Boas!
<i>Nota do Autor: Esta análise foi efectuada durante o fim de semana. Não houve qualquer alteração baseada nas duas últimas sessões desta semana</i>
Esta é a 5ª versão de “Gráficos de Garimpeiro”, com uma estrutura na análise de cada mina diferente da que foi utilizada até agora.
Durante as últimas duas semanas, desde a versão 4 de “Gráficos de Garimpeiro”, verificaram-se novas quedas na maioria das acções mineiras. Para ser sincero, aquando da versão 4 tinha expectativas de que as subidas seriam para valer, até porque as duas últimas sessões antes da versão 4 assim o indicavam. Infelizmente isso não se sucedeu e o vermelho voltou a imperar nas acções mineiras. Nada melhor que analisar uma a uma (<i>Nota:</i> verde temos a MMs50 e a azul a MMs200).
<b><u>Índice XAU</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/xau2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de médio prazo formada a 04 Junho com máximos nos 89.11 e que está neste momento nos 68.52 pontos. Está a servir como resistência.
- LT descendente de médio prazo formada a 06 de Fevereiro com máximos nos 68.85 e que está neste momento nos 57.43. Serve como suporte.
- LT ascendente de curto prazo formada a 26 Julho com mínimo de 54.67 e que está neste momento nos 61.54 pontos. Serve como suporte (já foi testada por 3 vezes)
<u>Indicadores</u>
- SO em campo oversold (12,66) com alteração de sentido (para cima) dada na última sessão.
- PRoc abaixo dos 0 (-8,03) mas igualmente com uma alteração do sentido (para cima) dada na última sessão. De notar que o PRoc está a fazer higher lowers (-23 em 26 de Julho e -19 em 10 de Outubro).
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 56.73.
- MMs200 está neste momento nos 69.87.
Ambas estão acima do valor do índice pelo que existe “espaço de manobra” para que o valor actual do índice chegue à média.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: duas horizontais nos 67.58 (a primeira caso índice suba no curto prazo) e nos 76.13 (importante caso o índice rompa a LT descendente de médio prazo). A LT descendente de médio prazo está a funcionar como muro intransponível!
Suportes: um horizontal nos 59.30 (importante caso índice quebre em baixa a LT ascendente de curto prazo). A LT ascendente de curto prazo, a funcionar bem neste último teste do dia 27 de Novembro. A LT descendente de médio prazo (importante caso quebre em baixa a LT ascendente e o suporte horizontal dos 59.30 – pouco provável).
<u>Comentário Pessoal</u>
O índice XAU, ao aproximar-se da LT descendente de médio prazo, reagiu mal e nem os 67.58 (suporte na altura e com MMs50 por perto) a salvou. Quebrou em baixa esse valor e assim o target seria a LT ascendente de curto prazo. Bem dito, bem feito. Lá foi o índice à LT e reagiu bem. Possivelmente teremos uma semana com o índice a recuperar das quedas das últimas duas semanas, até se aproximar novamente da LT descendente. EMHO que assim que romper definitivamente essa LT, existe uma grande oportunidade de as acções mineiras cavalgarem um bom bocado. Mas admito que está complicado isso acontecer pois com 4 testes à LT, nenhuma rompeu nem realizou uma falsa ruptura.
<b><u>Barrick Gold Corp</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/barrick2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de médio prazo formada a 24 de Maio com máximos nos 23,38USD e que está neste momento nos $15,41. Está a servir como resistência principal da acção. De notar uma falsa ruptura a 7 e 8 de Novembro. Quando uma acção termina abaixo ou em cima de uma resistência e depois inicia a sessão seguinte acima dessa resistência, torço sempre o nariz pois não considero uma verdadeira ruptura. Aqui confirma-se na prática esse meu receio.
<u>Indicadores</u>
- SO em campo oversold (13,77) com alteração de sentido (para cima) dada na última sessão.
- PRoc abaixo dos 0 (-11.09) e a acalmar da perca de momentum. De notar que o PRoc está a fazer higher lowers (-24 em 29 de Julho e -20 em 10 de Outubro).
