Página 1 de 1

EUA: espera-se abertura em baixa, mas aguardam-se resultados

MensagemEnviado: 18/1/2005 15:46
por TRSM
EUA: espera-se abertura em baixa, mas aguardam-se resultados

Os mercados norte-americanos deverão abrir em terreno negativo, penalizados pela subida do preço do petróleo. No entanto, a expectativa quanto aos resultados que irão ser apresentados após o fecho do mercado (IBM, Motorola, Yahoo) e ao tom dos discursos de responsáveis do Fed (Santomero, Stern, Pianalto e Lacker) poderá limitar a reacção dos investidores.

Foi revelado às 13h 30m o Empire Manufacturing relativo a Janeiro, tendo registado uma descida de 27.07 para 25.0. Serão ainda revelados às 14h 00m os números relativos à aquisição liquida de títulos norte-americanos por parte de investidores estrangeiros em Novembro, prevendo-se uma recuperação, o que deverá manter o interesse sobre o dólar em detrimento do euro. Espera-se uma subida de $48.1Bn para $58.5Bn.

A yield das obrigações norte-americanas a 10 anos desceu ontem 2pb para 4.210%, recuperando esta manhã 1pb para os 4.220% (a ausência dos investidores norte-americanos devido ao feriado retira importância a estas variações). O mercado aguarda com expectativa pelos discursos de hoje de responsáveis do FED, os quais poderão dar mais pistas sobre o sentimento dos membros do Fed relativamente ao ritmo de subida das taxas de juro (o mais provável é que haja uma aceleração do ritmo de subida de taxas pelo FED): Santomero discursa sobre Outlook da Economia; Stern discursa sobre a economia norte-americana; Pianalto discursa sobre Política Monetária; Lacker discursa sobre Tecnologia e Mercado de Trabalho.

O Euro após a queda de ontem de 0.3% face ao dólar para os 1.3067, estava praticamente inalterada esta manhã, na expectativa do tom dos discursos dos responsáveis do Fed e dos números macro-económicos.

O preço do petróleo (contrato de Fevereiro no NYMEX) subia esta manhã 1.8% (esteve encerrado ontem) para os $49.24, máximo das últimas sete semanas, devido às previsões de continuação do tempo frio na costa Nordeste dos Estados Unidos, o que poderá levar a um aumento da procura do Heating Oil. Além disso, o receio de cortes de produção por parte da OPEP e os receios de atentados no Iraque devido à aproximação das eleições (30 Janeiro) também estão a contribuir para a subida dos preços.

(BAC:NYS) O Bank of America, o terceiro maior banco norte-americano, registou no 4ºtrimestre um EPS $0.94, em linha com o esperado. A subida dos lucros em 41% foi suportada pela compra do FleetBoston Financial e o crescimento do crédito a empresas e particulares.

(MMM:NYS) A 3M apresentou um EPS de $0.91 no 4ºtrimestre, em linha com o esperado. As receitas foram de $5.09Bn vs consenso de $5.02Bn.

(IBM:NYS) A IBM irá apresentar os resultados após o fecho do mercado, esperando-se um EPS de $1.76 e receitas de $27.5Bn.

(MOT:NYS) A Motorola apresenta resultados após o fecho, sendo esperado um EPS $0.24 e receitas de $8.49Bn.

(YHOO:NAS) A Yahoo também irá apresentar os resultados após o fecho do mercado, esperando-se um EPS $0.11.

De destacar ainda a apresentação de resultados após o fecho por parte da Advanced Micro Devices e da Juniper Networks


2005/01/18 - 14:03
Fonte: Millennium bcp investimento