Caldeirão da Bolsa

PT, Sonaecom, EDP, PTM e BPI são as acções a ter em conta em

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por marafado » 18/1/2005 15:04

Recomendação de «In-Line»
Goldman Sachs atribui preço-alvo de 9,23 euros à Portugal Telecom
A Goldman Sachs melhorou a recomendação da Telefónica para «outperform» mas decidiu manter a Portugal Telecom em «In-Line», atribuindo à operadora de telecomunicações um preço-alvo de 9,23 euros, em linha com a actual cotação.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Goldman Sachs melhorou a recomendação da Telefónica para «outperform» mas decidiu manter a Portugal Telecom em «In-Line», atribuindo à operadora de telecomunicações um preço-alvo de 9,23 euros, em linha com a actual cotação.

Num estudo de ontem sobre operadoras de telecomunicações europeias, a Goldman Sachs diz que «apesar de a Portugal Telecom ser similar à Telefónica em termos de avaliação e previsão de crescimento de receitas, mantemos o nosso ‘rating’ de ‘In-Line’ por agora.

Neste estudo, o banco de investimento melhorou as recomendações sobre várias operadoras de telecomunicações europeias, como a Telefónica, Telefónica Móviles, KPN, Telenor, Mobistar e TIM Hellas.

«Permanecemos positivos no sector das telecomunicações, devido ao seu valor atractivo e retorno de ‘cash’, apesar dos riscos de crescimento para o segmento móvel», refere a Goldman.

Acerca da PT, o banco de investimento afirma que tal como a Telefónica, a operadora nacional gera uma parte significativa do seu «cash flow» na América Latina, mas fica atrás na diversificação de activos que Telefónica tem na região.

A Goldman recorda que a entrada de vários operadores no mercado móvel brasileiro, onde a PT está presente através de 50% da Vivo, conduziu a uma redução no ARPU (receita média mensal por cliente) em 20% e uma «forte contracção nas margens».

«Enquanto não esperamos nenhuma elevada melhoria no ambiente competitivo no mercado brasileiro, estimamos um abrandamento no crescimento de novos clientes depois do aumento massivo de 2004, o que em conjunto com economias de escala, deverá permitir uma melhoria nas margens», refere a mesma fonte.

Os elevados custos na captação de novos clientes foi uma das principais razões que explicam a deterioração das margens em 2004 da Vivo.

A Goldman, contudo, acredita que «os investidores devem permanecer cautelosos até serem evidentes as potenciais melhorias» no mercado brasileiro.

As acções da Portugal Telecom fecharam ontem nos 9,19 euros, pelo que o preço-alvo da Goldman Sachs apresenta um potencial de valorização inferior a 1%.
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59

PT, Sonaecom, EDP, PTM e BPI são as acções a ter em conta em

por marafado » 18/1/2005 14:07

PT, Sonaecom, EDP, PTM e BPI são as acções a ter em conta em 2005

18/01/2005 12:57

Segundo o Millennium bcp investimento PT, Sonaecom, EDP, PTM e BPI são as acções a ter em conta em 2005
O Millennium bcp investimento seleccionou cinco acções que considera ser as que os investidores mais devem ter em conta este ano - Portugal Telecom, Sonaecom, EDP, PT Multimédia e BPI - pois são as que apresentam o maior potencial de valorização, face aos preços alvo emitidos.

A Portugal Telecom surge no topo da lista, com um preço-alvo de 11,55 euros e uma recomendação de «compra», apesar de o banco de investimento «acreditar que o ano de 2005 pode trazer uma maior concorrência à área de rede fixa por parte dos operadores alternativos e que a evolução da situação regulatória deverá continuar a ter impactos negativos sobre a actividade da Portugal Telecom».

Pela positiva, o Millennium bcp investimento, destaca o espaço para crescimento de «cash-flow» no Brasil e refere que a Portugal Telecom «tem uma estrutura de capital flexível que permite equacionar investimentos em crescimento e manter políticas de remuneração accionista interessantes».

«Para além do seu potencial de valorização, admite-se que a Portugal Telecom deverá beneficiar da performance do sector das telecomunicações a nível europeu», refere a mesma fonte, na «newsletter» semanal do Activobank7.

Para o Millennium bcp investimento, a Sonaecom é outro dos títulos a considerar em 2005, dado o seu potencial de valorização e também o potencial de incorporação no preço de evoluções positivas ao nível do crescimento e da regulação na área de linha fixa.

O banco de investimento destaca as iniciativas da empresa que dão oportunidades de crescimento, como o lançamento dos serviços ADSL e o lançamento de um produto com características de telefone fixo para o mercado residencial.

«Pensa-se ainda que a Sonaecom pode beneficiar de um aumento de exposição às suas subsidiárias, através da compra de posições minoritárias ou da troca destas para posições accionistas da Sonaecom», refere o Millennium bcp investimento, que tem uma recomendação de «compra» e um preço-alvo de 4,85 euros para a empresa liderada por Paulo Azevedo.

À Energias de Portugal o Millennium bcp investimento atribui uma recomendação de «compra» e um preço-alvo de 2,70 euros, que oferece um potencial de valorização de 22%.

«Em termos relativos, comparando com o chamado -peer group-, a empresa transacciona em linha com um -dividend yield- de cerca de 4,3% e um EV/EBITDA inferior às eléctricas espanholas, sendo uma referência importante», refere a mesma fonte.

O banco de investimento acredita que «ainda que, com o ambiente de fraco crescimento económico e com as taxas de juro da dívida pública com tendência de queda, o sector das -utilities-, de uma forma geral, é uma boa aposta».

Outro dos títulos seleccionados é a PT Multimédia, que «deverá continuar a beneficiar do interessante potencial de crescimento do mercado de televisão por subscrição», bem como de «uma estrutura de capital conservadora que permite que a empresa tenha oferecido aos seus accionistas a possibilidade de participar num programa de recompra de acções».

A companhia liderada por Zeinal Bava recebe uma recomendação de «compra», com um preço-alvo de 23,05 euros.

«Os riscos associados à PT Multimédia prendem-se essencialmente com a evolução regulatória, bem como com o potencial aumento de concorrência no mercado de televisão por subscrição e Internet de banda larga», mas o Millennium bcp investimento «acredita que estes riscos já estão, pelo menos parcialmente, incorporados no preço da PT Multimédia».

Por fim, o Banco BPI também integra a lista dos títulos com maior potencial de subida em 2005, devido ao preço-alvo de 3,55 euros que lhe foi atribuído.

O Millennium bcp investimento «considera que o banco apresenta um potencial de crescimento de receitas interessante, bem como de redução de custos, embora...
 
Mensagens: 3433
Registado: 5/10/2004 16:59


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, joao garcao, luislobs, PAULOJOAO e 166 visitantes