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 15.43, mesmo em cima da LT descendente de médio prazo.
- MMs200 está neste momento nos 17.56, a ganhar sentido descendente.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Neste momento temos a LT descendente de médio prazo a funcionar como grande resistência. Temos também uma resistência horizontal nos $18,13 caso a Barrick rompa definitivamente com a LT descendente.
Suportes: dois suportes horizontais nos 13.90 (suporte de curto/médio prazo) e nos 13.45 (suporte de longo prazo – pelo menos nos últimos dois anos). Estão extremamente próximos um do outro o que dá uma certa segurança sobre os shortistas…
<u>Comentário Pessoal</u>
A Barrick Gold esteve estas últimas duas semanas a fazer n testes para ruptura em alta da LT descendente de médio prazo. Contudo não teve sucesso nenhum, chegando mesmo a vacilar com a pressão vendedora ao notar-se que não conseguiria romper a forte resistência. Ao aproximar-se do suporte dos 13.90, reagiu e está neste momento a chegar a um ponto crítico: o fim de um triângulo de médio prazo. É certo que ainda tem espaço de manobra dentro daquele triângulo mas na hora da verdade acredito mais na fragilidade da LT descendente de médio prazo do que do suporte horizontal de longo prazo. A hora da verdade poderá acontecer somente durante a segunda metade do mês de Dezembro. Neste momento é uma acção de <i>Wait and See</i> para mim.
<b><u>AngloGold Limited </u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/anglogold2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT ascendente de curto/médio prazo com origem a 26 de Julho com mínimos nos $19.16 e que está neste momento nos $24.83. De notar que esta LT está a ser formada com base nos higher lows que a acção tem vindo a fazer.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 24.76, a sair do campo de oversold.
- PRoc abaixo dos 0 (-7.02) mas sem qualquer sentido. Espera um sinal do mercado para se saber se existe pressão vendedora ou compradora.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 26.25, mesmo em cima do mínimo da sessão de sexta feira. Está a servir de suporte.
- MMs200 está neste momento nos 25.40, com sentido ascendente e poderá ter em breve papel de suporte e/ou impulsionador de subida da acção.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Neste momento temos duas resistências horizontais nos seguintes valores: 30.72 (próximo target caso a acção suba) e 33.65 (máximos do ano)
Suportes: dois suportes horizontais nos 25.80 (a funcionarem bem nesta última semana) e nos 19.85 (formado nos mínimos do segundo semestre do ano de 2002). Temos ainda a LT ascendente de curto/médio prazo que poderá funcionar caso haja quebra do suporte dos $25.80.
<u>Comentário Pessoal</u>
O problema da Anglogold nestas últimas duas semanas foi a quebra em baixa de um suporte ascendente de curto prazo. No dia em que fechou abaixo desse suporte, a queda verificou-se nas 4 sessões seguintes. Ao aproximar-se do suporte dos 25.80 conseguiu reagir, igualmente com a ajuda da MMs50. Caso a semana seja verde para as acções mineiras, a Anglogold tem um primeiro target nos 30.72. No entanto, não será a melhor acção para arriscar numa eventual subida do ouro. Notem que o volume desta menina ultimamente não tem sido nada de especial…
<b><u>Ashanti Goldfields Co.</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/ashanti2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de médio prazo com origem a 04 de Junho com máximos nos $6.50 e que está neste momento nos $5.85. Já foi testada por duas vezes sem efeitos práticos e outras tantas em que houve aproximação sem toque e com má reacção à proximidade.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 56.34 com sentido ascendente mas na prática a acção está a lateralizar desde fins de Setembro…
- PRoc abaixo dos 0 (-10.29) com ligeiro sentido descendente. Curioso como dois indicadores de momentum dão sinais contrários….  Deste modo, quase que se pode concluir que a lateralização será para continuar durante umas semanas mais.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 5.42, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 5.29, acima do valor da acção e a servir como possível resistência, depois de ter estado quase mês e meio a servir de suporte de confiança à Ashanti.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Neste momento temos a LT descendente de médio prazo a funcionar como resistência, assim como uma linha horizontal que marca os máximos do ano nos $6.50
Suportes: dois suportes horizontais nos $5.00 (a funcionarem bem desde fins de Setembro) e nos $3.90 (suporte de médio prazo que funcionou para os mínimos da acção durante o ano de 2002).
