Página 1 de 1

MensagemEnviado: 1/11/2008 10:01
por Pata-Hari
Eu também achei que era actual, poderia ser dados os últimos dias. E ia pegar na frase

O que queria dizer é que me parece que um ponto fraco da AT é a falta de capacidade de identificar os pontos de inversão do trend.
e perguntar qual a técnica que nos permite identificar os fundos se não a própria AT.

MensagemEnviado: 1/11/2008 9:32
por tiagopt2
E eu que já me ia meter ao barulho! Nem tinha reparado na idade deste tópico :lol:

MensagemEnviado: 1/11/2008 1:47
por marianonunes
Na CNBC quando tudo estava a ir por ali abaixo, havia um toni que dizia que os 8000 eram o fundo do Dow jones. O homem acertou em cheio... mesmo que voltemos a testar esse fundo, pelo menos no curto prazo fez uma óptima análise.

MensagemEnviado: 1/11/2008 1:41
por NuTav
Chega a ser assustador como tudo isto é actual!
Estou a adorar ver-vos vasculhar os baús! :)

Abraço e BN...!

MensagemEnviado: 1/11/2008 1:17
por atomez
Olha, olha... já nem me lembrava destas cenas!

Na altura estava a aprender as primeiras coisas de AT... e apesar de tudo os argumentos até não eram maus!

Afinal vê-se agora que aquilo foi mais um ressalto e depois caiu mais.

Mas também, só errei por 2 anos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Bom aniversário e boa caldeirada!

MensagemEnviado: 1/11/2008 0:07
por LTCM
:clap: Estava a ler isto e a pensar, de vez em quando também acontece, estes posts podiam perfeitamente ter a data de hoje.
É extraordinário como passados 6 anos os argumentos, de um lado e do outro, são sensivelmente os mesmos.
:shock:

MensagemEnviado: 31/10/2008 23:55
por rsacramento
bom, se o que está a dar é arqueologia, aqui fica mais um fóssil (bem actual, aliás) ... :mrgreen:

MensagemEnviado: 27/11/2002 2:59
por atomez
MozHawk Escreveu:Convém contudo não esquecermos que há 1 ano atrás as valorizações foram igualmente tremendas. Vamos ver...


Pois, mas há um ano caíram 2 conhecidas torres ...

MensagemEnviado: 27/11/2002 2:48
por MozHawk
Caro Atomez,

Concordo com alguns pontos de vista até porque estou bull. Acho igualmente que foram quebradas algumas barreiras recentemente com algum estrondo. O Dow há dias quebrou aquela dos 8800 com muito volume e ainda foi testar a MME200 sem sucesso pois já voltou para dentro do canal, abaixo dos 8800 apesar do volume algo reduzido.

Convém contudo não esquecermos que há 1 ano atrás as valorizações foram igualmente tremendas. Vamos ver...

Um abraço,

MozHawk

Saltos e ressaltos

MensagemEnviado: 27/11/2002 2:37
por atomez
Caro Ulisses,

O que queria dizer é que me parece que um ponto fraco da AT é a falta de capacidade de identificar os pontos de inversão do trend.

Como o próprio Ulisses diz:
Claro que, um dia, quem abrir posições curtas em ressaltos poderosos como o actual, poderá perder muito dinheiro. Esse será um grande sinal de que algo mudou.

Que o grande sinal só é visível quando se perde muito dinheiro, quer dizer, no mínimo é frustrante!

Penso que o momento actual é um dos tais de inversão da grande tendência (é claro uma opinião pessoal, mas há mais quem pense assim). E isto porque:

-- Este bear market já vai bem mais longo que o "normal" comparando com bears anteriores; os outros grandes ressaltos recentes que referiu ainda estavam dentro do período normal

-- Foram quebradas há poucos dias importantes resistências de longo prazo e com bons volumes (refiro-me em especial ao Nasdaq que é o que acompanho melhor)

-- Os fundamentos que geraram o rally dos anos 90 (o maior de toda a história bolsista) mantém-se bem vivos -- a inovação tecnológica e reformulação dos processos produtivos que proporcionam um maior crecimento da produtividade que por sua vez conduz a taxas de crescimento económico superiores ao que era tradicional, sem gerar pressões inflacionistas (coisa que se chamou de "nova economia"). Isto acontece sobretudo nos EUA; a Europa está a ficar para trás e Portugal está completamente out of the loop, mas isso é outra história.

