Barinho Escreveu:Diz algo sobre a vela ERTAI, o que poderá suceder depois de uma vela

Barinho, ou não entendi a tua pergunta, ou estas com dificuldade em entender o que é uma vela, dsculpa se assim não é, mas pelo sim pelo não, aqui fica uma breve explicação de uma ...vela, tá??
.....................
História
Os japoneses começaram a utilizar a análise técnica para transaccionarem no longínquo século XVII. Apesar de ser muito diferente da iniciada por Charles Dow em cerca de 1900, muitas de "traves mestras" eram muito similares. O "o quê" (os preços) era muito mais importanto do que o "porquê" (notícias, resultados, etc...). Toda a informação conhecida está reflectida no preço. Os compradores e os vendedores fazem os preços baseados nas suas expectativas e emoções (medo, ganância...). Os mercados flutuam e o preço actual pode não reflectir o valor real da empresa.
Os conceitos de análise técnica introduzidos pelos japoneses estão relacionados mais com a visualização da informação a nível de preços do que propriamente análise técnica. A base da análise técnica japonesa são as "candlesticks" (velas), cujo desenvolvimento remonta ao século XIX. Muito do conhecimento nesta área é atribuido a um lendário comerciante de arroz, Sakata.
Formação
As "candlesticks" são formadas com o uso de quatro preços, o de abertura, o máximo, o mínimo e o preço de fecho. Sem os preços de abertura, os gráficos de "candlesticks" são impossíveis de desenhar. Se o encerramento é superior à abertura, uma "candle" transparente (normalmente branca) é disposta e caso o encerramento seja inferior à abertura então uma "candle" preenchida (normalmente preta) é disposta em cima do gráfico. A parte preenchida da "candlestick", seja ela preta ou branca é denominada de "corpo" (também designada como "corpo real"). As longas linhas finas acima e abaixo do corpo, representam o máximo e o mínimo e são denominadas de "sombras" (em inglês também designadas de "wicks" e "tails"). O máximo é marcado pelo topo da sombra superior e o mínimo é marcado pelo fundo da sombra inferior.
Quando comparadas com os tradicionais gráficos de barras, um gráfico de "candlesticks" mostra inúmeras vantagens. Mais atraentes em termos visuais, e de mais fácil interpretação. Cada "candlestick" mostra mais claramente os movimentos de preço. Um trader pode comparar imediatamente a relação entre a abertura e o fecho assim como entre o máximo e o mínimo. A relação entre a abertura e o fecho é considerada vital e é a essência das "candlesticks". As candles brancas indicam pressão compradora e a as candles pretas indicam pressão vendedora.
.....................
Consultar aqui:
http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... .asp?id=50
Abraço e
Até já
