Página 1 de 1

Factos Relevantes 6 Janeiro - Empresas & Sectores

MensagemEnviado: 6/1/2005 12:03
por TRSM
Factos Relevantes 6 Janeiro - Empresas & Sectores

(PTM:LIS, Compra, Preço Alvo Eur23.05) A Anacom divulgou os dados da televisão por cabo, referentes ao 3º trimestre de 2004. O número de subscritores de televisão por cabo ascendeu a 1.4 milhões (+6% YoY e +1.4% QoQ), correspondendo a 19 mil novos clientes. O total de casas cabladas atingiu os 3.6 milhões (+3.8% YoY). A quota de mercado da TV Cabo, participada da PTM, manteve-se estabilizada nos 82%. A nossa estimativa para subscritores de cabo da TV Cabo para o final do ano é de 1.15 milhões.

(EX:PAR) A Vivendi negou ontem estar em negociações para comprar a fabricante de videojogos Ubisoft, salvando-a de uma provável oferta hostil por parte da Electronic Arts.

(SIE:FRA) A Siemens anunciou que as suas vendas na China cresceram 28% em 2004, atingindo $4.6Bn.

(LSE:LON, NXT:PAR, DB1:FRA) Segundo a Reuters, a London Stock Exchange irá reunir hoje com a Deutsche Boerse e amanhã com a Euronext para discutir as ofertas destas empresas.

(BMW:FRA) Segundo a imprensa, a BMW já terá recebido 40.000 encomendas nos Estados Unidos para o novo modelo da Serie 3.

(BAY:LON) A British Airways irá descer a sobretaxa de combustível nas suas tarifas de carga em 13% para 20p, esta semana.

(EAD:PAR) Segundo fontes próximas da empresa, a Airbus terá entregue 320 aviões em 2004, batendo pelo segundo ano consecutivo a sua rival norte-americana Boeing.

(BARC:LON) A UBS subiu o preço alvo sobre o Barclays em 5.4% para 680p.

(PHIA:AMS) A Lehman Brothers subiu o seu preço alvo sobre a Philips em 8.1% para Eur20, mas desceu a sua recomendação de overweight para equalweight.

(SBUX:NYS) A Starbucks perdeu 3.7% after-hours depois de apresentar um crescimento das vendas em Dezembro em lojas abertas há mais de um ano de 8%, quando o consenso apontava para 9.8%.

(NSM:NYS) O Credit Suisse subiu a recomendação sobre a National Semiconductor de underperform para neutral.

(GM:NYS) A General Motors anunciou que irá aumentar os incentivos à compra dos seus automóveis, reagindo assim à queda de 2.4% das vendas nos EUA em Dezembro (perdeu quota de mercado).

(BMY:NYS) Segundo o New York Times, a Bristol-Myers a farmacêutica está a negociar a venda de uma das unidades, a qual poderá gerar um encaixe financeiro de $1Bn.

(GOOG:NAS) A Merrill Lynch iniciou a cobertura da Google com uma recomendação de neutral.

(BVSN: NAS) A BroadVision revelou que as receitas no 4ºtrimestre irão ser um linha com o intervalo esperado entre $18Mn a $20Mn.


2005/01/06 - 10:39
Fonte: Millennium bcp investimento

Hot Stocks

(VOW:FRA) O CEO da Volkswagen reafirmou as suas previsões de lucro para 2004, dizendo que, apesar de o seu programa de corte de custos ?ForMotion? terminar no final do ano, este continuará a ser um ponto de grande enfoque.

2005/01/06 - 10:37
Fonte: Millennium bcp investimento

Petróleo e Euro suportam ganhos na Europa

As bolsas europeias recuperavam esta manhã, beneficiando das quedas no preço no petróleo e no Euro, com o Eurostoxx a subir 0.15%. O sector automóvel voltava a estar forte, suportado pelas declarações do CEO da Volkswagen que espera ter atingido os objectivos em 2004. A liquidez poderá estar condicionada pelo encerramento das bolsas de Madrid e Helsínquia pelo dia de Reis e pela expectativa quanto aos dados do emprego norte-americano que serão divulgados amanhã.

