Quando falo de
falência por um fio, falo de
algumas das participadas da Tafisa ou da própria Tafisa.
A Tafisa é uma proporção muito grande da Sonae Indústria (SOI), pelo que se a única solução for fechar a Tafisa, a SOI será MUITO afectada (aliás os resto das operações da SOI tambem não estão na melhor saude possível, e a dívida consolidada não seria tão reduzida com a falência da Tafisa como seria o volume de negócios).
Além da SOI, a própria Sonae SGPS seria, naturalmente, um pouco afectada, mas mesmo uma possível falência da própria SOI não retiraria muito valor real à SPGS.
(Retiraria valor contabilista, considerando a "avaliação" de mercado que a SOI apresenta. Mas essa "avaliação" é irrelevante numa empresa em que só uns 2, 3 ou 4% estão no mercado, e em que a capitalização bolsista total é talvez superior a 100 vezes o valor real da empresa...)
Assim, estes aspectos,
ao nível da Sonae SGPS tem mais reflexos na percepção dos especuladores, e a seguir em termos contabilisticos, do que em termos de valor real.
Mas como tambem ninguem liga ao valor real, e apenas à percepção dos especuladores, talvez tudo isto (no fundo, são apenas as realidades a morder os calcanhares do sonho...

) acabe por ter reflexos importantes na cotação da Sonae SGPS, quem sabe... (Sobre esse tipo de futurologia prefiro não me pronunciar...

)