Página 1 de 2

MensagemEnviado: 26/11/2004 16:06
por Visitante
Primeiro de tudo gostaria de dar os meus parabéns ao Ulisses pelo aartigo e principalmaente pelo trabalho realizado até aqui.
Por outro lado gostava de salientar a importancia deste tópico, já que me deu a preceber um pouco mais sobre este mundo das acçõs, que ainda pouco conheço, mas que gostava de ter mais conhecimentos para poder conseguir investir e saber onde estou a investir.
Os investimentos que fiz até hoje foram a médio prazo e com algum sucesso, mas ainda me falta muito traquejo para saber quando entrar ou sair de uma acção. E com isso poder tirar mais rendimento

MensagemEnviado: 25/11/2004 23:12
por MarcoAntonio
JN, penso que a questão não é bem essa e não colocava a questão tb nesses termos (biscates).

A questão do trading prende-se essencialmente com duas coisas:

:arrow: Regularidade: um trader pode passar vários meses (depende muito do seu estilo de trading mas de uma forma grosseira digamos assim) sem obter uma rendibilidade positiva e não está perante uma actividade de rendibilidade fixa, altamente previsível e regular. Bem pelo contrário. Portanto, não é uma actividade onde se tire um salário mensal e onde se possa logo à partida prever um lucro para cobrir despesas (o que não quer dizer que o trading não as cubra, a questão aqui está mais na forma do que no conteudo).

:arrow: Dependência do capital: por outro lado os resultados estão altamente dependentes do capital envolvido e portanto para obtermos rendibilidades tais que assegurem per si e sem «margens para dúvidas» (isto é, o trader não precisa de pensar em mais nada) uma qualidade de vida desejável é necessário um capital significativo.

Portanto, temos de tudo, desde os investidores (raros) que se dedicam em exclusivo ao mercado (ou porque têm capital suficiente para se dedicarem a isso em exclusivo ou porque obtêm rendibilidades espetaculares, são casos raros obviamente); traders que dividem a sua actividade em duas partes mais ou menos iguais, uma rendiblidade variável nos mercados e uma (ou várias) outra(s) actividade(s) que permitam fazer frente a necessidades mais prementes e evitar que se tenha de ir constantemente à conta de trading «tirar capital» mesmo qnd não se está a fazer lucro e ainda os traders para os quais o trading é declaradamente uma actividade secundário dando relevo a uma outra actividade (ou porque não obtêm resultados suficientemente satisfatórios ou porque o capital em causa é manifestamente insuficiente).

Por mera curiosidade, pessoalmente encontro-me no segundo caso, aqueles que costumo por designar por trader semi-profissional (aquele que não se dedica em exclusivo ao mercado mas onde o mercado representa uma das suas fontes de rendimento, com peso significativo). Por norma quando se fala de trader profissional, fala-se daquele que vive em exclusivo do mercado...

Quando alguém me fala que se vai dedicar em exclusivo ao mercado eu sugiro que pense bem nessa alternativa pois não é fácil viver só do mercado. É preciso analisar devidamente se se está em condições de se viver só do mercado (não basta para isso ter uma performance positiva)!

PS: Já agora, existem ainda os que já só se dedicam ao mercado simplesmente porque se encontram numa fase adiantada da sua vida e já se retiraram de outras actividades.

MensagemEnviado: 25/11/2004 22:48
por Visitante
Parabens Ulisses é preciso córagem para ter uma vida assim. Deduzo que não tens encargos familiares, mulher e filhos a dependerem de ti.

Curioso... eu nunca conheci ninguem que me diga que é um trader profissional e viva unicamente das mais valias do trading (tirando aqueles tipos que fazem livros e dizem que estão ricos apenas do trading :wink:)
Como o Ulisses conheço vários, fazem do trading a sua principal ocupação mas são obrigados recorrer a biscates para viver.
Isto pode dar que pensar? será assim? se calhar sou eu que tenho uma ideia errada deste negócio.
JN

MensagemEnviado: 25/11/2004 20:45
por Ulisses Pereira
William Wallace, essa questão é muito pertinente. Eu penso que o ideal é que um "trader" consiga ter outra actividade que consiga conciliar com o "trading", de forma a poder ter um rendimento fixo que lhe permita fazer face a essas despesas.

