Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NDX - Outside day

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ulisses

por Osmar Atona » 6/12/2002 15:30

Olá.

Antes de mais obrigado pelos parabéns e pela sugestão

Deixo aqui o gráfico, suponho que seja esta linha de suporte / resistencia que referes. Neste momento o NDX parece té-la quebrado, mas a semana ainda não acabou, por isso é preciso ver o que se vai passar hoje. A minha opinião é que vai acbar por quebrar o suporte, mas obviamente posso estar enganado. :)

Esta linha mostra bem a importância "psicológica" dos valores atingidos imediatamente após os atentados de 11 de Setembro. É também um bom exemplo de como um suporte se torna numa resistencia, e vice versa, porque em agosto o máximo foi quase lá e dpois perdeu força.

Abraço

Osmar
Anexos
ndx20021205wul.png
ndx20021205wul.png (15.16 KiB) Visualizado 2569 vezes

Registado: 7/11/2002 19:56

por Ulisses Pereira » 6/12/2002 13:43

Olá Osmar!

Ainda bem que aqui deixaste o gráfico semanal, porque é um auxiliar precioso na análise de médio prazo e muitas das vezes as pessoas ignoram-nos.

Concordo, no essencial, com a tua análise. Apenas gostaria de te fazer uma sugestão: Se acrescentares no gráfico semanal uma linha horizontal que passe pelos mínimos de Setembro do ano passado, verificas que se tornou agora numa importante resistência e que o índice ainda não conseguiu quebrar e que está, neste momento, a ter muitas dificuldades nessa zona.

Um abraço e parabéns pela análise,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Humm

por Maximus » 6/12/2002 13:41

"Por acaso não ando a fazer position a partir dos gráficos semanais, é mais a partir dos diários, mas estou a tentar mudar o estilo de análise e procurar definir primeiro as tendências semanais, e depois procrar pontos de entrada nos diários. Alias, é como mandam os livros, mas é dificil de fazer bem à primeira... ... enfim, estamos sempre a tentar melhorar... "

Grande maturidade, Osmar... :wink:

Abraço
Maximus

Registado: 5/11/2002 9:44

Devia...

por Osmar Atona » 6/12/2002 13:32

Olá Maximus,

De facto tens razão, devia fazer position a partir de gráficos semanais, devia... É que andando nos warrants do nasdaq, essa seria a melhor estratégia, pelo menos na minha opinião.

Por acaso não ando a fazer position a partir dos gráficos semanais, é mais a partir dos diários, mas estou a tentar mudar o estilo de análise e procurar definir primeiro as tendências semanais, e depois procrar pontos de entrada nos diários. Alias, é como mandam os livros, mas é dificil de fazer bem à primeira... :) ... enfim, estamos sempre a tentar melhorar...

Abraço

Osmar

P.S. Scubawarrior, obrigado pelo comentário, ainda bem que partilhamos a mesma opinião 8-)

Eheh

por Maximus » 6/12/2002 12:42

Que grande conversa que vai para aqui :wink:

Muito bom Osmar, penso que é bastante importante olharmos para gráficos com velas semanais e mensais para determinarmos estratégia de médio e longo prazo.
Percebo perfeitamente o teu ponto de vista, andamos aqui todos a lutar para saber o dia de amanhã quando temos muito mais ganhar nos grandes movimentos do mercado, e realmente o gráfico semanal do Nasdaq 100 não augura nada de bom para os Bull...

Abraço Osmar

P.S. - Estás a fazer position com base nos gráficos semanais?
Maximus

Registado: 5/11/2002 9:44

por Scubawarrior » 6/12/2002 12:36

Concordo e já tinha visto o outside bearish day(engulfing bearish) bem como uma bearish island reversal(não se efectivou, otem na abertura fechou)no 100 e no compx.

um abraço

scuba

Registado: 10/11/2002 1:03

Sinceramente...

por Curare » 6/12/2002 11:58

Não sei. :)

Não tenho olhado muito para candlesticks, mas estava agora a consultar a cábula e realmente pode ser uma figura simpática de inversão, num time frame mais de médio prazo. Além do clássico "Engulfing Bearish" que tem uma fiabilidade moderada, pode ser a segunda vela do padrão "Three Outside Down Bearish" que esse sim já tem uma fiabilidade elevada. :)

Tudo em aberto, mas cada vez mais bearish... :)

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

Pois...

por Osmar Atona » 6/12/2002 11:21

Concordo contigo, também não podia estar mais bear a esta altura, para ajudar à festa só faltava que aquele cenário da ilha inversiva se tivesse concretizado, mas enfim, também não há de ser por aí.

Olha, o que achas do padrão de "outside week bearish"? Para o médio prazo (leia-se, algumas semanas) é também bastante bear, não?

Abraço

Osmar

Bem...

por Curare » 6/12/2002 11:15

Poupaste-me trabalho já que estava neste momento a actualizar a análise. De facto parece que o mercado ontem tentou uma reacção na zona dos 1050, no entanto essa reacção foi feita com base em notícias e isso é muito bear, do meu ponto de vista...

Acho que o destino está traçado no curto prazo. A força compradora está a decrescer a olhos vistos, o RSI está claramente descendente, os canais e afins foram todos quebrados com projecções bastante mais abaixo dos valores actuais, o Bullish Percent do NDX ainda nem saiu da zona acima dos 70%, etc. Como disse ao Maximus ontem, esta shortada parece estar condenada ao sucesso... :)

É claro que posso estar enganado... :)

Abraço.

Comentário de ontem:http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=2111
Anexos
ndx612.gif
ndx612.gif (28.48 KiB) Visualizado 2713 vezes

Registado: 5/11/2002 12:54

NDX - Outside day

por Osmar Atona » 6/12/2002 11:00

Olá a todos,

Como o Curare desta vez foi fazer uma visita à PT, aproveitou para ser eu a "mandar umas bocas" sobre o NDX.

Então é assim:

A resistência horizontal que vem do máximo de agosto aguentou o indice ontem e hoje. Mas ontem foi quase (quase quase) um Marobozu negro, o que costuma ser uma vela bastante potente. Para além disso foi também um outside day bearish com fecho perto dos mínimos da sessão, o que reforça a figura bear.

Mas atenção, há mais. Hoje é sexta feira, e a não ser que na sessão de hoje o indice recupere com alguma força, vamos também ter um quase marobozu negro e outside "week" bearish no gráfico semanal, o que não augura nada de bom para o índice nas próximas semanas (ou augura algo de bom, se por acaso estiverem curtos,eheheh)...

Gosta de ouvir as opiniões da comunidade sobre isto 8-)

Abraço a todos,

Osmar
Anexos
ndx20021205d.png
Gráfico de velas diárias
ndx20021205d.png (15.89 KiB) Visualizado 2738 vezes
ndx20021205w.png
Gráfico de velas semanais
ndx20021205w.png (15.29 KiB) Visualizado 2738 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio e 154 visitantes