Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC volta a animar. De acordo com o...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

upgrade na PT

por bowie » 6/11/2002 14:28

hoje de manhã no Bloomberg, um analista da Lehman Brothers, veio fazer um upgrade na PT, com price target de 7,50 para 8,30. Quando ela estava nos 5 e tal não se recordaram disto. Portanto vamos contra o analista não é. Short até aos 5,72 no mínimo.
bowie
 

por Ulisses Pereira » 6/11/2002 14:23

Caro visitante Marco António. Pedia-lhe que mudasse de nick pois é muito semelhante ao nick registado marcoantonio, um dos mais activos participantes deste fórum, pelo que se pode prestar a confusão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

fico maluco com a qualidade dos gráficos

por marco antónio » 6/11/2002 14:20

...mais dado às palavras não deixo de analisar os gráficos e tenho de dar os parabéns aos "feitores" dos mesmos...quanto à pt julgo que de tarde vamos ter o zague e alguém vai apanhar tareia :?:
marco antónio
 

por MarcoAntonio » 6/11/2002 14:16

Já agora deixo o gráfico com todo o Bear Market na PTC e onde são visíveis os cruzamentos das MM's que seriam altamente rentáveis se seguidos: 3 cruzamentos positivos (marcados a azul) e 6 cruzamentos negativos (marcados a vermelho).

Como disse atrás, as vezes em que falhou foi quando a PT andava a lutar com a resistência (marcada com o traço grosso descendente). Mas sempre que a PTC vem de mínimos, tem funcionado.
Anexos
PTC-20021106d.gif
PTC-20021106d.gif (15.76 KiB) Visualizado 9774 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 6/11/2002 14:11

Atenção, em relação aos cruzamentos, a situação mais parecida é a de há um ano atrás (ver o segundo gráfico, de longo prazo). Há ainda outro em finais de 2000 e outra em meados de 2000.

Nas outras não chegou a cruzar claramente. Agora tb ainda não cruzou claramente, mas é uma situação a tomar em atenção nas próximas sessões.

Mas há uma diferença entre o 1º grupo e o 2º: o primeiro enquadra-se em cruzamentos após o título ter feito mínimos relativos importantes e destacados (agora, ainda mera possibilidade, há um ano atrás e há aproximadamente dois anos). Nesses casos, após o cruzamento a PT ainda subiu bastante.
No segundo grupo temos toques e pequenos cruzamentos quando a PT andava a lutar próxima das resistência descendente. Nesses casos sim, funcionou como resistência e a PT não conseguiu ir muito mais além.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Marco António

por Maximus » 6/11/2002 13:47

Concordo com a tua análise, mas discordo num ponto, que julgo de relativa importância. O cruzamento da mm20 Simples com a mm50 Simples, no sentido ascendente, tem sido sempre sinal de "último suspiro".

Estou curto na PTC desde os 6.15, e se não estivesse afastado do computador na ida aos 5,92 teria fechado aí a minha posição, com o objectivo de reabri-la mais acima, mas agora tenho que esperar...

Stop na quebra dos 6,20 em fecho, Reforço na quebra dos 5,92 em fecho.

Julgo existir ali uma resistência forte nos 6,40 e, sinceramente, preocupa-me que a PTC queira ir lá com a ajuda dos mercados internacionais... Mas também não tenho uma razão para sair agora do trade.

Abraço
Maximus
 
Mensagens: 42
Registado: 5/11/2002 9:44

por MarcoAntonio » 6/11/2002 13:15

ehehehe...

O azul intraday é do Quotetracker, é gratuíto mas tem um delay de 3 minutos. Ainda assim não perde toda a utilidade... Os outros mais cinzentões são do Metastock.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Gráficos bonitos

por Kore » 6/11/2002 13:10

Epah, vocês têm uns gráficos tão bonitos, onde raio vão buscar isso, cor cores e tudo? :lol:

eheh :mrgreen:
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

por MarcoAntonio » 6/11/2002 12:51

Sim, plenamente de acordo, os 6.15 devem-se em grande parte a factores psicológicos (ser um nº redondo e ser o mínimo de Setembro/2001).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por CiscoKid » 6/11/2002 12:46

Eh eh eh eh eh... se quisermos ser totalmente minuciosos a verdadeira resistência intraday está a 6,12. 6,15 servirá, quanto a mim, mais como um valor psicológico.

Antes, tinha apontado os 6,20 como o valor mais difícil a passar, e por isso é a grande resistência, porque a partir dali vejo caminho livre para atacar os 6,50. Há ali muito caminho livre até esse valor. Ideal, ideal seria um fecho acima dos 6,20, ajudado, obviamente, com as notícias americanas.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por MarcoAntonio » 6/11/2002 12:32

É curioso ter-se discutido (elegantemente, que a língua portuguesa é muito traiçoeira e «discussão» tem outras conotações) se a resistência estava nos 6.15 ou nos 6.20 e entretanto a PT tem este comportamento intraday, com um H&S intradiária com suporte nos 6.15 e depois de quebrado em baixa vem mais tarde retestar os 6.15 já como resistência.