No meu caso pessoal, tenho a sorte de nos últimos 4 anos poder ter essas outras actividades perfeitamente compatíveis com os mercados.

Mas, alguém aventurar-se no "trading" a tempo inteiro (sem qualquer outra fonte de rendimento) com menos de 50 mil contos, sinceramente parece-me mais um acto de aventureirismo do que racionalidade.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 25/11/2004 16:13
por William Wallace
Interrogações:

Alguem consegue sobreviver no longo prazo (+ de 10 anos) apenas com rendimentos de trading??

Para se multiplicar capital é preciso reinvestir uma grande parte do que se ganha certo?

Então como sobrevive um trader puro? não come? não paga renda da casa? não tem luxos? reinveste tudo?

ou por outro lado a actividade de trading pode ser tão rentável que cobre todos os gastos diários e ainda consegue reinvestir uma larga percentagem dos ganhos?

Ou então estamos a falar de quantias investidas de uma grandeza tal que tudo o resto são peanuts.

alguem dá resposta a isto?

MensagemEnviado: 23/11/2004 17:16
por Surfer
Amigo Ulisses,

Foi com prazer que li o teu artigo, ao nivel dos melhores a que já me habituaste ao longo destes ultimos anos. Para além disso, fizeste-me recordar com alguma nostalgia os tempos não muito longiquos, em que eu tinha uma rotina diária nomeadamente nocturna que me possibilitava preparar-me para o dia ou as sessões seguintes.

Queria referir, que se entre algumas coisas que nos propocionam condições ou motivação para nos mantermos a longo-prazo nos mercados como traders, é aquela emoção e entusiasmo quando nos preparamos ao fim do dia para analisar o mercado motivados pela alguma nova oportunidade de um novo plano, um novo trade, para o dia seguinte. Não é assim amigo Ulisses?! :wink:

Abraço....And keep the good work! :clap:

MensagemEnviado: 23/11/2004 16:13
por semprefrio
Boa tarde.

Ulisses, seja qual for a opinião de cada um de nós, parece-me que o mais importante é que, tanto quanto dás a perceber, achaste o teu o ponto de equilíbrio. Algo extremamente difícil. Parabéns. :)

Pessoalmente, um dia que decida dedicar-me a tempo inteiro ao trading - que certamente não estará para breve - acho que apontarei mais para uma opção tipo a indicada pelo James31C.

Também acho admirável a forma generosa como te expões. Espero que mantenhas sempre essa postura e que dela também possas beneficiar.

Abraço,
semprefrio

MensagemEnviado: 23/11/2004 15:42
por Braganext
Caro Ulisses.

Posso estar enganado, mas imagino que muito o que és hoje como pessoa o deves ao Desporto e mais propriamente ao Andebol.

Quem pratica ou praticou modalidades colectivas sabe do que falo.

Recordações.

MensagemEnviado: 23/11/2004 13:54
por James31C
Olá amigo Ulisses, ao ler o teu texto recordações vieram na minha mente do tempo que fazia algo muito identico, saliento a tua caminhada como algo muito importante. a vida de treder em casa é muito desgastante e muitos não notam que vão envelhecendo mais depressa, muitas horas sem Luz do dia, posições sentadas nem sempre as mais corretas etc...
Apesar de a minha vida actual jánão ser de pijama, como sabes, conheço amigos que tomaram uma opção que para mim é a mais ideal. Ter um escritorio fora de casa, assim somos obrigados a nos levantar e nos preprara-mos para sair, respiramos o ar da "manhã", tomamos Sol quando não chove, acabamos por almoçar fora e muita vezes com amigos, deixando a solidão dos monitores.
São opções, mas pela experiencia que tenho, as olheiras de um trader de casa são muitos mais profundas do que fora de casa.
:shock:

Bem, foi apenas um partilhar tb da minha experiencia.

