Serenus,
Esteja à vontade para perguntar tudo o que quiser sobre este tema. O procedimento correcto é mesmo este, ou seja, ir fazendo algumas perguntas de cada vez e não fazer perguntas genéricas que tornam difícil sistematizar uma resposta.
Sei que os warrants vão perdendo o seu valor devido à volatilidade e às variáveis que têm,mas com os futuros passa-se o mesmo ou não?
Sim, os futuros também têm o factor temporal incorporado, mas esse valor é muito residual, nada comparado ao valor dos "warrants". Em termos práticos diria que o máximo que esse valor pode atingir para o contrato desse mês da PT, por exemplo, são dois ou três cêntimos.
Se não, pode-se dizer que os futuros acarretam menos riscos que os warrants?
Apesar da resposta à pergunta anterior que fez ser sim, não me furto à resposta a esta questão. O risco é sempre difícil de avaliar, contudo, penso que as desvantagens de se negociar warrants são muito maiores do que negociar futuros. Julgo que isso os faz mais arriscados, mas talvez esta não seja a palavra certa a aplicar neste caso.
Por último, quais são as acções no psi20 que se pode negociar futuros?
Neste momento, sobre activos portugueses, temos futuros sobre o BCP, EDP, Cimpor, PT, Sonae e PTM, além claro do próprio índice.
Gostaria, no entanto de referir, que a maior parte destes futuros têm uma liquidez ridícula e só é interessante negociá-los caso se consiga ter a colaboração de um arbitragista. Eu trabalho com o CBI que são excelentes nesta matéria e cujo arbitragista (em seu e meu interesse) dota o mercado de liquidez quando eu necessito de negociar. Se alguém tiver interesse nisso, eu posso explicar mais detalhadamente como essa colaboração com o arbitragista funciona.
Um abraço,
Ulisses