telecomunicações
Optimus contorna deliberação da Anacom
helder robalo
ilídia pinto
Embora a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) tenha proibido a comercialização do «Optimus Home», lançado a 15 de Novembro, a verdade é que o telefone fixo sem assinatura mensal do grupo Sonae continua operacional no mercado. Todos os clientes que aderiram ao «Home» antes de 26 de Novembro, data da deliberação da Anacom, continuam a beneficiar do serviço, mas com um bónus adicional as chamadas são gratuitas.
Esta foi a forma encontrada pela Optimus para não prejudicar os clientes, mas, sobretudo, para contornar a decisão da Anacom, que obrigava à «cessação do serviço». A lógica da operadora parece ser a de que não cobrando pelo serviço este não existe na prática. Assim, os assinantes foram informados da deliberação da Anacom e, simultaneamente, da entrada em vigor de uma fase de «teste-piloto», por tempo indeterminado, durante o qual todas as chamadas nacionais e internacionais não têm qualquer custo.
A ganhar ficam também todos os potenciais novos clientes do «Home», já que embora não possam adquirir o produto, podem subscrever uma pré-adesão nas lojas de telecomunicações, entre as quais a Optimus e Worten. Que, na prática, será gratuito, pois irá custar - quando o serviço for desbloqueado pela Anacom - 69,90 euros com um crédito de 70 euros em chamadas. Quem o comprou antes de 26 de Novembro só teve direito a um bónus de 15 euros.
O DN tentou ouvir a Optimus sobre este assunto, mas a operadora da Sonae não quis tecer quaisquer comentários.
Optimus contorna deliberação da Anacom
helder robalo
ilídia pinto
Embora a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) tenha proibido a comercialização do «Optimus Home», lançado a 15 de Novembro, a verdade é que o telefone fixo sem assinatura mensal do grupo Sonae continua operacional no mercado. Todos os clientes que aderiram ao «Home» antes de 26 de Novembro, data da deliberação da Anacom, continuam a beneficiar do serviço, mas com um bónus adicional as chamadas são gratuitas.
Esta foi a forma encontrada pela Optimus para não prejudicar os clientes, mas, sobretudo, para contornar a decisão da Anacom, que obrigava à «cessação do serviço». A lógica da operadora parece ser a de que não cobrando pelo serviço este não existe na prática. Assim, os assinantes foram informados da deliberação da Anacom e, simultaneamente, da entrada em vigor de uma fase de «teste-piloto», por tempo indeterminado, durante o qual todas as chamadas nacionais e internacionais não têm qualquer custo.
A ganhar ficam também todos os potenciais novos clientes do «Home», já que embora não possam adquirir o produto, podem subscrever uma pré-adesão nas lojas de telecomunicações, entre as quais a Optimus e Worten. Que, na prática, será gratuito, pois irá custar - quando o serviço for desbloqueado pela Anacom - 69,90 euros com um crédito de 70 euros em chamadas. Quem o comprou antes de 26 de Novembro só teve direito a um bónus de 15 euros.
O DN tentou ouvir a Optimus sobre este assunto, mas a operadora da Sonae não quis tecer quaisquer comentários.