<u>Comentário Pessoal</u>
É óbvio que a situação actual da Ashanti é delicada. Tanto pode quebrar em alta a MMs200 que anda a funcionar como excelente suporte/resistência desde Setembro, o que lhe daria impulso para chegar rapidamente à LT descendente, como também poderá quebrar em baixa o suporte horizontal dos $5.00 e aí estávamos numa situação deveras complicadas, com um target imediato nos 3.90. A solução acaba mesmo por ficar de fora até que se decida qual o caminho que esta menina pretende tomar no curto prazo.
<b><u>Durban Roodepoort Deep</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/drooy2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- Neste momento não visualizo nenhuma LT de curto/médio/longo prazo que esteja “activa”. Após os máximos de Maio desenhou-se um canal descendente entretanto quebrado em fins de Agosto…. Bem, no entanto irei considerar uma possível (atenção: ainda não é uma certeza!!!) LT ascendente com origem nos mínimos de Julho ($2.22). Caso seja quebrada várias vezes em baixa durante as próximas duas semanas não a considerarei para o futuro.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 28.15 a caminhar para o campo oversold. De notar que farta-se de dar falsos sinais durante este período de queda… parecia que ia subir e logo de seguida voltava ao seu sentido descendente
- PRoc abaixo dos 0 (-13.09) com ligeiro sentido descendente. Completa falta de momentum na Drooy.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 3.49, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 3.71 (coincidente com o valor de uma resistência horizontal – os 3.73), acima do valor da acção e com inclinação positiva.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Neste momento temos diversas resistências horizontais. Uma nos 3,73 (muito importante no curto prazo), outra nos 4.50 (considero-a mais pelo valor psicológico do que propriamente pelo histórico que já fez como suporte/resistência), outro nos 4.75 (baseado na sua acção durante os meses de Abril, Maio, Julho e Setembro) e por fim os $5.88 (máximos do ano).
Suportes: 3 suportes horizontais nos 3.00 (valor importante no curto prazo não só pelo histórico mas pelo valor psicológico), nos 2.87 (a funcionar como segundo suporte quando há quebras momentâneas do suporte dos $3.00) e nos 2,24 (parte superior do gap, ainda por fechar, criado em Fevereiro). Considerarei (para experiência!!) a LT ascendente de curto prazo formada nos mínimos de Julho e que está neste momento nos 3.06 (mínimo da sessão de sexta feira).
<u>Comentário Pessoal</u>
A Drooy está numa fase de lateralização desde inícios de Outubro de 2002. O canal entre os 3.73 e os 3.00 está a funcionar e espera-se por um rompimento de uma das margens… pessoalmente espero que seja a margem superior (dos 3,73) pois só assim é que poderemos a Drooy a atirar-se rapidamente aos 4,50. Uma chamada de atenção para o volume, que vem sendo cada vez menor desde fins de Outubro… Para quem está fora, não existem razões muito fortes para entrar na Drooy…. Mas se o objectivo é um trade de curto prazo, está num bom ponto de entrada (margem inferior dos 3) para venda imediata nos 3.73 (margem superior). Aquela LT experimental poderia ajudar mas atenção com a MMs50 (em sentido descendente).
<b><u>Gold Fields Limited</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/gfi2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de médio prazo com origem a 22 de Maio nos $17.15 e que está neste momento nos $12.81.
- LT ascendente de curto/médio prazo com origem a 26 de Julho nos $8.77 e que está neste momento nos 10.50.
- LT descendente de curto prazo com origem a 19 de Setembro nos $14.50 e que está neste momento nos $11.44 (valor muito próximo das MMs50 e MMs200!).
<u>Indicadores</u>
- SO nos 27.38 a caminhar para o campo oversold.
