ESR recomenda comprar PTM, Impresa e Media Capital
Sector «media» é o que mais beneficia com eleições antecipadas
O sector dos «media» é o mais beneficiado do processo de eleições antecipadas em Portugal, visto haver um aumento do investimento publicitário, segundo o research do Espírito Santo sobre as perspectivas para 2005.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
O sector dos «media» é o mais beneficiado do processo de eleições antecipadas em Portugal, visto haver um aumento do investimento publicitário, segundo o research do Espírito Santo sobre as perspectivas para 2005.
O ESR recomenda a «compra» das acções da Impresa, da Media Capital e da PT Multimédia, com as empresas a beneficiarem do investimento publicitário que se prevê aumentar devido às eleições antecipadas agendadas para 20 de Fevereiro de 2005. O research salienta que em 2005 o investimento publicitário vai ser o «catalizador» das televisões em canal aberto.
«O principal condutor da Impresa para 2005 deve ser, para além de evolução do mercado de publicidade, o desempenho» do canal aberto da SIC, de acordo com o research.
«A principal questão liga-se às audiências da SIC», que apesar de ter perdido a liderança recentemente, «deve reforçar a grelha de programação para 2005, enquanto o sucesso do horário nobre da TVI, ‘A Quinta das Celebridades’ deve acabar em Dezembro».
A compra de 41% da posição que o BPI tinha na SIC por parte da Impresa é considerada pelo ESR como «notícias muito boas para a Impresa», conseguindo o controlo total da SIC. Com a incorporação da compra da SIC, a Impresa está a negociar com um múltiplo de 9,5 vezes tendo em conta o EBITDA esperado para 2005, «ligeiramente abaixo do sector».
«O crescimento do mercado publicitário e a incerteza em volta das audiências devem ser os principais condutores para o desempenho do preço do título», segundo o mesmo research. O preço-alvo apontado pelo ESR para a Impresa é de 6,3 euros.
Audiências da TVI devem baixar em 2005
Os impulsionadores para a Media Capital são por um lado o crescimento do mercado publicitário e por outro a evolução das audiências de televisão. «A TVI, televisão da Media Capital, continua a ter boas audiências», o que pode dar margem de manobra para revisões, segundo os mesmos responsáveis.
«A TVI tornou-se a televisão mais vista, reforçando a liderança no horário nobre desde Outubro, principalmente devido ao sucesso da ‘Quinta das Celebridades’», acrescentam. O ESR estima que as audiências da TVI estabilizem em 2005 para um nível mais baixo do que o registado no último trimestre de 2004.
A Media Capital está a negociar com um múltiplo de 10 vezes tendo em conta o EBITDA esperado para 2005, o que compara com a média de 9,8 vezes do sector. «Acreditamos que o potencial de valorização (relativo à entrada da alemã RTL no capital da empresa) já está incorporado no preço da acção», segundo o mesmo research. O ERS recomenda um preço-alvo de 6,1 euros para a Media Capital.
O principal impulsionador da PT Multimédia «deveria continuar a ser a sua divisão de televisão paga», diz o research que acrescenta que a «PTM devia lançar novos canais em português para crescer».
A futura evolução do EBITDA da PTM é «menos clara, mas esperamos uma melhoria nos próximos anos», segundo os mesmos responsáveis. «Acreditamos que devia ser crucial ver a evolução dos clientes de banda larga nos próximos trimestres, visto que esta é uma das principais fontes de crescimento para o futuro da PTM», conclui o ESR.
As acções da Impresa [Cot] fecharam a sessão a cair 0,17% para os 5,79 euros, enquanto as da Media Capital [Cot] encerraram inalteradas nos 5,4 euros. A PT Multimédia fechou a ganhar 2,25% para os 18,15 euros.
Sector «media» é o que mais beneficia com eleições antecipadas
O sector dos «media» é o mais beneficiado do processo de eleições antecipadas em Portugal, visto haver um aumento do investimento publicitário, segundo o research do Espírito Santo sobre as perspectivas para 2005.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
O sector dos «media» é o mais beneficiado do processo de eleições antecipadas em Portugal, visto haver um aumento do investimento publicitário, segundo o research do Espírito Santo sobre as perspectivas para 2005.
O ESR recomenda a «compra» das acções da Impresa, da Media Capital e da PT Multimédia, com as empresas a beneficiarem do investimento publicitário que se prevê aumentar devido às eleições antecipadas agendadas para 20 de Fevereiro de 2005. O research salienta que em 2005 o investimento publicitário vai ser o «catalizador» das televisões em canal aberto.
«O principal condutor da Impresa para 2005 deve ser, para além de evolução do mercado de publicidade, o desempenho» do canal aberto da SIC, de acordo com o research.
«A principal questão liga-se às audiências da SIC», que apesar de ter perdido a liderança recentemente, «deve reforçar a grelha de programação para 2005, enquanto o sucesso do horário nobre da TVI, ‘A Quinta das Celebridades’ deve acabar em Dezembro».
A compra de 41% da posição que o BPI tinha na SIC por parte da Impresa é considerada pelo ESR como «notícias muito boas para a Impresa», conseguindo o controlo total da SIC. Com a incorporação da compra da SIC, a Impresa está a negociar com um múltiplo de 9,5 vezes tendo em conta o EBITDA esperado para 2005, «ligeiramente abaixo do sector».
«O crescimento do mercado publicitário e a incerteza em volta das audiências devem ser os principais condutores para o desempenho do preço do título», segundo o mesmo research. O preço-alvo apontado pelo ESR para a Impresa é de 6,3 euros.
Audiências da TVI devem baixar em 2005
Os impulsionadores para a Media Capital são por um lado o crescimento do mercado publicitário e por outro a evolução das audiências de televisão. «A TVI, televisão da Media Capital, continua a ter boas audiências», o que pode dar margem de manobra para revisões, segundo os mesmos responsáveis.
«A TVI tornou-se a televisão mais vista, reforçando a liderança no horário nobre desde Outubro, principalmente devido ao sucesso da ‘Quinta das Celebridades’», acrescentam. O ESR estima que as audiências da TVI estabilizem em 2005 para um nível mais baixo do que o registado no último trimestre de 2004.
A Media Capital está a negociar com um múltiplo de 10 vezes tendo em conta o EBITDA esperado para 2005, o que compara com a média de 9,8 vezes do sector. «Acreditamos que o potencial de valorização (relativo à entrada da alemã RTL no capital da empresa) já está incorporado no preço da acção», segundo o mesmo research. O ERS recomenda um preço-alvo de 6,1 euros para a Media Capital.
O principal impulsionador da PT Multimédia «deveria continuar a ser a sua divisão de televisão paga», diz o research que acrescenta que a «PTM devia lançar novos canais em português para crescer».
A futura evolução do EBITDA da PTM é «menos clara, mas esperamos uma melhoria nos próximos anos», segundo os mesmos responsáveis. «Acreditamos que devia ser crucial ver a evolução dos clientes de banda larga nos próximos trimestres, visto que esta é uma das principais fontes de crescimento para o futuro da PTM», conclui o ESR.
As acções da Impresa [Cot] fecharam a sessão a cair 0,17% para os 5,79 euros, enquanto as da Media Capital [Cot] encerraram inalteradas nos 5,4 euros. A PT Multimédia fechou a ganhar 2,25% para os 18,15 euros.