Obrigado pela resposta.Da análise que costumo fazer as mm servem de referencia para enquadrar o movimento se está em bull ou bear, depois oriento-me por outros indicadores como ravi, etc
Antonio Vieira,
a principal leitura que se pode tirar de uma média móvel é como indicador de tendência (nessa perspectiva a leitura que se tira de uma MM150 é muito semelhante à que se retira de uma MM200).
Pessoalmente, desvalorizo a leitura como suporte/resistência, considerando que quando acontece trata-se de uma coincidência (ou melhor dizendo, uma inevitabilidade). De entre todas as médias móveis que se podem traçar, é evidente que os papeis acabam por reagir perto de alguma (se não é da 200 é da 150, se não é da 150 é da 110 e por aí adiante).
Eu não utilizo as médias moveis nas análises por uma razão muito simples: as MM's como suporte/resistencias não são fiáveis, como indicador de tendencia são por seu turno bastante fiaveis mas padecem simultaneamente de um grande defeito - o lag (atraso).
Como eu costumo dizer, as médias móveis dão um aspecto muito interessante aos gráficos e visualmente parecem ser muito úteis.
Mas na realidade são bastante menos úteis do que parecem e practicamente são inegociáveis: se a tendência for lateral ou ascendente/descendente mas fraca, os sinais dados pelas MM's originam trades perdedores, se a tendência for forte poderá dar origem a um trade ganhador mas bastante subpotenciado devido ao enorme atraso no sinal de entrada e no sinal de saida.