Bro Escreveu:Oi pessoal!
A minha duvida é a seguinte: quais são as variáveis ou os factores que influenciam no preço das acções?
Abraços
Os factores que influenciam o preço das acções são aqueles que constituem a realidade do mercado e são muito abrangentes (na realidade quase podemos dizer que tudo afecta o preço das acções)...
Os principais factores são, na minha opinião:
> Comportamento da própria empresa (resultados);
> Expectativas e potencialidades futuras da empresa (isto é, previsão de futuros resultados);
> Economia (ou macro-economia): acaba por influenciar todo o mercado, se está bem até as «más empresas sobem», se está mal até as «boas empresas» são arrastadas;
> Geo-política (e tudo o que isso trás por arrasto): pressões políticas e militares que acabam por ter repercussões económicas (exemplo: petroleo) e que por arrasto influenciam também as cotações;
> Sentimento dos investidores: o nível de confiança (e tb a saúde financeira, leia-se, liquidez) dos investidores tem um forte impacto no preço das cotações; se os investidores estão confiantes (por exemplo em fases de euforia) estão disponíveis para pagar prémios na aquisição da empresa (isto é, pagam mais do que ela vale e até admitem que o estão a fazer); já se atravessam uma fase de desconfiança dificilmente o fazem...
> Análise Técnica: este é um factor que tendo a sub-valorizar (sempre considerei que o peso dos analistas técnicos - isto é - os que passam por cima de todos os aspectos anteriores e se limitam a basear no comportamento técnico, a evolução do preço das acções, é reduzido no global do mercado embora pontualmente se faça notar de forma mais ou menos evidente).
> Tipo de mercado onde se encontra (especulativo, volátil, líquido, emergente, etc) e como se posiciona. Por exemplo, o aumento de liquidez e volatilidade por si só influenciam os preços ligeiramente em alta (a a liquidez e volatilidade são considerados factores positivos pelos investidores, que estão disponíveis para pagar um pouco mais por um título mais líquido e mais volátil e para pagar menos por um título pouco líquido e pouco volátil. Assim, o próprio mediatismo da empresa e a própria forma como a empresa gere a sua presença no mercado (fluxo e gestão de notícias, comunicações ao mercado, etc) pode influenciar a cotação). Tipo, duas empresas exactamente iguais mas uma menos líquida, menos volátil e menos mediática e a outra mais líquida, mais volátil e mais mediática, a segunda tenderá a surgir no mercado melhor cotada...
De uma forma geral são estes factores que influenciam a cotação. Note-se portanto que a mesma empresa com os mesmos resultados acabará por ser avaliada a valores diferentes conforme toda a conjuntura de factores.
Ora, são estes factores que no seu conjunto constituem uma procura e uma oferta e do encontro entre uma e outra se produz o preço das acções.