Página 1 de 1

MensagemEnviado: 9/1/2005 21:50
por Cali
Viva. Eu sou o visitante das 15.06h (na altura esqueci-me que não estava 'logon')

Tal como você, tambem eu comprei uma moradia usada, sem qualquer sistema de aquecimento, que vim a descobrir ser gélida no Outono e Inverno.

Com obras de restauro terminadas, estava fora de questão voltar a partir tudo para fazer instalação de aquecimento central (alem do custo elevado dessa instalação), por isso comecei pelos aquecedores cataliticos a gás. Não gostei. Pouco portáteis, incomodos por ser preciso andar sempre a comprar garrafas de gás, e ao fim de algum tempo começam a cheirar a gás.

Foi aí que comecei a ponderar a proposta da EDP. E acabei por comprar 5 acumuladores de calor.

Da minha experiencia resultaram as seguintes conclusões :

- Os Acumuladores (daqui em diante designados por AC) são uma boa opção para apartamentos até 3/4 assoalhadas, e caso a casa esteja habitada a maior parte do dia.

- Os AC não são uma boa opção para moradias, ou apartamentos grandes, especialmente se desabitados durante o dia.

Porquê? Passo a explicar:

Os AC funcionam por processo de acumulação. Estando ligados cerca de 7 a 8 horas durante a noite, no periodo da tarifa mais barata em regime bi-horario, eles aquecem uma especie de tijolos refratários que estão lá dentro, e que mantém o calor durante as doze horas seguintes, libertando-o gradualmente, e mantendo a casa quente durante o dia, com os aparelhos desligados. O pico do calor é conseguido ao final da noite e durante a manhã, e depois vai diminuindo gradualmente até á noite, altura em que são ligados de novo, ás 22.00h.

Cada AC de tamanho médio (existem vários tamanhos) gasta por mês, se ligado todos os dias, cerca de 4 contos, e consome 1700 W. Se a area a aquecer não fôr muito grande é possivel obter um desempenho satisfatório por pouco dinheiro, considerando que não existe investimento inicial elevado, e que com 3 AC se vai gastar 12-13 contos por mês em aquecimento.

Contudo, para casas grandes é um investimento desinteressante. E é absurdo que a EDP promova os AC desta forma, sem chamar a atenção para os ‘pormenores’. Tem quase contornos de burla.

Veja o meu caso: se considerarmos que eu preciso de 8 AC na minha casa para aquecer toda a area, em dois pisos, iria gastar cerca de 35 contos/mês para ter uma coisa parecida com um sistema de aquecimento central. Se eu quiser e puder gastar isso tudo, o problema é meu. Mas temos outro problema! É que a EDP não diz aos clientes que um quadro electrico normal não aguenta mais de 2 ou 3 AC ligados, juntamente com o resto dos aparelhos domésticos. Então, temos que contratar um aumento de potencia á EDP, e passar a pagar mais. Ainda assim, este aumento de potencia, até ao limite possivel, só permite ligar 4 ou 5 AC, sendo que, para ligar mais do que isso, temos que mudar o quadro electrico e instalar um sistema trifásico, isto se a propria instalação electrica da casa (os fios) aguentarem a carga absurda que 8 AC ligados ao mesmo tempo representariam. Então o que é que me aconteceu? Comecei por comprar 5 AC, e instalei-os nas divisões onde mais precisava, contratei o aumento de potencia até ao limite possivel, mas só consigo ter 4 AC ligados ao mesmo tempo, se tiver outros aparelhos ligados (luzes, TV, maquinas da cozinha, etc). O resultado é que só tenho meia casa aquecida, e gasto 17 contos por mês a mais em electricidade por mês.
Depois existe a parte chata de estar a gastar todos os dias, mesmo nos periodos ou noites em que não estamos em casa.
Este ano desisti de usar os AC. Para ter meia casa aquecida, virei-me para os termoventiladores. Um em casa divisão, ligados quando se precisa, aquecem a area em 10 minutos, e desligam-se quando já não são precisos.
Entretanto, tenho alguns AC para venda a preço competitivo a quem possa fazer bom uso deles. Sim, porque reafirmo os AC como uma boa opção para casas pequenas, escritórios, e areas que sejam habitadas todo o dia, justificando dessa forma a sua utilização constante. É lamentável que a EDP não tenha o cuidado de fazer uma promoção isenta. O que lhes interessa é aumentar o consumo de electricidade, e nisso os AC são um optimo “abono de familia”.
Espero ter sido util, caro/a Suiça.