- PRoc abaixo dos 0 (-7.01) com ligeiro sentido descendente. Completa falta de momentum na GFI.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 11.35, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 11.44 (coincidente com o valor da LT descendente de curto prazo), acima do valor da acção e com inclinação positiva. As duas MMs estão em valores muito próximos, com a LT descendente a acompanhar… factores suficientes para afastar a pressão compradora e motivar pressão vendedora…
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Neste momento só considero uma resistência horizontal relevante: nos 11.00 que está a funcionar actualmente. Outras resistências a considerar são as LT’s descendentes de curto e médio prazo.
Suportes: 1 suporte horizontal nos $9.80 (com base nos testes realizados em Março, Abril, Agosto e Outubro) e a LT ascendente de curto/médio prazo
<u>Comentário Pessoal</u>
A Gold Fields caminha para o fim de um cunha em que se poderá efectuar uma possível projecção, como podem ver no gráfico. Relativamente aos próximos dias, espero que a LT ascendente de curto prazo consiga vencer a batalha contra as diversas resistências que se encontram acima do valor da acção: MMs’s, LT’s descendentes e resistências horizontais. Parece muita fruta, não é? Também acho… uma ida aos 9.82 nos próximos dias não me admirariam mesmo nada…
<b><u>Goldcorp Inc</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/goldcorp2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de médio prazo com origem a 04 de Junho nos $12.35 e que está neste momento nos $11.64.
- LT ascendente de curto/médio prazo com origem nos mínimos de 26 de Julho nos $6.40 e que está neste momento nos $10.50, acima do valor actual da acção.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 35.52 acabado de sair do campo oversold. Nota-se um abrandar dessa subida…
- PRoc abaixo dos 0 (-9.04) com sentido descendente. O momentum não está favorável à Goldcorp.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 10.30, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 9.62 abaixo do valor da acção e com inclinação positiva. As duas MMs estão a formar um canal onde se encontra a acção. É sempre melhor uma MM200 a servir de suporte e MM50 de resistência do que vice-versa!
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A LT ascendente de curto prazo poderá funcionar como resistência se a acção quebrar em alta a MMs50. Existem igualmente duas resistências horizontais nos 10.51 e nos 11,11 (performance em Setembro e Novembro), para além da LT descendente de médio prazo. Por fim, temos os $12.35 que representam os máximos do ano.
Suportes: 1 suporte horizontal nos $9.32 (com base nos testes realizados em Abril, Julho, Agosto e Outubro).
<u>Comentário Pessoal</u>
Bem, a Goldcorp tem boas hipótese de ir testar a MMs200 novamente e, se o contexto do momento (lê-se cotação do ouro) não estiver favorável então uma ida ao suporte dos 9,32 não será de descartar. Atenção para o facto de, caso comece a recuperar das quedas, terá a LT ascendente de curto prazo a servir-lhe como resistência. A minha previsão é um acompanhamento dessa LT ascendente de curto prazo até ao ponto em que encontrará a LT descendente de médio prazo. Resumindo: um teste ao suporte para inicio de uma subida até à LT descendente de médio prazo.
<b><u>Glamis Gold Ltd</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/glamis2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT ascendente de longo prazo com origem a 31 de Dezembro de 2001 nos $3.46 e que está neste momento nos $7.46, abaixo do valor actual da acção.
- LT ascendente de longo prazo com origem nos mínimos de 13 de Fevereiro de 2001 nos $1.38 e que está neste momento nos $5.48, bem abaixo do valor actual da acção.
- LT ascendente de curto prazo com origem nos mínimos de 26 de Julho nos $5.85.
- LT descendente de curto prazo com origem nos máximos de 13 de Setembro nos $10.49.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 26.66 a sair do campo oversold e com vontade de continuar o seu percurso ascendente
- PRoc abaixo dos 0 (-7.27) mas a ganhar sentido ascendente.