Seja como for volto a frizar que para mim esta é uma <b>zona</b> de resistência que já vem de Setembro/2001 não sendo muito importante o valor exacto. Em termos de longo prazo não será significativo alguns pontos para trás ou para a frente. Já não será assim no curto-prazo é certo e neste o meu critério seria o de uma quebra clara em fecho dos 6.15 (creio que isso bastaria para a PT efectuar novos máximos relativos). Mas posso estar errado, obviamente...
Anexos
PTC-20021106c.gif
PTC-20021106c.gif (28.72 KiB) Visualizado 9918 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: intraday feiíto

por Kore » 6/11/2002 12:12

Kore Escreveu:Viva, :D

Aquela reacção aos 6.20 foi tudo menos bonita... :?
Será q estamos perante uma exaustão? :?:

Neste momento estão a tentar novo ataque aos 6.15 ... vamos ver...


Não reagiu mto bem ao novo teste aos 6.15 :?
Estah a 6.09 agora... :!:

...
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

Curtos Enforcados

por Ovos Moles » 6/11/2002 11:08

Tal como disse ontem a PT sempre provocou uma grande asfixia e ansiedade para os curtos. Concordo que a resistencia situa-se nos 6.2 pelo que a minha posicao vai ser defenida de acordo com a tendencia, se passar os 6.2 com volume reforço a minha posicao ja aberta ontem a 5.98 se o fecho for abaixo dos 6 ai fecho posicao e preparo-me para uma entrada curta. Eu to a crer que neste momento tao criadas condicoes para a subida de tres papeis: A pt por varios motivos nao so de ordem tecnicos como fundamentais; o BCP, dado que a operacao de subscricao do aumento de capital vai ser realizada ate final deste ano e posso assegurar que as condiçoes vao ser muito vantajosas e por ultimo mas nao menos importante a Sonae SGPS, nao se esquecam que a privatizacao da Portucel vai ser mto proveitoso para o Eng dado ter as accoes compradas entre 0.8 e 0.9 e para alem do mais se a Sonae.com for vendida ou fusionada com a Vodafone, reparem nas dividas a desaparecerem e a Sonae a disparar. Acima de tudo nao se esquecam do lema que sempre nos uniu "the trend is your friend"
Um abraco
Ovos Moles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

por CiscoKid » 6/11/2002 10:45

Creio que sim. O que a PT tinha a fazer de manhã já o fez. Agora só existem duas hipóteses para investir neste título: comprar um bilhete de lotaria (qual é que será a verdadeira reacção às notícias?) ou estar simplesmente... quieto. A PT continua bullish, mas os mercados, para o curto prazo, vivem dias importantes e neste momento de indefinição, que podem fazer mudar a tendência por uns dias.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

por MarcoAntonio » 6/11/2002 10:43

Ainda é muito cedo, és mexidas muito matinais são problemáticas... Isto hoje ainda pode virar tudo (ou subir muito mais). Aguardam-se notícias importantes e o mercado está ansioso...

Vamos ver...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

intraday feiíto

por Kore » 6/11/2002 10:31

Viva, :D

Aquela reacção aos 6.20 foi tudo menos bonita... :?
Será q estamos perante uma exaustão? :?:

Neste momento estão a tentar novo ataque aos 6.15 ... vamos ver...
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.
 
Mensagens: 222
Registado: 4/11/2002 22:57

por MarcoAntonio » 6/11/2002 10:24

Viva,

a minha referência aos 6.15 é uma marca já «antiga». Quando me refiro a resistências de longo-prazo, tornou-se pouco importante o valor exacto (no longo prazo, +1% ou -1% não me parece que faça grande diferença). Por isso mesmo falei da zona em torno dos 6.15, tenho consciência que o valor exacto pode não ser esse (ou até nem existir um valor exacto - considerar uma zona de resistência em detrimento de uma resistência exacta é um critério válido em termos de análise técnica).

Normalmente, o meu critério quando detecto uma resistência ou um suporte de longo prazo é o de jogar por aproximação (normalmente o valor médio). Se vir que determinado valor foi passado por diversas vezes no intraday mas raramente foi quebrado em termos de fecho, então passa a estar na minha «top list».

Seja como for, mais ponto menos ponto, esta é uma zona importante e onde a PT tem hesitado bastante... e creio que nisso estamos de acordo. Deixo o gráfico de LP para que seja mais fácil de visualizar a minha visão, perdoe-se a redundância.
Anexos
PTC-20021106b.gif
PTC-20021106b.gif (13.82 KiB) Visualizado 10032 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por CiscoKid » 6/11/2002 10:06

Concordo com a análise, com a excepção da zona problemática: 6,20 é a grande dor de cabeça. Nesta subida por várias já foi "atacada", só sendo por uma vez relativamente passada com a abertura em gap. No entanto, essa mesma marca (6,20) não serviu de suporte.
 
Mensagens: 39
Registado: 5/11/2002 10:56

PTC volta a animar. De acordo com o...

por MarcoAntonio » 6/11/2002 9:53

o meu comentário de ontem, a PTC mantém aspectos técnicos positivos. Ontem reagiu ao suporte horizontal nos 5.92, não chegou a quebrar ainda a LT ascendente que tem vindo a formar e o cruzamento de MM's que se antevia ontem está a dar-se hoje. Em termos de position-trade mantenho a posição positiva.

Não foi deste modo difícil à PT voltar às subidas com esta abertura animada por parte do DAX.

A zona em torno dos 6.15 é que continua a dar dores de cabeça (ainda não foi batida em fecho nesta subida). O volume tá animado tendo já efectuado mais de 1 Milhão em menos de uma hora.
Anexos
PTC-20021106a.gif
PTC-20021106a.gif (11.32 KiB) Visualizado 10050 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 309 visitantes