MensagemEnviado: 9/1/2005 20:14
por PJBM2
A minha opinião é que quem pretender usar a electricidade para aquecer a casa, o melhor é, sem dúvida, os acumuladores de calor. Ora o seu uso não pode ser aleatório. Só se devem ligar no período vazio (é necessário aderir à tarifa bi-horária). A vantagem é que permite ter a casa quente todo o dia. Depois, é ver se é necessário tê-lo ligado em todo período vazio. Outra medida adicional é isolar bem a casa (janelas, portas, etc...).
O ar condicionado tem o inconveniente de necessitar o compressor, e não é cómodo para os apartamentos, por exemplo.

caro Visitante

MensagemEnviado: 9/1/2005 20:09
por suica
Relativamente ao ar condicionado ,sente-se confortavel? isto e nao e alergico ao ar ?, e qual duraçao que os aparelhos estao ligados?

MensagemEnviado: 9/1/2005 19:16
por Visitante
Eu tive acumuladores de calor e a taxa bi-horária da EDP, bom foi um investimento para esquecer, para além de gastar mais de 600 euros na compra doa aparelhos ainda tive a conta da EDP mais alta do que antes, pois só a partir das 222 horas é que contava a taxa para o bi-horário, mas como moro numa região muito fria de inverno e muito quente de verão, eu acabava por ligar por volta das 17:30 e depois foi o que se viu :shock:
E no verão tinha outro problema o calor e não tinha como o resolver, acabei então por montar ar condicionado há cerca de 1 ano e estou muito mais satisfeito quer naquilo que pago no final do mês à EDP como resolvi o problema para os dias de calor.
Esta foi a minha opinião e experiência no assunto, mas há que ter em atenção os factores que referi ao longo do post.

bt

MensagemEnviado: 9/1/2005 16:48
por vset
Boa tarde,

Que tipos de aquecimento poderaram para a escolha ?

Atentamente,
vset

caro visitante

MensagemEnviado: 9/1/2005 16:33
por suica
A questao e que a minha Moradia foi adquirida sem qualquer tipo de aquecimento , a minha primeira opçao era os ar condicionados mas no verao nao tenho grande necessidade de refregiraçao, dai ter houvido falar nos acumuladores de calor.Os aparelhos que vi sao da Haverland feitos em Espanha , onde se mete uma outra questao seguramente em Espanha devem ser mais baratos?! De qualquer maneira agradeço opinioes ou experiençias que me possam ilucidar.

MensagemEnviado: 9/1/2005 16:06
por Visitante
Caro/a Suiça, eu tenho acumuladores de calor. Sei quase tudo sobre os mesmos. Agora vou sair, mas assim que tenha um bocadito mais de tempo venho cá falar consigo, ok ? :)

MensagemEnviado: 9/1/2005 14:58
por Leigo
Amigo Suica:
Não o posso ajudar na sua pergunta mas posso, isso sim, dar-lhe algumas dicas que eu, pessoalmente constactei:
Tenho aquecimento central em minha casa desde 1994. 10 radiadores num total de +/- 100 elementos.
Paralelamente o sistema funciona tambem para AQS.
Até final de Junho a alimentação era a gás. Botijas de 45 kls. Em pleno inverno uma botija durava cerca de 1 semana (55 euros).
A partir de Julho comprei uma caldeira a gasoleo e quer acredite ou não, a preços actuais, reduzi em cerca de 35% a despesa com o aquecimento. A partir daqui faça a sua análise. Não posso dizer que a electricidade seja a mais barata das energias, agora, com certeza posso garantir que o preço é muito mais barato a gasoleo em relação a gás.
BFS

MensagemEnviado: 9/1/2005 14:39
por Leigo
Anonymous Escreveu:Só lhe posso indicar a minha opinião técnica, ou seja se pretende aquecer uma habitação directamente a partir da electricidade essa será certamente a opção mais barata, isto se aproveitar a tarifa bi-horária estritamente.

Deixo no entanto a indicação que aquecer uma casa a partir directamente da electricidade não é a opção mais barata, o próprio ar condicionado é mais barato.


brrrrrrr........que frio......

MensagemEnviado: 9/1/2005 13:41
por Visitante
Só lhe posso indicar a minha opinião técnica, ou seja se pretende aquecer uma habitação directamente a partir da electricidade essa será certamente a opção mais barata, isto se aproveitar a tarifa bi-horária estritamente.

Deixo no entanto a indicação que aquecer uma casa a partir directamente da electricidade não é a opção mais barata, o próprio ar condicionado é mais barato.

MensagemEnviado: 9/1/2005 13:40
por Visitante
Só lhe posso indicar a minha opinião técnica, ou seja se pretende aquecer uma habitação directamente a partir da electricidade essa será certamente a opção mais barata, isto se aproveitar a tarifa bi-horária estritamente.

Deixo no entanto a indicação que aquecer uma casa a partir directamente da electricidade não é a opção mais barata, o próprio ar condicionado é mais barato.

OffTopic Aquecimento

MensagemEnviado: 9/1/2005 11:41
por suica
Caros Amigos Poderiam dizer se alguem tem acumuladores de calor em casa e se è uma boa opçao. ?