O momentum poderá estar a surgir na Glamis… é pena ser tão pouco líquida, com riscos elevados de manipulação.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 8.49, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 7.64 abaixo do valor da acção e com inclinação positiva. A Glamis encontra-se entre as duas MMs. Mais uma vez, reforço que é sempre melhor uma MM200 a servir de suporte e MM50 de resistência do que vice-versa!
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A LT ascendente de curto prazo está neste momento a funcionar como resistência uma vez que a Glamis está a acompanhar essa mesmo LT. A LT descendente também poderá funcionar como resistência após o ponto de intersecção entre as duas LT’s. Outra resistência a considerar é a linha horizontal nos $10.49 (máximos atingidos nesse valor).
Suportes: 1 suporte horizontal nos $7.64 (com base na performance de Agosto, Outubro e Novembro).
<u>Comentário Pessoal</u>
A Glamis, depois de quebrar em baixa a cunha que formava desde Setembro, reagiu bem ao suporte dos 7.64 e agora anda perto da LT ascendente a ver se quebra ou não. Caso a cotação do Ouro se comporte direitinha, sem grandes oscilações negativas, poderemos ver a Glamis a quebrar a LT descendente de curto prazo, o que lhe dá caminho livre para atingir os $10,49. No entanto, espero que a diminuição constante do volume não corresponda a desinteresse no título, pois assim não há bull que resista!
<b><u>Harmony Gold Mining</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/harmony2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT ascendente de curto prazo com origem a 26 de Julho nos $9.69 e que está neste momento nos $12.35, abaixo do valor actual da acção.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 25.75 a sair do campo oversold e com vontade de continuar o seu percurso ascendente
- PRoc abaixo dos 0 (-18.47) com sentido descendente.
Os indicadores dão sinais contrários. Seria uma acção em que teria obrigatoriamente de verificar outros indicadores caso estivesse interessado nela. Para não ficar diferente das outras minas, deixo passar esta sem grandes conclusões através dos indicadores apresentados.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 14.27, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 13.30, acima do valor da acção. Poderá funcionar como primeira resistência caso a Harmony decida tomar percurso ascendente.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A linha horizontal dos 14,58 está presente no gráfico mas neste altura do campeonato já não a considero muito relevante porque já foi quebrada diversas vezes… no entanto, como não consigo visualizar nenhuma resistência relevante, mantenho esta só para me orientar…. A outra resistência está nos máximos do ano, nos $18.45.
Suportes: LT ascendente de curto prazo que já funcionou bem por duas vezes (Outubro e Novembro) e 1 suporte horizontal nos $12.35 (com base na performance de Abril, Junho e Outubro).
<u>Comentário Pessoal</u>
Após ter fechado abaixo do pequeno suporte ascendente de curto prazo no mês de Novembro, iniciou uma queda enorme até à LT ascendente de curto prazo e reagiu bem. Bom sinal para uma recuperação de volta a valores próximos do intervalo 15 – 16 USD. A LT poderá muito bem guiar a acção para essa subida no curto prazo. Como referi anteriormente, não dou grande importância à linha horizontal dos $14.58 pelo que não será nesses valores que a Harmony poderá encalhar…
<b><u>Meridian Gold</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/meridian2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT ascendente de curto prazo com origem nos mínimos de 29 de Julho nos $11.90 e que está neste momento nos $17.35, acima do valor actual da acção.
- LT descendente de curto prazo com origem nos máximos do ano a 9 de Setembro nos $20.83 e que neste momento se encontra nos $17.39, acima do valor actual da acção.
- LT ascendente de longo prazo com origem nos mínimos de 17 de Julho de 2001 nos $6.54 e que está neste momento nos $13.59, abaixo do valor actual da acção.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 6.12, em terreno oversold e sem grande vontade em contrariar a tendência
- PRoc abaixo dos 0 (-19.71) com sentido descendente.
Os indicadores dão sinais claros que a queda da Meridian poderá continuar por mais umas sessões. O gráfico também ajuda nesse sentido….
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 16.83, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 16.14, acima do valor da acção.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A linha horizontal dos $15.20 funciona como resistência (baseado na sua performance durante os meses de Junho e Outubro). A LT descendente de curto prazo poderá, no futuro próximo, também servir de resistência mas antes disso estarão certamente as MMs.
