vezes merece pouco.
Mas, o que se passa, é que para as mesmas circunstâncias, o registado é mais respeitado e mais levado a sério.
Porquê?
Por várias razões, que já abordei acima e que nada têm que ver com elitismo mas com o facto de se saber quem está a falar (saber quem é e como é, nem que seja em termos virtuais).
Um post colocado por um visitante pode ser qualquer pessoa, não sabemos quem é, não lhe associamos uma personalidade (o que disse antes, o que defendeu antes, se participa muito ou pouco, o que costuma dizer, que assuntos costuma abordar, quais as suas opiniões e atitudes habituais, etc, etc).
Um registado cria, com o tempo, uma personalidade virtual que os outros se habituam a conhecer e se habituam respeitar e até com quem aprendem a lidar (uma brincadeira dita por um registado pode não ser levada a mal e se for dita por um visitante já pode ser levada bastante a mal).
Porquê?
Porque podemos não fazer a mínima ideia de com que intenção foi dita e se conhecermos a pessoa já podemos fazer ideia ou já podemos estar habituados à forma de ser dessa pessoa.
Acresce ainda que muitos escondem-se por detrás do anonimato para terem participações mais infelizes ou para escrever coisas puramente especulativas e sem grande fundamento (por exemplo, tentar enganar outros com rumores e coisas semelhantes).
Logo, de uma forma geral, as pessoas atribuem graus de credibilidade diferentes a um registado e a um não registado.
Nada tem que ver com elitismo. São factos, é assim que as coisas funcionam nos foruns (por vezes inconscientemente) com quase todos os participantes.
E o que eu referi, passa-se inclusivamente «dentro dos registados».
Uma coisa é um participante que mantém um nick há 2 ou 3 ou 5 ou mais anos, outra é um nick que foi registado há um mês (e que provavelmente usava outro antes e que provavelmente dentro de alguns meses desaparecerá e substituirá por outro).
As pessoas aprendem a fazer estas distinções, que repito, nada têm que ver com elitismo e são até distinções bastante sensatas, na minha opinião!
Como é óbvio aconselhamos a qualquer pessoa com uma participação minimamente regular a registar-se e a manter sempre o mesmo nick.
Trata-se, em última instancia, efectivamente de uma atitude de seriedade, honestidade e responsabilidade sim!