Serão divulgados esta manhã (10:00) diversos indicadores de confiança referentes à Zona Euro, depois de a confiança dos consumidores franceses ter caído de -23 para -25, ficando aquém dos -22 apontados pelo consenso. Esta tarde serão ainda divulgados os pedidos de subsídio de desemprego norte-americanos (13:30)

A Volkswagen subia 1.2%. O seu CEO reafirmou as previsões de lucro para 2004, dizendo que, apesar de o seu programa de corte de custos "ForMotion" terminar no final do ano, este continuará a ser um ponto de grande enfoque. (VOW:FRA)

A Renault subia 0.7%. Esta manhã, a fabricante de automóveis francesa anunciou que as suas vendas globais cresceram 4.2% em 2004.

Também a BMW subia 0.8%. Segundo a imprensa, a fabricante de automóveis já terá recebido 40.000 encomendas nos Estados Unidos para o novo modelo da serie 3. (BMW:FRA)

Também a EADS subia 1.8%. Segundo fontes próximas da empresa, a Airbus terá entregue 320 aviões em 2004, batendo pelo segundo ano consecutivo a sua rival norte-americana Boeing. (EAD:PAR)

A Siemens anunciou que as suas vendas na China cresceram 28% em 2004, atingindo $4.6Bn. Subia 0.3%. (SIE:FRA)

O Barclays subia 0.3%, beneficiando da subida do preço alvo pela UBS em 5.4% para 680p. (BARC:LON)

A LSE, a Euronext e a Deutsche Boerse estavam praticamente inalteradas aguardando mais desenvolvimentos quanto a eventuais ofertas sobre a bolsa inglesa. Segundo a Reuters, a London Stock Exchange irá reunir hoje com a Deutsche Boerse e amanhã com a Euronext para discutir as ofertas destas empresas. (LSE:LON, NXT:PAR, DB1:FRA)

A Vivendi negou ontem estar em negociações para comprar a fabricante de videojogos Ubisoft, salvando-a de uma provável oferta hostil por parte da Electronic Arts. Perdia 0.2%. (EX:PAR)

A British Airways irá descer a sobretaxa de combustível nas suas tarifas de carga em 13% para 20p, esta semana. A empresa apresentará hoje os dados relativos ao tráfego de Dezembro. Perdia 0.1%. (BAY:LON)


2005/01/06 - 11:04
Fonte: Millennium bcp investimento

Fecho dos Mercados

Portugal. O mercado nacional encerrou em terreno positivo, perto dos máximos do dia, escapando à queda dos mercados congéneres europeus, penalizados pelo receio de uma aceleração do movimento de subida de taxas nos EUA. Foi a quarta sessão consecutiva de subida da bolsa portuguesa, embora tenha sido uma valorização ligeira. O PSI20 valorizou-se 0.1% para os 7.659 pontos, suportado pelas subidas do BCP e da EDP. Registaram-se 6 subidas e 9 descidas, tendo a PT Multimedia liderado os ganhos (+1.33% para os Eur19.00).

Europa. A Europa terminou em terreno negativo, com os principais índices a observarem perdas entre os 0.7% e 1%, penalizados pelos receios acrescidos de que a subida de taxas norte-americanas não será tão gradual como esperado. Nas actas da última reunião do Fed, foi referido que o actual nível de taxas reais encontra-se abaixo do nível necessário para manter estável a inflação. O Eurostoxx caiu 0.7%, tendo o sector químico liderado as desvalorizações. A Bayer perdeu 2.8%. O sector tecnológico também terminou com quedas significativas, penalizadas pela performance negativa do Nasdaq. A Nokia perdeu 0.8%, a Ericsson 1.8% e a Alcatel 2.1%.

