Página 1 de 1

Caro Electrico

MensagemEnviado: 22/8/2003 0:37
por Dwer
O que eu quis representar foi dois H&S, que na realidade partilham a mesma cabeça - os mínimos de Março.

Daí duas necklines.

Abraços,

Chiça...

MensagemEnviado: 22/8/2003 0:26
por Electrico
Amigão duas neck....também não né !! Agorinha estará fazendo uma outra, logo, logo..brincadeira.

Bom mais a sério. Penso que de facto o seu grafico é elucidativo . Existiu -sem dúvida - um H & S invertido, com corte da neck e retest . Inclusivé até já alcançamos o target ou projecção( k já não é mais !!) Quanto ás cunhas , o meu conhecimento, conduz-me para pradrões de consolidação . Logo um dos aspectos fulcrais a considerar serão duas variaveis , a saber:
volume e tempo. Pois ter-se-á de verificar concomitantemente estas duas variáveis.- baixo volume e variavel temporal não muito longe de 4 semanas.
Então para onde "cortar" será a tendencia. Ou retoma ou inversão. Corte com forte volume e se possivel retest, para ser perfeitinho lol.

Abraço

Mais uma ideia....

MensagemEnviado: 21/8/2003 23:56
por Dwer
Acho que já trocámos algumas impressões sobre este tema uns meses atrás.

Se os H&S assinalados no gráfico se concretizarem (o primeiro já o fez há bastante tempo) a minha teoria é que os padrões decorrentes do próprio H&S (por exemplo cunhas ascendentes na 'asa direita' da figura) serão bearish e não se concretizarão.

Abraços,

MensagemEnviado: 21/8/2003 23:51
por Kooc
bem, em primeiro lugar, segundo o livro que eu uso para este tipo de figuras, a cunha é um padrão de inversão e não de consolidação. Quanto ao H&S, poderia ser um topo. Estávamos em bear market(se calhar ainda estamos) e o rally já ia com 40% de subidas desde os minimos. e houve um corte da neckline (está na figura a amarelo).

cumps

Bem a questao....

MensagemEnviado: 21/8/2003 23:34
por Electrico
que se coloca em primeiro lugar, não é tanto a fiabilidade dos padrões, mas sim a sua validade ou seja:

Será que a 1ª figura é uma cunha. Sim porque uma cunha é um padrão de consolidação. Ora na dita altura o indice não consolidava , bem pelo contrário , iniciava uma trend.Logo a figura enquanto padrão não é aplicável ( digo eu).

H & S - este padrão gráfico é tão profusa e injustamente usado. Este padrão é válido e valioso como sinaletica de mudança de trend - e só. Olhe provalvelmente poder-se-ia considerar um H & S invertido, no inicio desta trend -conf. seu grafico. Assim tambem o H & S , não se verificou , logo o padrão não existiu. Como se costuma dizer - depois da cabeça é só pescoço- e´m conformidade só o corte do pescoço cria o padrão. Verdade?

Quanto ao canal é uma real hipotese.

Obrigado por nos por a reflectir.

Um abraço

as figuras do dax

MensagemEnviado: 21/8/2003 23:15
por Kooc
o Dax, é talvez o indice mais negociado em Portugal. Pelo menos em Warrants é de certeza. É por isso bastante seguido por todos nós, e tem em relação aos indices americanos a vantagem do horário.
No entanto, como a generalidade dos indices, segue mais ou menos o que os states fazem. sobe quando eles sobem, e desce quando eles descem. Há naturalmente variações de amplitudes, o que faz com que por vezes haja novos minimos ou máximos, sem correspondencia do lado de lá do Atlântico. Foi o que aconteceu nos ultimos meses. Novos minimos na europa (os EUA não fizeram) e agora nos 2 ultimos meses novos máximos (os EUA também não fizeram, ou pelo menos com clareza)

Esta dependência pode levar a situações pouco usuais, como aquelas que vou mostrar. Em Junho o dax estava a formar uma cunha ascendente, quebrada e que nesta altura tinha 6% de probabilidades de não se concretizar.

Imagem

Na mesma altura estava a efectuar um H&S, já com quebra da neckline(uma grande negra), com 2% de probabilidade de falhar


Imagem



Em Julho/Agosto estava a realizar outra cunha ascendente, quebrada (também com uma boa vela negra)

Imagem

Ou seja o Dax falhou três figuras bear em apenas 3 meses. Estas figuras valem o que valem, mas se existem é porque foram estudadas e verificou-se a sua validade. As questões que então se colocam são:

- porque é que, se elas funcionam em mercados normais, falharam agora e de forma tão estrondosa?

-Valerá a pena aplicar a AT a indices como este?

neste momento o dax está assim-pronto para uma entrada curta de curto prazo(até à base do canal)


Imagem

cumps