Um abraço

James31C

Adorei!

MensagemEnviado: 23/11/2004 0:25
por Susana Amado_
Ulisses,

adorei o artigo!
É mais um dos teus excelentes artigos.
Quando te conheci, há algum tempo, aqui na net no siconline, tinha exactamente essa imagem de ti, um homem de fato e gravata com mais de 40 anos (que grande surpresa quando te conheci pessoalmente!).
Hoje falas de um homem de pijama... mais uma vez te digo: gostei muito "de te ler".

Beijinhos,
Su

P.S. O meu pijama é parecido com o teu (pelo menos na cor)! :P

admiração

MensagemEnviado: 22/11/2004 23:00
por eurofan
Pouco sei do mundo dos mercados financeiros, mas penso que sei algo sobre as pessoas.

E é com prazer, e admiraçao, que leio os artigos do ULisses,onde tenho sempre algo aprender.

Mais uma vez admirei, com este seu ultimo artigo,a sua forma de estar na vida, com simplicidade honestidade e trabalho, tanta gente que podia aprender que o melhor da vida é estarmos bem connosco e com outros.

Um abraço Ulisses.

pan

MensagemEnviado: 22/11/2004 22:29
por vset
Panoramix,

muito bom relato da tua vida como Trader.

Abraço,
vset

O pijama

MensagemEnviado: 22/11/2004 22:12
por jarc
Brilhante e assustador! Acredito que só assim se conseguem lucros que se vejam, mas duvido que me conseguisse acostumar à ideia. Há no entanto duas coisas de relevo no artigo. A exposição do que podia ser absolutamente privado (sem custos para o consumidor) e o retrato de uma vida dura, de trabalho e estudo. Não imaginava.

Re

MensagemEnviado: 22/11/2004 22:05
por JAS
Tem piada... No teu avatar parecia-me camisa de noite!
Estes druidas...

Um abraço,
JAS

MensagemEnviado: 22/11/2004 20:34
por lagosta
Sempre ao mais alto nivel!

Parabéns e muito obrigado, pelo valor acrescentado e que representas para este espaço.

MensagemEnviado: 22/11/2004 20:07
por PLPINTO
Gostei de ler este artigo, mas gostava de lhe fazer uma pergunta:
Não seria mais facil desligar o computador depois de um dia de trabalho, às 21.30 e analisar os graficos de manhã cedo? Tipo deitar às 23 e levantar às 8 horas com a cabeça fresca?
Não tenho qualquer intenção de criticar, apenas entender, pois era o que eu fazia quando negociava acções.

Estilo de vida

MensagemEnviado: 22/11/2004 18:29
por Barra
Já tinha ideia do que podía ser o dia-a-dia de um trader.
Agora fiquei com um adescrição fantástica.
Obrigado pelo tempo disponibilizado no Caldeirão.
È sem dúvida uma mais-valia para este excelente fórum.
Deve ser bastante desgastante, emocional e fisicamente.

Parabéns.

MensagemEnviado: 22/11/2004 17:44
por Ulisses Pereira
JAB, uso essencialmente a AT, embora goste muito de "sentir o sentimento do mercado" e não fechar os olhos ao que se passa à volta dos gráficos ;)

Como analisar 250 gráficos em cerca de 3 horas? Isso só é possível devido aos largos anos de experiência e ao facto de todos os gráficos estarem anotados. Por isso, na maioria dos gráficos, não me detenho mais de 10 segundos, o tempo suficiente para eu perceber que nada de especial há ali a assinalar. Geralmente, apenas me detenho em cerca de 10/15 gráficos por noite que me parecem estar em locais importantes e aí sim, tranquilamente analisá-los.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 22/11/2004 17:11
por GAB
a estudar os gráficos de cerca de 250 acções, preparando a sessão do dia seguinte


:shock: 250?

