Caldeirão da Bolsa

EDP e PTM

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EDP e PTM

por Visitante » 7/1/2005 16:57

Investimento em acções nacionais cresce 3,4%
Fundos reforçam posições na EDP e na PTM em Dezembro
Os fundos de investimento mobiliários (FIM) reforçaram as posições em títulos da EDP e PTM em Dezembro, mês em que o investimento total em acções nacionais cresceu 3,4% face ao mês anterior. A Sonae SGPS continua a ser o título preferido.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


Os fundos de investimento mobiliários (FIM) reforçaram as posições em títulos da EDP e PTM em Dezembro, mês em que o investimento total em acções nacionais cresceu 3,4% face ao mês anterior. A Sonae SGPS continua a ser o título preferido.

Os fundos de investimento mobiliários (FIM) reforçaram as posições em títulos da EDP e PTM em Dezembro, mês em que o investimento total em acções nacionais cresceu 3,4% face ao mês anterior, revela a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em comunicado.

O investimento total em acções nacionais atingiu os 743,6 milhões de euros, o que representa uma subida de 3,4% face a Novembro. Os FIM apostaram reforçar as suas posições em acções da EDP, onde se registou um aumento de 42,8% no período em análise. Este aumento pode ser justificado em parte pelo processo de aumento de capital da eléctrica nacional, que foi concluído em Dezembro.

A PT Multimédia foi outro título que observou um reforço por parte dos FIM, com um aumento de 11,9%, em contrapartida o BES registou uma queda do seu peso com um recuo de 4,6% face a Novembro. As acções cujo peso é maior pertencem à Sonae SGPS, com um valor de 80,8 milhões de euros, ou 10,9% sobre o total de acções. Em Dezembro o reforço nestes títulos foi de 1,2%. Em Dezembro, a Semapa entrou para a lista das dez empresa preferidas pelos FIM, substituindo a Sonaecom.

A capitalização média dos FIM subiu 2,6 milhões de euros quando comparada com Novembro, «tendo o valor de gestão atingido 23.848,2 milhões de euros, mais 2,4%» segundo o CMVM.

Entre o tipo de activos e de mercados, o que registou o maior aumento no mês em análise foi o de unidades de participação nacionais, com um crescimento de 35,9%, e com um peso sobre o total de investimentos de 4,3%.

As aplicações em mercados internacionais em Dezembro desceram 0,1% face ao mês anterior, com o Luxemburgo a manter a liderança com 8.098,4 milhões de euros, com um peso de 47,1% do total dos investimentos, o que compara com 1.599,7 milhões de euros investidos em Portugal, cujo peso é de 9,3%.

Quanto aos «fundos especiais de investimento, a capitalização média ascendeu, em Dezembro, a 47,3 milhões de euros» segundo a CMVM, o que corresponde a um acréscimo de 29,9 milhões de euros em Dezembro.

O valor sob gestão atingiu os 567 milhões de euros, um aumento de 227,3%, justificado em parte pela CMVM pela «entrada em actividade de dois novos fundos especiais de investimento: o ‘Mundivest’, gerido pelo Santander e o ‘BPN Diversificação’ gerido pela BPN Fundos».

A AF Investimentos manteve-se como líder de mercado de FIM, com 19,9% de posição, menos 0,94 pontos percentuais (p.p.) do que em Novembro, a maior queda entre os fundos. A Caixagest segue em segundo lugar no «ranking» com 19,1%, mantendo a quota de mercado do mês anterior. A maior subida em relação à quota de mercado, pertenceu ao BPN fundos, com cresceu 1,18 p.p. em Dezembro, com uma posição de 2,5%.
Visitante
 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 165 visitantes