Página 1 de 1

Enviado:
3/1/2005 17:21
por R_Martins
Eu como ainda estou com «tonteras» do processo de «engorda» de Natal e Ano Novo, o «abanão» foi-me simplesmente desconhecido...Por outras palavras: Aqui á minha porta não passou nada...
R. Martins
Eheh...

Enviado:
3/1/2005 16:46
por Dwer
Não há quase nenhuma área do saber que não seja coberta aqui no fórum; agora Geofísica (disse bem?).
Obrigado e um abraço ao Joquim dos Santos,

Enviado:
3/1/2005 16:31
por Joaquim dos Santos
Tal como o Djovarius disse, por motivos obvios os sentimentos estão à flor da pele, mas os sismos de pequena ampitude são perfeitamente normais e comuns,ocorrem cerca de 400!!! por ano dos quais cerca de 10 são mais fortes e sentidos pelo Homem.
Vejam só entre dia 27 e o dia de hoje a quantidade de pequenos sismos que ocorreu...
Cumprimentos
Joaquim dos Santos

Enviado:
3/1/2005 15:58
por djovarius
Também não e outras pessoas com que falei nada sentiram. No outro dia, houve quem sentisse.
Mas são dezenas de sismos por semana. É normal.
Mas como as emoções estão à flor da pele...
Um abraço
djovarius

Enviado:
3/1/2005 15:21
por marafado
Não notei absolutamente nada.
Um abraço
Sismo no Algarve está dentro da actividade normal na região

Enviado:
3/1/2005 15:20
por marafado
Especialista do Instituto de Meteorologia nega possibilidade de ondas gigantes
Sismo no Algarve está dentro da actividade normal na região
Lusa
O pequeno tremor de terra registado hoje no Algarve enquadra-se na actividade sísmica normal e a sua magnitude, 4,1 na escala aberta de Richter, "nunca provocaria um tsunami", explicou uma especialista do Instituto de Meteorologia.
"Este sismo enquadra-se dentro da sismicidade normal. Poucas pessoas sentiram e só em Faro e Albufeira. Este sismo decorre da actividade da junção das placas Africana e Euro-Asiática. Há sempre vários sismos sentidos por ano na região", disse Maria Justina Correia, geofísica do Instituto de Meteorologia.
"Não há motivo para alarme ou pânico. Um sismo com esta magnitude nunca provocaria um tsunami", acrescentou, explicando que o Instituto de Meteorologia envia comunicados sobre sismos sempre que estes são sentidos, como foi o caso de hoje.
A especialista sublinhou ainda que "no oceano Atlântico não há tantos fenómenos de tsunamis como na região do sudeste asiático", que dia 26 de Dezembro foi abalada por maremotos que causaram a morte de mais de 145 mil pessoas.
"E os tsunamis são fenómenos que não têm só a ver com a magnitude dos sismos, mas também com a profundidade a que ocorrem. Os do Atlântico são mais superficiais", disse.
O sismo, de magnitude 4,1 na escala de Richter, ocorreu às 11h34 perto de Olhão, sem causar vítimas ou danos materiais. O epicentro, registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, localizou-se a cerca de 40 quilómetros a sul de Olhão, segundo o Instituto de Meteorologia.