Quando escreví:
Penso que foi* bastante claro que a estiveram a segurar, hoje.
Refiro-me aos volumes das ordens individuais que foram aparecendo na compra e na venda, claramente gerados por institucionais, e à maneira como as cotações foram deslocadas para "o ponto certo", depois de uma importante pressão de venda que se notou no início da sessão.
Isto:
Do meu ponto de vista deve ter sido o BES, e o objectivo será obviamente permitir que o aumento de capital seja realizado com sucesso nos 0.30.
É apenas uma opinião especulativa, baseada em que o BES é simultaneamente um dos maiores accionistas e um dos responsáveis pela tomada firme do AC, pelo que será provavemente o maior interessado no sucesso deste AC. (Além de ser uma das instituições com força suficiente para manter as cotações da PAD no valor desejado, claro.)
Quando termino dizendo:
Assim, tudo aponta para que vá ficar próxima dos 0.40 até ao aumento...
É porque se o interesse é garantir o AC, não há qualquer vantagem em levar as totações mais acima do que agora estão (mas tambem não se podem deixar descer muito). Assim, é natural que se houvesse uma subida, digamos para os 0.43 ou 0.44 o institucional que andou a comprar abaixo dos 0.38 ou 0.39 aproveitasse para vender com lucro as que teve de comprar para aguentar o preço.
Assim, se o cenário acima estiver correcto (naturalmente é só uma hipótese) a tendencia será para que a PAD permaneça num
range relativamente apertado até ao AC...