-- O clima de "ressaca" após o estoiro da bolha no ano 2000 está ultrapassado (ver a inversão da % de bulls e bears)

Certamente que irá haver muitos saltos e ressaltos, mas cá para mim já estamos em território bull e portanto a táctica já não deverá ser de abrir curtos no topo dos ressaltos mas sim aproveitar os mínimos relativos para entrar longo.

Mas também, é só a minha opinião...

E muito obrigado pela notável "pachorra" em comentar as opiniões.

MensagemEnviado: 26/11/2002 13:30
por Ulisses Pereira
Caro Atomez,

Respeito, obviamente, a sua opinião. A verdade é que o mercado ainda me precisa de dar mais provas de que estas subidas são, de facto, sinal de inversão e não apenas mais um ressalto. Por mais forte que as actuais subidas estejam a ser, a verdade é que em nada diferem de outros ressaltos anteriores. A questão que eu gostava que ver respondida era: Porque é que este ressalto é diferente dos outros?

A este propósito, transcrevo-lhe uma resposta que ontem dei aqui no fórum ao Dwer sobre alguns dados estatísticos dos ressaltos, quer no PSI quer no Nasdaq.

"Dwer,

A questão é pertinente. Gostava de ter tempo e de lhe mostrar uns gráficos todos bonitinhos a indicar os ressaltos deste "bear market" mas, como não tenho, deixo-lhe os dados analíticos:

Em relação ao PSI, tem havido - ao longo deste "bear market" - vários ressaltos de cerca de 10%. O actual ressalto regista uma subida de cerca de 18% em pouco mais do que um mês e só é superado pela fantástica recuperação depois de Setembro do ano passado, onde o nosso mercado recuperou cerca de 30% em 4 meses.

Em relação ao Nasdaq, as coisas são um pouco diferentes, pois já tivemos mais ressaltos desta magnitude. O actual ressalto leva cerca de 35% de subida num mês, mas este número é superado não só pela recuperação depois de Setembro de 2001 (subiu cerca de 40% em 4 meses) mas também pela espantosa recuperação de Abril do ano transacto onde o Nasdaq recuperou cerca de 40% em apenas um mês.

Ou seja, não podemos concluir que a violência deste ressalto o torna diferente de todos os outros e sinal que é algo mais do que um ressalto. Penso que é prematuro afirmarmos isso, mesmo que seja a convicção de alguns... "

Um abraço,
Ulisses

Isso já não é desculpa para nada

MensagemEnviado: 26/11/2002 11:38
por rubens
Isso de 6 meses já tem barbas ainda antes de nascer... é umas das frases mais feitas que existem...
A escalada de Set 2001 antecipou em 6 meses o quê? Recuperação excelente? Não. E a de Fev de 2oo2? E a de Ago 2002 vai antecipar o quê? E o tombo de Set 2002 veio dizer que Fev-Mar 2003 vai ser desgraça?
Por isso esta subida tanto pode ser mais um rebound como um reverse da trend principal... e como diz o outro só se saberá quando já tiver acontecido. Por isso se torna excelente a adrenalina da antecipação.

Cada vez mais os bolsas viram para onde o vento sopra... e aqui o vento soa sempre ... a como o César chamaria... "os homens do sistema".


Cump

O calcanhar de Ulisses ...

MensagemEnviado: 26/11/2002 6:49
por atomez
... é não aperceber as inversões de trend.

Aqui neste fuso isso até se "cheira".

As bolsas antecipam a economia em cerca de 6 meses, e daqui a meio ano o Iraque já era e as economias mundiais estão em boom.

Quem não Cisca não petisca.