NOVA1-Optimus diz investe 4 ME telefone casa sem assinatura
15/11/2004 17:56
(Acrescenta com mais informações e citações de um administrador da Optimus. Altera título e lead.)
LISBOA, 15 Nov (Reuters) - A Optimus, operador móvel da Sonaecom , entrou no mercado residencial de voz em parceria com o operador 'irmão' fixo Novis, lançando o 'home', telefone sem assinatura, num investimento de quatro milhões de euros (ME), disse Miguel Almeida, administrador da Optimus.
Acrescentou que espera conquistar, em ano e meio, 150 mil clientes com este produto de telecomunicações que se baseia na rede 'backbone' do operador fixo da Sonaecom, Novis, recorrendo à rede móvel GSM da Optimus para chegar a casa do cliente - o 'last mile'.
Disse ainda que, durante 2005, a Optimus pretende lançar uma oferta complementar para o mercado residencial mas para a comunicação de dados e acesso à Internet, possivelmente usando a sua rede de terceira geração - UMTS.
"O investimento ronda os quatro ME e é, sobretudo, relacionado com o lançamento comercial e em publicidade. Os custos de desenvolvimento são marginais", afirmou Miguel Almeida, administrador da Optimus com o pelouro das vendas.
"O nosso objectivo é ambicioso: em ano e meio queremos ter 10 pct do mercado elegível que abrange 1,5 milhões de clientes", adiantou em declarações telefónicas frisando que se trata de um lançamento "pioneiro a nível mundial".
Salientou que segundo um estudo que efectuou, cada cliente 'elegível' - usa apenas voz - gasta por mês 28 euros em média com o telefone da PTC e com o mesmo consumo paga apenas 14,10 euros com ' home'.
A empresa refere que o cliente ao aderir ao 'home' deixa de pagar a assinatura mensal à PT Comunicações, da Portugal Telecom , no valor de 14,6 euros, só pagando o que falar e garatindo que quem liga não paga mais, e podendo manter o mesmo número de telefone fixo.
"Com um tarifário simples, 0,05 euros para a rede fixa e 0,30 euros para a rede móvel, ao aderir ao home, um cliente com um perfil médio de utilização poupa mais de 50 pct, já que só paga o que fala", acrescenta em comunicado.
"À venda em mais de 1.700 pontos de venda Optimus e em quiosques nos principais centros comerciais, por apenas 69,90 euros com 15 euros de chamadas incluídas - e incluindo um telefone Siemens -, o 'home' é um produto inteiramente desenvolvido em Portugal e unicamente assente na capacidade tecnológica das empresas do universo Sonaecom", refere a Optimus.
Adianta que com o 'home', o cliente pode escolher a forma de pagamento que mais lhe convém: pré-pagamento ou pós-pagamento, sempre ao mesmo preço e sem assinatura.
Acrescenta que o produto tem ainda associados um conjunto de serviços, como sejam a possibilidade de reencaminhar chamadas, voice-mail, sistema de conferência, indicação de chamada, chamadas de emergência e confidencialidade.
((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial 351 21 3509206,
lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging:
elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))