Tutosat,

Relativamente à questão da lateralização, é uma questão que considero bastante pertinente (abordei-a no primeiro tópico sobre o assunto do qual este é já uma continuação).

A questão dos 2/3 e 3/4 é tb ela bastante importante (já não me recordo se a abordei no topico da PTM ou se foi noutro topico). Se o triangulo for quebrado em baixa (quebrar a LT) a quebra nesta altura já é bastante duvidosa devido a esse facto (o problema com os 2/3 ou 3/4 é que a partir de certa altura a mera lateralização do papel leva a que quebre o triangulo e por isso a quebra tende a perder significado. No entanto, se quebrar em alta pode ainda ser bastante válida porque nesse caso quebra uma resistência horizontal válida e relativamente bem definida (que podemos «separar» do triangulo e considerar isoladamente).

Relativamente ao volume, eu não defendo que se deva encontrar uma tendência descendente no volume, apenas que ele tenda a ser mais reduzido durante o TA (não é bem a mesma coisa). Geralmente não é o que aparece escrito nos livros e manuais mas eu não estou totalmente de acordo com o que aparece escrito normalmente. Em todo caso, no caso presente os volumes não são claros e não servem de grande argumento em favor do triangulo (mas tb não funcionam em desfavor, na minha perspectiva).

Relativamente aos padrões nos indicadores, não sou grande adepto sinceramente. No entanto, se há algum indicador onde eu ainda vou aceitando alguma análise nesse sentido é no RSI (é dos poucos casos onde dou alguma credibildade a esses padrões, principalmente se se derem em determinadas condições em conjunto com o padrão do próprio título). Por exemplo, neste caso temos o TA da PTM e o TS no RSI, é precisamente a este tipo de conjugação que eu me refiro.
Assim, em termos gerais, considero que podemos aceitar o TA embora não seja um padrão em condições ideiais e tenha um ou outro problema ao qual se deverá tomar alguma atenção.
Se for resolvido em baixa, nesta altura o sinal é já de fraca qualidade. Se for resolvido em alta, poderá ainda vir a funcionar em pleno muito embora seja necessário que a PTM rompa igualmente a resistência bem importante que tem pelos 19.50€...