o Dax, é talvez o indice mais negociado em Portugal. Pelo menos em Warrants é de certeza. É por isso bastante seguido por todos nós, e tem em relação aos indices americanos a vantagem do horário.
No entanto, como a generalidade dos indices, segue mais ou menos o que os states fazem. sobe quando eles sobem, e desce quando eles descem. Há naturalmente variações de amplitudes, o que faz com que por vezes haja novos minimos ou máximos, sem correspondencia do lado de lá do Atlântico. Foi o que aconteceu nos ultimos meses. Novos minimos na europa (os EUA não fizeram) e agora nos 2 ultimos meses novos máximos (os EUA também não fizeram, ou pelo menos com clareza)
Esta dependência pode levar a situações pouco usuais, como aquelas que vou mostrar. Em Junho o dax estava a formar uma cunha ascendente, quebrada e que nesta altura tinha 6% de probabilidades de não se concretizar.
Na mesma altura estava a efectuar um H&S, já com quebra da neckline(uma grande negra), com 2% de probabilidade de falhar
Em Julho/Agosto estava a realizar outra cunha ascendente, quebrada (também com uma boa vela negra)
Ou seja o Dax falhou três figuras bear em apenas 3 meses. Estas figuras valem o que valem, mas se existem é porque foram estudadas e verificou-se a sua validade. As questões que então se colocam são:
- porque é que, se elas funcionam em mercados normais, falharam agora e de forma tão estrondosa?
-Valerá a pena aplicar a AT a indices como este?
neste momento o dax está assim-pronto para uma entrada curta de curto prazo(até à base do canal)
cumps