Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulisses e os 3 eventos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 6/11/2002 13:59

O primeiro dos três eventos já aconteceu e a reacção dos futuros foi (e continua a ser) bem positiva. Veremos o que sucede nos outros dois. Eu, pessoalmente, estou a torcer para que os touros se entusiasmem de forma a poder ter uma entrada curta a um nível mais alto no meio da euforia colectiva. Veremos se o mercado me deixa...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sobre o Pitt

por MozHawk » 6/11/2002 9:21

nunofaustino Escreveu:
TM Escreveu:A brincar...

...mas a noticia da demissao do Harvey Pitt vai trazer uma desilusao ao mercado (o mesmo sentimento que existiu quando se descobriu que o bush e o cheney tinham passados duvidosos quando eram gestores de empresas). vai levar os investidores a pensarem "sera que nao ha ninguem neste pais sem um passado negro em quem uma pessoa possa confiar?"

Esperemos pela conjugacao destes 4 (o ultimo e a demissao do harvey pitt) factores tem amanha. Sinceramente estou a espera de uma retraccao do mercado, mas nao sei... em 1974 nao houve nenhuma retraccao de registo... vamos ver se realmente a historia repete-se...


nunofaustino


Caro nuno,

Na minha perspectiva, a demissão de Pitt só poderá ser interpretada pelo mercado como algo de positivo. Aliás, sabe-se que o mesmo terá sido fortemente pressionado pelos Republicanos para o fazer. Mais importante que tudo, a mensagem que se pretende transmitir por parte do Governo e da entidade que supervisiona os mercados é só uma:

either you're clean or you're out

Foi uma boa decisão. As pessoas têm que aprender que determinadas funções, ao menos isso, são totalmente incompatíveis com a falta de transparência.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Re: Ulisses e os 3 eventos

por nunofaustino » 6/11/2002 6:50

TM Escreveu:A brincar...

Vitória dos republicanos mau para os curtos porquê? Isso é o assegurar que vai estar tudo entregue à bicharada.
Descida de 50 pb mau para os curtos porquê? Isso seria o confirmar que as coisas estão mesmo muito más e a teoria dos "cheeseburguers de olhos em bico" poderia aplicar-se, i. é, novo caso japonês em terras de cowboys?
Excelentes resultados da Cisco mau para os curtos porquê? Porque sim! (esta nem discuto)!

Como diz o povo: a brincar, a brincar, vão se dizendo as verdades (será?)


Acho que de facto os americanos ja estavam a espera que os republicanos ganhassem estas eleicoes. Acho e que ninguem esperava que ganhasse desta forma (a esta hora esta previsto que aumentem o poder nas varidas camaras legislativas). Na altura em que o Nobel foi entregue ao jimmy carter li uma cronica do Luis Costa Ribas em que ele dizia que isso seria como uma bofetada de luva branca ao Bush (diplomacia para resolver os problemas do mundo e nao a forca). Neste caso, estes resultados sao um bater nas costas do Bush e um dizer do povo americano "Estamos contigo contra o Terrorismo. Invade o Iraque contra o resto do mundo".
Sera que isto e mau para as bolsas? nao sei. Estatisticamente as guerras costumam provocar um efeito positivo a medio prazo. No entanto desta vez ha uma diferenca substancial... o ataque seria sem o apoio de nenhum pais islamico. Esta e uma diferenca substancial para o rapido sucesso desejado pelos EUA.

Descida de 50pb... acho (espero) que o greenspan deixe o coelho na cartola e nao mexa nas taxas de juro. penso que esta decisao iria afectar as bolsas, nao negativamente, mas sim de um modo bastante positivo, dando o sinal que a economia esta melhor do que se pensa. Caso ele opte por baixar as taxas de juro, isso levara a uma baixa nas bolsas americanas... esse rumor ja corre ha algum tempo e como se diz, comprar no rumor e vender na noticia e uma maxima dos investidores.

Os bons resultados da cisco (e acima de tudo surpreendentes) levam os bulls ao ceu. mas a noticia da demissao do Harvey Pitt vai trazer uma desilusao ao mercado (o mesmo sentimento que existiu quando se descobriu que o bush e o cheney tinham passados duvidosos quando eram gestores de empresas). vai levar os investidores a pensarem "sera que nao ha ninguem neste pais sem um passado negro em quem uma pessoa possa confiar?"

Esperemos pela conjugacao destes 4 (o ultimo e a demissao do harvey pitt) factores tem amanha. Sinceramente estou a espera de uma retraccao do mercado, mas nao sei... em 1974 nao houve nenhuma retraccao de registo... vamos ver se realmente a historia repete-se...


nunofaustino
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Ulisses Pereira » 6/11/2002 3:01

Estas interrogações meio em jeito de brincadeira são muito importantes.

Eu digo que a conjunção desses 3 eventos seria um pesadelo para os curtos mas no curto prazo, onde isso poderia ser um autêntico "cocktail" explosivo para uma violenta subida de 1 ou 2 dias. Mas no médio prazo, era bem provável que os dois primeiros acontecimentos tivessem efeitos perversos.

A vitória dos republicanos geraria, no curto prazo, um sentimento positivo face ao habitual estilo de governação mais liberal mas acredito que fosse um grande passo no caminho da guerra com o Iraque, pelo que as atenções, mais cedo ou mais tarde, seriam para aí desviadas.

O corte de taxas poderia gerar uma primeira racção eufórica pois os investidores veriam como um forte estímulo da economia mas acredito que quanto mais munições (leia-se "corte de taxas") Alan Greenspan gastar, mais próximo da taxa zero se aproxima e mais nervosos ficarão os investidores com receios do paralelismo com o caso nipónico.

Quanto aos resultados da Cisco, aí não há dúvidas nenhumas que o mercado só teria a ganhar com bons resultados...

É bom reflectir sempre sobre as várias perspectivas sobre o mesmo fenómeno...

Um abraço e obrigado por esta reflexão em tom de brincadeira que me despertou para uma reflexão mais séria...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Ulisses e os 3 eventos

por TM » 6/11/2002 0:47

A brincar...

Vitória dos republicanos mau para os curtos porquê? Isso é o assegurar que vai estar tudo entregue à bicharada.
Descida de 50 pb mau para os curtos porquê? Isso seria o confirmar que as coisas estão mesmo muito más e a teoria dos "cheeseburguers de olhos em bico" poderia aplicar-se, i. é, novo caso japonês em terras de cowboys?
Excelentes resultados da Cisco mau para os curtos porquê? Porque sim! (esta nem discuto)!

Como diz o povo: a brincar, a brincar, vão se dizendo as verdades (será?)
 
Mensagens: 63
Registado: 5/11/2002 0:46


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], jlmt e 290 visitantes