EUA. Wall Street encerrou em queda, reagindo ainda às actas do Fed divulgadas na véspera. Dow Jones (-0.32%), S&P500 (-0.36%) e Nasdaq (-0.79%). Semicondutores registam quedas significativas após Xilinx (-3%) avisar que as vendas do 3ºtrim. caíram mais que o esperado. O Philadelphia Semiconductor Index perdeu 1.5%. As companhias aéreas também ajudaram a pressionar o mercados, depois da Delta Airline (--7%) ter anunciado que irá cortar as tarifas até 50%. A NYSE transaccionou 1.68Bn de acções, acima da média dos últimos 3 meses de 1.36Bn. O rácio de ganhos/perdas foi de 0.2.


2005/01/06 - 10:36
Fonte: Millennium bcp investimento

Revista de imprensa diária
As principais notícias de economia na imprensa diária de hoje.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


Estas são as principais notícias económicas na imprensa diária de hoje:

Um quarto das famílias vai receber menos abono (Jornal de Negócios ) O centro distrital de Lisboa da Segurança Social notificou cerca de 100 mil agregados com direito a abono de família para os informar sobre a suspensão ou redução das respectivas prestações. Destes, 56 mil passarão a receber menos abono, o que representa cerca de um quarto dos beneficiários do distrito.

Governo diz a Bruxelas que todos os serviços vão pagar contribuição patronal à CGA (Jornal de Negócios) O Governo pretende alargar a todas as entidades do Estado o pagamento de uma taxa de contribuição patronal idêntica à do regime geral da Segurança Social, revela a actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) entregue à Comissão Europeia pelo Executivo de gestão.

Combustíveis vão custar mais 50 cêntimos à noite (Público) O preço dos combustíveis deverá mesmo sofrer um aumento de 50 cêntimos por cada abastecimento efectuado à noite (entre as 22h00 e as 7h00). A decisão de sugerir a aplicação desta taxa foi ontem confirmada pelo Conselho Geral da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (Anarec), segundo disse ao PÚBLICO António Saleiro, presidente da associação.

Finanças cobraram Sisa a mais no início de 2005 (Público) Quem comprou imóveis nos primeiros dias de 2005 pode ter sido prejudicado pela aplicação da tabela antiga do IMT - Imposto Municipal sobre as Transmissões de Imóveis (ex-sisa), assume o Ministério das Finanças numa nota ao PÚBLICO. A mesma nota promete, nesses 274 casos, o ressarcimento do IMT cobrado a mais, sem necessidade de que os contribuintes o peçam.

Estado vende 5% da EDP para evitar problemas de tesouraria (Diário Económico) A Direcção-Geral do Tesouro vendeu cerca de 5% do capital social da EDP à Parpública muito perto do final de 2004, encaixando com isso cerca de 400 milhões de euros, com a intenção de garantir uma ‘almofada’ de tesouraria e evitar eventuais problemas, apurou o Diário Económico.

Concurso caótico custou 1,8 milhões de euros ao Estado (Diário de Notícias) Até Setembro último, a factura do caótico concurso de professores de 2004 acumulou mais de um milhão e oitocentos mil euros de custos. O número, até agora mantido em segredo, é revelado pela auditoria da Inspecção Geral de Finanças (IGF), da qual a ministra Maria do Carmo Seabra apresentou ontem uma síntese das conclusões.

REN prepara fecho de negócio com Tejo Energia (Diário de Notícias) A REN vendeu ontem à EDP os terrenos das centrais termoeléctricas de Tunes, Setúbal e Carregado. A EDP pagou 40,6 milhões de euros pela transacção. Em declarações ao DN, José Penedos, presidente da REN, afirmou que a empresa prepara-se para, provavelmente ainda hoje, acordar idêntica transacção com a Tejo Energia, detentora da Central do Pego.

Tribunal de Contas remete processos para Ministério Público (Diário de Notícias) O Tribunal de Contas decidiu remeter ao Ministério Público o processo da auditoria de fiscalização dos actos e contratos a que foi recusado visto nos anos 2000 e 2001, na Madeira. A acção abrangeu entidades ligadas à administração regional e à administração local câmaras municipais do Funchal, Calheta, Câmara de Lobos, Machico, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava e Santa Cruz.

CN