O grupo Sonae, através de uma parceria entre as suas operadoras Novis e Optimus, lançou hoje um novo serviço de chamadas fixas, onde irá investir quatro milhões de euros em publicidade. Com a «Optimus Home», a Sonae pretende captar 10% do mercado nacional.
--------------------------------------------------------------------------------
Rui Neves
rneves@mediafin.pt
O grupo Sonae, através de uma parceria entre as suas operadoras Novis e Optimus, lançou hoje um novo serviço de chamadas fixas, onde irá investir quatro milhões de euros em publicidade. Com a «Optimus Home», a Sonae pretende captar 10% do mercado nacional entre 1,5 a dois anos, afirmou hoje Paulo Azevedo, presidente da operadora móvel.
A «Optimus PT» implica para já um investimento de quatro milhões de euros em publicidade, recusando a administração da operadora móvel revelar o valor global do custo de arranque do novo produto, considerando-o de «marginal».
O novo produto irá funcionar através da parceria entre as operadoras móvel (Optimus) e fixa (Novis) do grupo Sonae, através da optimização das suas redes, e utilizará a tecnologia GSM, avançou a mesma fonte.
O «Optimus Home», que a partir de amanhã estará disponível em 1.700 postos de venda, será concorrente do congénere «PT Simples» da Portugal Telecom. Paulo Azevedo estima que dentro de um ano e meio a dois anos a Optimus obtenha 10% do mercado, prevendo que metade dessa previsão seja alcançada em seis meses.
Questionado pelos jornalistas sobre se tinha receio da concorrência da maior operadora de telecomunicações portuguesa, Paulo Azevedo afirmou não recear a PT, acrescentando: «mas que tenho a certeza que irão bloquear isto de qualquer forma».
Sobre este novo produto, Paulo Azevedo avançou ainda que «informalmente» a Anacom já foi avisada da sua existência. A comunicação «formal» à entidade que regula o sector das telecomunicações em Portugal será feito ainda hoje pela operadora, assegurou.
O «Optimus Home» não terá assinatura mensal, estando disponível em regime pré-pago (12,5 euros, obrigatórios, por mês) e pós-pago (25 euros de dois em dois meses). O preço inicial de venda do terminal é de 69,90 euros, com 15 euros de chamadas incluídas.
A portabilidade do número é possível, mediante o pagamento de uma tarifa de 40 euros, convertível posteriormente em chamadas.
Os preços a praticar será de cinco cêntimos por minuto para a rede fixa e 30 cêntimos para a rede móvel.
Paulo Azevedo garantiu ainda que a Novis terá, em breve, um produto semelhante ao agora lançado, que reunirá todas as características agora oferecidas.
As acções da Sonaecom [Cot] encerraram hoje a recuar 0,29%, para 3,40 euros.