Olá a Todos,
Antes de mais gostaria de felicitar todos, sobre o tema abordado.
E sou de acordo que não se deve tentar reinventar a roda.
Este tema é um tema que tem sido estudado á algum tempo por muitos investidores, corretores, vendors, etc, e já foi gasto muito mas muito dinheiro a desenvolver este tipo de sistemas e linguagens. Acham que este tema não interessa a um Buffet ou a um Soros?
Interessa ao investidor porque potencia os seus ganhos, ao corretor porque aumenta as suas corretagens e ao vendor porque vende mais informação.
Este tipo de sistemas deve ser automático, não deve ter intervenção humana, pois estes servem para detectar oportunidades que por vezes o trader não consegue identificar devido ao stress que tem ao tentar prever o mercado, e acima de tudo serve para retirar a emotividade do trader, pois maior parte dos trades fracassados deve-se ao facto do trader estar com medo de perder mais ou ganancia de querer ganhar mais.
Daí uma vez mais a importância do vendor e corretor. O vendor para disponibilizar a informação em tempo real e o corretor para executar as ordens.
Este tipo de sistemas tem que ter o apoio destes 2 intervenientes, e só através de um sistema que faça a união destes 2 intervenientes é possível desenvolver sistemas com sucesso, não é a toa que a Tradestation é corretora e que a WLD tenha acordos com a Interactive, e outros casos mais.
A inteligência está em quem programa as máquinas e desenha as regras, mas as máquinas são infinitamente mais eficientes processando e executando.
O computador Deep Blue o que ganhou ao campeão mundial de xadrez processa 200 milhões de movimentos por segundo, considerando vários bilhões de jogadas, processando milhares de complicadas formulas
Os trading systems já estão a ser utilizados á algum tempo, basta ver os volumes de negociação em tempo real no Nasdaq quando quebra alguns suportes ou resistências fortes, são milhares de sistemas automáticos a serem accionados nesse preciso segundo, estes fazem mover milhões de títulos num minuto apenas, daí a importância do vendor que fornece informação em tempo real.
Penso que não vale apena desenvolver uma linguagem própria de programação, quando já existem várias (+ uma para competir com as existentes), inclusive algumas de fácil programação como é o caso da linguagem utilizada pelo Unired Station Advanced, a que eu utilizo.
O segredo está em desenvolver sistemas que funcionem e que tenham sucesso, enfim que dêem dinheiro. Estes sistemas têm que ser testados em históricos e ajustados com alguma periodicidade, o que é possível fazer no Unired Station Advanced pois este aplica-os e mostra um relatório geral com o nº de trades, o nº de operações ganhadoras, perdedoras, percentual de acerto, etc, e outro relatório com todos os trades detalhados inclusive permite optimizar os mesmos e permite ainda encriptá-los para que ninguém consiga ver a formula utilizada mas sim utilizá-la para ver os sinais de entrada e saída durante um determinado período seleccionado pelo criador do sistema.
Este tipo de sistemas normalmente são desenvolvidos com recurso á AT, e muitos deles utilizam indicadores e cálculos próprios do analista/programador outros simplesmente utilizam padrões de candles, ou a conjugação de tudo isto num só sistema, tudo isto também é possível ser feito através Unired Station Advanced.
Inclusive a Unired disponibiliza manuais e cursos sobre Trading Systems e apoia todos aqueles que queiram desenvolver e comercializar sistemas sobre a sua plataforma.
Na minha opinião pessoal este tipo de sistemas tem sucesso no intradia e com futuros muito líquidos, eu tenho utilizado com sucesso este tipo de sistemas para os futuros do Dax, Eurostoxx, Bunds e Euro/Dollar com frames de 1 minuto e a fechar sempre posições no final do dia. Ou seja efectuar trades rápidos.
Podem ser utilizados em sistemas com frames maiores, mas ai estamos a correr um risco maior, inclusive com frames superiores a 15 minutos corremos riscos de perder muito dinheiro, caso aconteçam factos que a AT não pode prever, que são exemplos catástrofes Naturais e actos de terrorismo, em frames pequenos caso estes aconteçam durante o horário de mercado o sistema stopa automaticamente as posições através dos stops definidos, e ao fechar as posições antes do final do dia podemos sempre dormir mais descansados.
O projecto aqui falado é muito interessante, e na minha opinião a prioridade deve ser dada para arranjar um corretor e um vendor como parceiros.
E durante essa fase tentar criar uma comunidade de investidores que se interesse sobre este tema, e porque não pedir o apoio do caldeirão para criar uma secção de Trading Systems.
Podem contar comigo para fazer prosperar este projecto e caso queiram obter alguns documentos interessantes sobre Trading Systems podem enviar-me um e-mail para
lusotrader@hotmail.com.