Página 1 de 1

Sonaecom e PT lideram ganhos semanais na bolsa

MensagemEnviado: 10/12/2004 19:47
por Visitante
PSI-20 avança 0,84%
Sonaecom e PT lideram ganhos semanais na bolsa
A Euronext Lisbon voltou esta semana aos ganhos, depois de na anterior ter registado a maior queda em seis meses, com os títulos da Sonaecom e Portugal Telecom a registarem as maiores subidas. O PSI-20 avançou 0,84% nas últimas cinco sessões.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


A Euronext Lisbon voltou esta semana aos ganhos, depois de na anterior ter registado a maior queda em seis meses, com os títulos da Sonaecom e Portugal Telecom a registarem as maiores subidas. O PSI-20 avançou 0,84% nas últimas cinco sessões.

Após ter descido 2,15% na semana anterior, o principal índice da bolsa nacional recuperou 0,84%, tendo subido em quatro das cinco sessões desta semana. Oito títulos subiram, três ficaram com a mesma cotação da sexta-feira passada e os restantes sete perderam valor.

Nas bolsas europeias, apenas Madrid e Milão acompanharam os ganhos de Lisboa. Numa semana marcada por novos máximos do euro e subidas no petróleo, o FTSE, o CAC, o DAX e as bolsas americanas desvalorizaram.

A Energias de Portugal, apesar de ter registado uma variação nula na semana, foi o centro das atenções, devido ao veto da Comissão Europeia à aquisição da Gás de Portugal. Apesar do fim do aumento de capital, a companhia de João Talone, que agora é a que tem o maior peso no PSI-20, negociou um total de 70,6 milhões de acções, continuando a liderar a liquidez do PSI-20.

A Portugal Telecom perdeu o «posto» de acção mais representativa do PSI-20, mas esta semana foi a que mais puxou pelo índice. Depois de terem estado «adormecidos» durante várias semanas, os títulos avançaram 4,31% e fecharam hoje no valor mais elevado desde 13 de Outubro.

Mas quem liderou o «ranking» das subidas entre os títulos do PSI-20 foi outra empresa de telecomunicações. A Sonaecom cresceu 6,03% e atingiu esta semana vários máximos de 2001, beneficiando de recomendações positivas de analistas.

O mesmo factor ajudou a sua casa-mãe a registar o terceiro maior ganho entre os títulos do PSI-20. A Sonae SGPS valorizou 2,02% depois da UBS ter revisto o preço-alvo da companhia para 1,27 euros.

Ainda a impulsionar o PSI-20 estiveram os títulos da Jerónimo Martins (1,33%), Impresa (1,32%), Brisa (0,93%), Gescartão (0,57%) e Cimpor (0,48%).

Para além da EDP, também os títulos da Corticeira Amorim e da ParaRede ficaram inalterados na semana, o que no caso da tecnológica já acontece pela terceira vez consecutiva.

Após várias semanas a figurar no topo da lista das subidas, a Media Capital foi esta semana o título do PSI-20 que mais desceu. As acções da companhia liderada por Paes do Amaral cederam 2,78%, com a Cofina (-2,39%) a corrigir também as últimas subidas.

No lado das quedas destaque para os três bancos listados no índice, que atravessam uma fase de maior «acalmia» e tendência de queda. O Banco Espírito Santo desceu 0,15%, o Banco BPI caiu 0,33% e o Banco Comercial Português desvalorizou 0,54%.