Página 1 de 1

MensagemEnviado: 14/1/2005 12:32
por soeirinho






Stanley Ho quer 2% da EDP até ao final de 2005

14-1-2005 10:57



Stanley Ho, o magnata do jogo de Macau e dono da Estoril-Sol, quer reforçar a sua posição na EDP para 2 por cento do capital da eléctrica, até ao final de 2005.
Neste momento o empresário detém uma participação de aproximadamente 1 por cento na eléctrica nacional, conforme noticiou ontem o Jornal de Negócios.

Stanley Ho, que integra a comitiva empresarial da visita de Estado do Presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, à República Popular da China, acrescentou ontem, em Pequim, que «se trata de um investimento interessante».

BolsaPt.com



EDP convoca Assembleia Geral na Hidrocantábrico para eleger

MensagemEnviado: 12/1/2005 13:42
por Visitante
EDP convoca Assembleia Geral na Hidrocantábrico para eleger administração

12/01/2005 12:50 cn

EDP convoca Assembleia Geral na Hidrocantábrico para eleger administração
A Energias de Portugal convocou uma assembleia geral (AG) de accionistas da Hidrocantábrico para 28 de Janeiro, onde pretende alterar a administração da empresa espanhola, de modo a reflectir o facto de a eléctrica portuguesa controlar agora 95,7% do capital da empresa.

Segundo o jornal espanhol «Cinco Dias», a AG deverá aprovar uma «profunda remodelação» dos estatutos da Hidrocantábrico, para dar maior protagonismo à EDP, que no ano passado reforçou a sua presença no capital da eléctrica espanhola num investimento de 1,2 mil milhões de euros.

A EDP deverá nomear sete elementos para o Conselho de Administração da Hidrocantábrico, com os restantes dois a serem da responsabilidade da Cajastur, que controla 3% da Cantábrico e mais de 5% da EDP.

Na Comissão Executiva a EDP nomeará quatro administradores e a Cajastur o restantes, sendo que o presidente da eléctrica, segundo os estatutos, deverá ser uma «pessoa de prestígio e vinculada às Astúrias», um perfil cumprido pelo actual líder, Manuel Menéndez.

Os estatutos da empresa espanhola, a serem aprovados na AG, definem também que a gestão da empresa será sempre realizada a partir de Oviedo e a EDP compromete-se a garantir e ampliar os investimentos previstos para os próximos anos.

Na AG da EDP, prevista para 31 de Janeiro, Manuel Menéndez deverá ser eleito administrador da eléctrica portuguesa, em representação da Cajastur.