:arrow: Algum truque para conseguir tanto em só 180 minutos?
Pode-se dessa forma fazer uma boa análise aos gráficos?

:arrow: Por curiosidade só usa a AT ou usa tb AF?

Abraço forense

A inversão das 11.00h!!!!!!!!!!!

MensagemEnviado: 22/11/2004 16:54
por j.pinto
Grato pelo artigo!
Há mais de 2 anos, ainda no forum da sic, chamei a atenção para a inversão que se dava no intraday no nosso PSI por volta das 11.00 horas numa percentagem elevada de dias (ainda hoje, o minimo do dia foi feito uns minutos antes das 11.00 horas !!!).
Desde então tenho procurado uma explicação para tal.

Se calhar o começo de "dia de trabalho" às 11.00 horas é mais comum nos nossos traders do que seria de imaginar. E o horario praticado pelo Ulisses é, afinal, bastante vulgar!
Bem, talvez seja uma explicação :idea:

Abraço
j.pinto

Os dias dificeis

MensagemEnviado: 22/11/2004 16:33
por Jobeta
Boas,
Antes de mais quero felicitar-te por escreveres muito bem quanto ao trader vejo que és uma pessoa humilde sem gaborolices e que tendes já saboreado a glória sabes tb o que é o amargo das perdas.

Gostei de te conhecer um pouco melhor e também por saber que há outras pessoas que lutam e gostam desta coisa .

Esta é a verdade e a glória deste site Caldeirão de Bolsa podermos reunir-nos e anular a solidão do trader.

Bem haja para todos os amigos forenses incluindo aqueles com os quais tenho discordado algumas vezes
Cmps

MensagemEnviado: 22/11/2004 15:42
por Ulisses Pereira
Eu não sou daytrader, mas todos os dias busco oportunidades de negócio e monitorizo as posições em aberto.

Um abraço,
Ulisses

MensagemEnviado: 22/11/2004 15:24
por vm
Parabens Ulisses por mais este excelente trabalho.
Parabens por teres criado o Caldeirao e pores tanto empenho e dedicação. Esta é a maior comunidade de Portugal, n tenho a menor duvida.

Por acaso tinha a ideia q n eras day trader, mas q apenas investias em LP 8-) Boa sorte no dia a dia, neste mundo cruel dos mercados

MensagemEnviado: 22/11/2004 13:56
por djovarius
Realmente estava espantoso o artigo.

Identifiquei-me com ele, pois fez-me recordar os meus tempos de SP, onde numa dada altura tive esse esse tipo de rotina, com a ajuda do fuso horário diferente, onde o Andebol era substituído pelo jogging num bonito lugar chamado Lago dos Patos.

Hoje, tenho outras actividades aqui em Portugal, que me impedem de ter aquela disciplina nos mercados. Daí, muitas vezes analisar os assuntos, mas não fazer trading ou fazer via opções, o que acaba por stressar menos.

Mas o que importa nunca perder de vista é a análise ao que se passa.

Quanto ao pijama e chinelos, acho que temos muito disso por aí.

Já foi o tempo em que escrevi aqui neste espaço, de chinelos, calções de praia e... presença física num lindo areal :cry:

Um abraço, obrigado pelo artigo

djovarius

MensagemEnviado: 22/11/2004 13:48
por Stratega
Ulisses Pereira Escreveu: E Stratega, eu não sou milionário, mas percebi que essas pausas são essenciais para melhorar a qualidade do meu desempenho nas minhas outras horas de trabalho.


Eu tb ñ disse q o eras... :wink:

Salientei a tua capacidade de conseguires ter essas horas de descanso.
É q é mesmo uma capacidade. É preciso muita disciplina e muita força de vontade pra conseguir manter assim uma rotina.
Eu inda ñ consegui a 100% e é um grande objectivo pro novo ano.