Caldeirão da Bolsa

Aguarda-se abertura calma em Nova Iorque

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Aguarda-se abertura calma em Nova Iorque

por TRSM » 16/12/2004 15:23

Aguarda-se abertura calma em Nova Iorque

Os mercados de acções têm tido excelentes performances desde os mínimos de Agosto. No entanto, e apesar de estarem significativamente acima desses níveis, é difícil argumentar que estão mais caros hoje quando comparados com finais de Agosto/inícios de Setembro. Isto porque, misturando os diversos ingredientes, que realmente interessam quando se fala de acções, isto é crescimento de earnings, taxas de juro longas e inflação subjacente, num Dividend Discount Model e por defeito determinamos o equity risk premium, obtemos valorizações para os mercados de acções, nalguns casos, inferiores aos níveis de há 3 meses atrás, concretamente na Zona Euro.

Obviamente, o grande responsável por esta conclusão, foi/é o andamento da taxas de juro longas (Europa e USA), as quais, desafiando qualquer tipo de lógica, encontram-se a níveis impensáveis. Recordo que as taxas de juro longas na zona Euro menos a inflação subjacente estão cerca de 100bp abaixo de uma média dos últimos 5 anos. Semelhante conclusão se tira para os USA.

Neste tipo de ambiente, continuamos a recomendar acções. Salientamos que temos vindo a fazê-lo desde Setembro. Naturalmente, que o mercado de acções se tornou extremamente sensível ao andamento das yields longas e qualquer correcção forte neste activo pode desencadear um ajustamento nos mercados accionistas. Não podemos também deixar de notar algum abrandamento nas últimas duas semanas do nosso indicador earnings optimism, reflectindo ajustamento em baixa de estimativas de resultados por parte dos analistas, particularmente nos Estados Unidos.

Hoje, aguarda-se uma abertura relativamente calma de Wall Street, com os futuros sobre os principais índices praticamente inalterados.

Surpreendendo o mercado, o défice da Balança de Transacções Correntes no 3º trim. subiu apenas de $164.4Bn para $164.7Bn, quando o consenso apontava para um défice de $170.6Bn. Os pedidos de subsídio de desemprego caíram de 357 mil para 317 mil na semana de 11 de Dezembro, melhor que o esperado (342 mil).

O Dólar reagiu em alta face ao Euro, transaccionado nos 1.3375, a aliviar dos mínimos do dia (1.3428). As taxas de juro a 10 anos subiram um pouco, transaccionando nos 4.108%.

Às 17h será ainda divulgado o índice de Philadelphia Fed.

A OPEP afirmou hoje que a actual produção é mais que suficiente para abastecer os mercados e aumentar as reservas para fazer face ao Inverno. O preço do petróleo interrompia a forte subida dos últimos dias, caindo 0.8% nos $43.84.

A Johnson&Johnson confirmou os rumores que circulavam já no mercado, anunciando que irá comprar a Guidant Corp por cerca de $25.4Bn. A oferta será de $76 por acção, sendo $30.4 em dinheiro e $45.60 em acções. A J&J procura assim aumentar a sua exposição ao negócio de equipamentos médicos, que apresenta maiores taxas de crescimento. A Johnson & Johnson subia 1.3% no pre-market, a Guidant Corp subia 0.1% nos $72.15. (JNJ, GDT:NYS)

A Goldman Sachs perdia 2.5% no pre-market, apesar de ter apresentado um crescimento dos seus resultados de 23%, impulsionados pelos ganhos no trading de taxa fixa e pelas comissões de aconselhamento de fusões e aquisições. Os lucros atingiram $1.19Mn, ou $2.36 por acção, superando o consenso, que apontava para $2.32. (G:NYS)

A Symantec anunciou que vai adquirir a Veritas Software por $13.5Bn em acções, confirmando as notícias veiculadas na imprensa no início da semana. Por cada acção detida, os accionistas da Veritas irão receber 1.1242 acções da Symantec, que corresponde a um prémio de 9.5% face ao fecho de ontem. (SYMC, VRTS:NAS)

A Gateway caiu 2% after-hours depois de rever o seu guidance. A empresa espera obter um EPS entre $0.22 e $0.24, incluindo um ganho pontual de $0.24, o que fica um pouco aquém do consenso, uma vez que este apontava para $0.02 (sem extraordinários). (GBTS:NYS)

A Google perdeu 1% after-hours na sequência do início de cobertura do Banc of America com recomendação de neutral. Este banco alerta para a possibilidade do aumento dos custos de marketing. Termina hoje mais um período de indisponibilidade (lockup) da Google, ou seja, os trabalhadores da empresa e outros accionistas de referência que adquiriram acções no IPO podem vender as suas acções em bolsa. Este segmento representa 24.9Mn de títulos. (GOOG:NAS)


2004/12/16 - 14:17
Fonte: Millenium bcp investimento
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Ferreiratrade, Kiko_463, Lisboa_Casino, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, psandrade, VALHALLA e 113 visitantes