Página 1 de 1

11,35 milhões de euros para Ota e TGV

MensagemEnviado: 17/1/2005 18:58
por marafado
11,35 milhões de euros para Ota e TGV

Verba atribuída por Bruxelas no âmbito da rede transeuropeia de transportes




Bruxelas atribuiu 620 milhões de euros para o estudo e execução de projectos da rede transeuropeia de transportes. As obras portuguesas, como o novo aeroporto de Lisboa e o comboio de alta velocidade (TGV), recebem 11,35 milhões.






De acordo com um comunicado de imprensa, mais de 65 por cento do montante anunciado hoje destina-se a projectos ferroviários e 20 por cento ao sistema de transportes inteligentes e inovadores, como o sistema de inter-operacionalidade nos domínios ferroviários e de navegação aérea.

Os projectos portugueses contemplados são a segunda fase do novo aeroporto de Lisboa, na Ota (1,2 milhões de euros), o TGV Lisboa-Porto secção Coimbra-Porto (2,9 milhões), o novo projecto TGV Coimbra-Vigo (1,0 milhões), o TGV Lisboa-Porto secção Lisboa-aeroporto da Ota (4,0 milhões), parte da ligação IP1-IP3 (1,0 milhões) e a integração dos portos nas auto-estradas do mar (1,25 milhões).

O maior financiamento europeu, de 100 milhões de euros, será utilizado no projecto de sistema de navegação por satélite Galileu.

Os 30 projectos prioritários da rede transeuropeia de transportes representam só por si investimentos que irão totalizar 225 mil milhões de euros até 2020.

"A construção da rede transeuropeia de transportes é um elemento vital para a competitividade económica e o desenvolvimento equilibrado e durável da União Europeia", disse Jacques Barrot, vice- presidente da Comissão Europeia responsável pela política de transportes.

Com Lusa