Página 1 de 1

Diz que mercados continuam atractivos

MensagemEnviado: 23/11/2004 11:45
por marafado
Diz que mercados continuam atractivos
Millennium bcp recomenda investir nos mercados accionistas
O Millennium bcp investimento considera que os mercados accionistas continuam atractivos, pelo que recomenda aos seus clientes que continuem a investir em acções, apesar de estas terem desvalorizado na semana passada.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt


O Millennium bcp investimento considera que os mercados accionistas continuam atractivos, pelo que recomenda aos seus clientes que continuem a investir em acções, apesar de estas terem desvalorizado na semana passada.

Na Newsletter semanal do Activobank o banco de investimento do BCP afirma que os receios sobre uma subida na agressividade no aumento de juros na Reserva Federal e nova subida no preço do petróleo levaram os mercados accionistas a desceram na semana passada, mas «continuamos a acreditar que o mercado de acções continua atractivo».

Na semana passada o Eurostoxx cedeu 0,4%, reduzindo os ganhos acumulados no ano para 7,4%. O Millennium bcp investimento manteve a recomendação de «overweight» para o mercado accionista.

«Há cerca de 3 meses, comentámos que as acções estavam sub-avaliadas e recomendámos o início de construção de posições ‘overweight’ em acções. Neste momento, depois de reavaliarmos os mercados segundo o nosso modelo de ‘Equity Risk Premium’ (ERP), mantemos exactamente a mesma opinião, continuando a recomendar o investimento em acções», refere o banco de investimento.

A bolsa nacional também desvalorizou na semana passada, corrigindo os ganhos obtidos durante quatro semanas seguidas. Na Euronext Lisbon, para o Millennium bcp investimento, os títulos da Semapa, PT Multimédia, Portucel, Portugal Telecom e Banco BPI são os que apresentam o maior potencial de valorização. O PSI-20 cedeu 0,81% na semana e está agora a ganhar 12,42% no ano.

A mesma fonte explica que a atractividade dos mercados accionistas também se deve ao facto de as «yields» longas na Alemanha e Estados Unidos estarem abaixo da média dos últimos anos. As yields longas nos EUA e Alemanha, subtraídas da inflação subjacente, estão cerca de 70 pontos base abaixo de uma média dos últimos cinco anos ou cerca de 100 pontos base abaixo de uma média de 10 anos.

Acções com maior potencial de valorização
Empresa Tipo de Risco Preço* Preço Alvo
Final 2004 Potencial de valorização
Semapa Alto 4,20 5,50 31%
PT Multimédia Médio 17,94 22,35 25%
Portucel Médio 1,55 1,80 16%

P Telecom Médio 8,89 10,35 16%
BPI Baixo 3,14 3,60 15%
* Fecho de 6ª feira dia 19 Novembro 2004