Suportes: LT ascendente de longo prazo, que certamente irá ser testado nos próximos dias…
<u>Comentário Pessoal</u>
Como referi anteriormente, o gráfico da Meridian está bear de curto prazo! Como tinha dito na versão 4, funciona um pouco diferente do resto das acções do sector mineiro… A minha previsão é um teste à LT ascendente de longo prazo e uma reacção positiva ao teste, com o início de subida com primeiro target nos 15.20, seguido das MMs. Caso quebre em baixa (e para valer) a LT ascendente de longo prazo, só vejo paragem perto dos 11,90 (mínimos do segundo semestre de 2002). <i>Stay out for a while</i>
<b><u>Newmont Mining Corp</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/newmont2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- Não vislumbro qualquer LT “activa” actualmente. A Newmont está a funcionar nas “escadas” dos diversos suportes/resistências horizontais existentes…
<u>Indicadores</u>
- SO nos 34.47, a iniciar novo sentido descendente… No entanto, da maneira como vejo o gráfico e o PRoc, não acredito que seja para entrar em terreno oversold….
- PRoc abaixo dos 0 (-3.58) a ganhar sentido ascendente e com vontade para subir rapidamente….
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 25.09, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 26.75, acima do valor da acção.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: Existem neste gráfico diversas linhas horizontais a servir como pontos de referência. Assim, temos os $23.68 (baseado nos meses de Agosto, Outubro e Novembro), os $25.45 (baseado nos meses de Julho e Agosto) e os $27.30 (baseado nos meses de Abril a Agosto).
Suportes: linha dos $22.64, que serviu no mês de Outubro e novamente em Novembro.
<u>Comentário Pessoal</u>
A Newmont reagiu muito mal no ponto de intersecção das MMs50 e 200. O resultado foi uma queda até aos 22,64. Durante essa queda, quebrou dois suportes. Nesse suporte dos 22.64, reagiu muito bem pelo que se espera uma continuação dessa mesma reacção, com subida até pelo menos aos 25.45! Seria importante para as restantes acções que a Newmont volte novamente para terrenos positivos visto representar a maior percentagem do bolo que constitui o XAU.
<b><u>Placer Dome</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/placerdome2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- A LT que existia era ascendente de curto prazo mas foi quebrada a 21 de Novembro… a seguir a isso não há nenhuma LT a considerar como válida e relevante.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 32.48, a iniciar novo sentido ascendente… vamos ver se é para durar…
- PRoc abaixo dos 0 (-2,74) a ganhar sentido ascendente.
Os indicadores dão sinal de que novas subidas poderão estar a chegar na PlacerDome.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 9.18, abaixo do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 10.72, acima do valor da acção.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A LT ascendente de curto prazo que foi quebrada no mês de Novembro poderá servir como resistência mas pessoalmente penso que será a MMs200 a dar maiores dores de cabeça aos longos em Placer Dome.
Suportes: Sem dúvida que a MMs50 está a desempenhar um excelente papel de suporte. Se se quebrar em baixa a MM, será a linha dos 8.21 a esperar pela queda da Placer Dome.
<u>Comentário Pessoal</u>
Ao escorregar pela MMs50 durante o mês de Novembro, chegou ao fim com vontade de rumar a novos valores e conhecer novas MM’s… tal como a MM200!
Se a cotação do Ouro ajudar, será provável ver a Placer Dome a lutar pela quebra em alta da MMs200 durante a próxima semana! Uma quebra em baixa da MMs50 significaria uma ida aos 8.21, o que duvido que venha a acontecer.
<b><u>RandGold & Exploration Co</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/randgold2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- A LT que existia era ascendente de curto prazo (origem em 21 de Outubro a $3.71) mas foi quebrada a 27 de Novembro… a seguir a isso não há nenhuma LT a considerar como válida e relevante.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 53.65, a iniciar novo sentido ascendente… vamos ver se é para durar…
- PRoc abaixo dos 0 (-1.41) sem sentido definido.
