Caro Ulisses,
O que queria dizer é que me parece que um ponto fraco da AT é a falta de capacidade de identificar os pontos de inversão do trend.
Como o próprio Ulisses diz:
Claro que, um dia, quem abrir posições curtas em ressaltos poderosos como o actual, poderá perder muito dinheiro. Esse será um grande sinal de que algo mudou.
Que o grande sinal só é visível quando se perde muito dinheiro, quer dizer, no mínimo é frustrante!
Penso que o momento actual é um dos tais de inversão da grande tendência (é claro uma opinião pessoal, mas há mais quem pense assim). E isto porque:
-- Este bear market já vai bem mais longo que o "normal" comparando com bears anteriores; os outros grandes ressaltos recentes que referiu ainda estavam dentro do período normal
-- Foram quebradas há poucos dias importantes resistências de longo prazo e com bons volumes (refiro-me em especial ao Nasdaq que é o que acompanho melhor)
-- Os fundamentos que geraram o rally dos anos 90 (o maior de toda a história bolsista) mantém-se bem vivos -- a inovação tecnológica e reformulação dos processos produtivos que proporcionam um maior crecimento da produtividade que por sua vez conduz a taxas de crescimento económico superiores ao que era tradicional, sem gerar pressões inflacionistas (coisa que se chamou de "nova economia"). Isto acontece sobretudo nos EUA; a Europa está a ficar para trás e Portugal está completamente out of the loop, mas isso é outra história.
-- O clima de "ressaca" após o estoiro da bolha no ano 2000 está ultrapassado (ver a inversão da % de bulls e bears)
Certamente que irá haver muitos saltos e ressaltos, mas cá para mim já estamos em território bull e portanto a táctica já não deverá ser de abrir curtos no topo dos ressaltos mas sim aproveitar os mínimos relativos para entrar longo.
Mas também, é só a minha opinião...
E muito obrigado pela notável "pachorra" em comentar as opiniões.