Gargalhas Escreveu:....do velho Gargalhas: não anule um possivel bom negócio com um possivel mau negócio.
Não invista tudo de uma só vez. Faça um escalonamento de investimento relacionando o valor da moeda com a rendibilidade do investimento.
A moeda pode ser sua amiga
Cpts do velho Gargalhas e boa sorte
Estimado Gargalhadas, a moeda pode ser amiga mas também pode ser inimiga.
Ora, o que há que ponderar é aquilo em que o investidor está a investir e o que está a ser objecto de análise.
Não fará sentido e é desnecessário correr riscos cambiais se, por hipótese, se pretende investir na MSFT ou noutro qualquer activo independentemente deste estar cotado em Dolars.
É óbvio que se pode ganhar ou perder com a moeda, pode-se ganhar mais ou menos, pode-se transformar um ganho numa perda, etc. Tudo devido à flutuação das moedas...
Mas o que é que está a ser objecto de análise por parte do investidor?
Se for a moeda, há ferramentas melhores (e mais eficientes) do que investir em títulos cotados nessa moeda;
Se forem os activos em si, então não faz sentido envolver o risco cambial e complicar/dificultar o trading adicionando riscos e factores adicionais (a menos que tal seja inevitavel).
Exemplificando:
Estudo e aposto na MSFT e acerto.
Se a moeda jogou a meu favor, o meu acerto torna-se maior; se a moeda jogou contra mim, o acerto foi menor ou até se transformou numa perda.
Estudo e aposto na MSFT e falho.
Se a moeda jogou a meu favor, o meu desacerto foi menor ou até se transformou num ganho; se a moeda jogou contra mim, o desacerto foi maior.
Ora, a segunda componente, não tendo sido o objectivo do investimento, transforma-se em puro jogo. Pode acontecer qualquer coisa...
Posso tentar apostar nisso em simultaneo. Sim, poder posso. Mas parece-me um pouco de malabarismo de investimento estar, no mesmo activo a controlar dois factores practicamente independentes...
Sinceramente não vejo vantagens e pode prejudicar a consistência do trading dado que se a segunda componente (relação das moedas) não for objecto de estudo e analise como foi a primeira compontente (o activo em si) então transforma-se em jogo (no sentido de jogo, mesmo).
Note-se que isto pode interferir como muita coisa. Stop-losses, targets, potenciais de ganho e de perda e relações riscoxbeneficio tudo isto sai alterado se o risco cambial for acrescentando.
Para se manter uma estrategia ponderada o melhor é isolar o risco cambial o mais possível. Existem inclusivamente algumas ferramentas de trading cujo risco cambial é já de si bastante pequeno pelo que tal na práctica nem é assim tão difícil...