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 4.92, abaixo do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 4.74, abaixo do valor da acção.
Visto que ambas estão perto da cotação actual da acção, poderão servir de suporte caso se inicie nova queda.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A LT ascendente de curto prazo que foi quebrada no mês de Novembro poderá servir como resistência. As linhas horizontais nos 5.78 e nos 5.95 serão mais relevantes como resistências do que essa LT.
Suportes: Sem dúvida que as duas MMs darão uma ajuda caso a Randgold caia… A seguir às MM está a linha horizontal de longo prazo nos 3,78.
<u>Comentário Pessoal</u>
Está num sitio delicado… por um lado, apresenta-se em baixo da LT ascendente de curto prazo e por outro está próximo das resistências… das duas uma: ou porta-se muito bem e quebra as duas resistências que estão à vista, ficando com caminho completamente livre para chegar aos 8 ou então não resiste e faz um reteste à MMs50, como o fez no dia 13 de Novembro.
<b><u>Royal Gold Inc</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/royalgold2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- A LT que existia era ascendente de curto prazo (origem em 21 de Outubro a $15,27) mas foi quebrada a 19 de Novembro… a seguir a isso não há nenhuma LT a considerar como válida e relevante.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 25.54, a iniciar novo sentido ascendente… vamos ver se é para durar…
- PRoc abaixo dos 0 (-13.85) mas com ligeiro sentido ascendente… será que está a acordar novamente?
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 18.10, acima do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 13.11, abaixo do valor da acção e com inclinação positiva.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A LT ascendente de curto prazo que foi quebrada no mês de Novembro já não se irá considerar porque primeiro dessa LT virá a linha dos 20,44 (máximos do ano).
Suportes: Linha horizontal dos 15,30 que serviu já como suporte no mês de Outubro.
<u>Comentário Pessoal</u>
Ao atingir novos máximos do ano, a tomada de mais valias foi mais forte que a força compradora pelo que se assistiu a uma queda da Royal até valores à volta dos $17.00. Parece que quis recuperar nas duas últimas sessões mas a minha opinião é que ainda irá testar os 15.30 antes de voltar a tentar atingir novos máximos.
<b><u>Silverado Gold Mines Ltd</u></b>
<img src=http://foruns.bolsainvest.pt/phorum/uploaded/atecnica/silverado2911.gif>
<u>Linhas de Tendência</u>
- LT descendente de longo prazo com origem a 4 de Abril de 2001 nos máximos da sessão ($0,80) e que está neste momento a 0,52
- LT ascendente de curto prazo com origem a 6 de Maio de 2002 a $0.17 e que se encontra neste momento nos 0,42.
<u>Indicadores</u>
- SO nos 87.90, a acalmar dos últimos tiros conseguidos
- PRoc acima dos 0 (38.37) em terreno overbought e a tomar um sentido descendente. É necessário tomar fôlego…
<u>Médias Móveis</u>
- MMs50 está neste momento nos 0.45, bem abaixo do valor da acção.
- MMs200 está neste momento nos 0.29, bem abaixo do valor da acção e com inclinação positiva.
<u>Suportes e Resistências</u>
Resistências: A linha dos 0,80usd, obtidos em Abril de 2001! 
Suportes: LT descendente de longo prazo. (suficiente, penso eu de que….

)
<u>Comentário Pessoal</u>
Continuo bull em Silverado, e não me preocupa que numa sessão desça 5 a 10% porque sei que se isso acontecer das duas uma: ou teve sessões anteriores a esssa a subir 15 e 20% ou então irá, nas 3 a 4 sessões seguintes à queda, ter uma nova subida brutal!! LOL (atenção que possuo esta acção portanto aqui a minha análise poderá ser um pouco parcial… ehehhe). Mas falando a sério, estou bull nesta acção! :-)
Espero que apreciem os “Gráficos de Garimpeiro”, versão 5! As 4 versões anteriores poderão encontrar no fórum do Bolsainvest.
Cumps!
<b>Trocos</b>