Teso Escreveu:Nos últimos posts sobre PT afirmas/opinas várias coisas que por vezes concordo mas por outras vezes me parecem ora contraditórias, ora inverosímeis!
Ora bem tu foste buscar as opiniões que dei sobre a PTC ao post da "Carteira JAS" e ao post "PTC-sinais de Compra" de autoria do Luis Sá=Bruxo.
As opiniões que dei na minha carteira serviram para justificar a minha saída da PTC e não se contradizem:
JAS em 6 Ago Escreveu:O aparecimento de fortes vendas levaram-me a reduzir substancialmente a posição (...). Fechos nas últimas 5 sessões entre 5,96 e 5,90. Continuo a desconfiar que estão a preparar o gráfico para ficar bonito...
Neste dia vendi por temer que as fortes vendas fizessem cair o título.
JAS em 7 Ago Escreveu:Desfiz-me da posição remanescente a 5,88. Fechos nas últimas 6 sessões entre 5,96 e 5,90. Continuo a desconfiar que estão a preparar o gráfico para ficar bonito e que não vai cair mais...
A venda da posição remanescente não tem nada de especial. É apenas para encerrar um trade que para mim já tinha acabado.
Teso Escreveu:Retiraste PTC da tua carteira a um preço bem baixo (o mínimo foi 5.82)... mas afirmas que "não vai cair mais" => então porque as vendeste?
O meu preço de compra havia sido 6,02 e 5,96. Sair a 5,88/5,89 nem sequer foi um prejuízo muito significativo.
A afirmação "que não vai cair mais", acrescentada no final da frase que repito, é feita no final do dia e 24 horas depois de já ter vendido.
O facto de "não cair mais" não significa que vá subir e a minha opção foi mudar-me para outro título que, na altura, achei ter mais possibilidades.
Não te esqueças que estando 100% investido tenho que vender algo se quero entrar num cavalo mais rápido.
JAS em 8 Ago Escreveu:Apesar de estar de fora deste título continuo a segui-lo atentamente. Fechos nas últimas 7 sessões entre 5,96 e 5,90 com a particularidade de fechar a 6,90 nas 3 últimas.
Continuo a desconfiar deste estranho comportamento e acho que algo está para acontecer...
Teso Escreveu:=> Tudo bem! A tua atitude neste caso é lógica!
Como terminas assim as observações depreendo que concordas até aqui.
Passemos então ao que escrevi no segundo post.
JAS em 9 Ago Escreveu:Eu não sei o que se passa. Sei apenas que é muito estranho fecharem a PTC todos os dias neste range muito apertado e com a coincidência de ser exactamente o mesmo valor nos ultimos 3 dias.
Tendo em atenção que os valores transaccionados não foram tão pequenos como isso temos que admitir que alguém muito forte está a manipular muito bem e muito facilmente as cotações.
Teso Escreveu:=> Estou de acordo... alguém muito forte a manipular!
JAS em 9 Ago Escreveu:Comparando os gráficos da Deutche Telekom, Telefónica e PTC vemos que eles eram similares ao longo do tempo com as mesmas flutuações para baixo e para cima. De há uns tempos para cá a PTC passou a lateralizar sem ter as variações das outras duas.
Porquê?
Teso Escreveu:=> Não te esqueças das baixas das últimas estimativas para os resultados... e das observações de alguns analistas relativamente às melhores performances da Telefónica relativamente à "nossa" PT...
As baixas das estimativas são muito recentes e as discrepâncias nos gráficos começaram há muito mais tempo (no final de Junho) pelo que esse motivo não explica o facto.
Eu pensava que a PTC andava a lateralizar mas vi agora nos gráficos que ao passar para baixo dos 6,10 afinal até tem caído.
JAS em 9 Ago Escreveu:Dá ideia que estão "a trabalhar" a média ponderada e isso significa OPA.
Toda a gente pensa que a PTC não é opavel mas eu nunca acredito que haja alguma empresa que o não seja.
Teso Escreveu:=>Aqui só posso estar em
total desacordo:
1- Uma OPA, que só poderia ser hóstil, iria ser bloqueada logo em primeira-mão pelo Governo (Estado) - possui posição "
Golden-Share" - o que inviabiliza
absolutamente essa operação (a não ser que ele o permitisse - e bem sabes que
nunca o permitiria

... para já não falar das nossas instituições financeiras!
Entremos então naquilo que consideras inverosímel.
Actualmente a Goldem Share do Estado serve para nomear 1/3 do Conselho de Administração e pouco mais. Duvido que o Estado tenha qualquer mecanismo legal que possa impedir uma OPA. Se queremos estar na Europa para as coisas boas também temos que estar para as más...
As nossas instituições financeiras não são propriamente "organizações de caridade" e, como tal, vendem se acharem que é bom negócio ou se acharem que é mau negócio ficarem com os títulos.
Teso Escreveu:2- Na hipótese de ser "opável" e para obterem uma boa média ponderável, teriam aproveitado momentos de baixa dos mercados internacionais - que já os houve, e relativamente fortes - para atirarem a cotação para baixo, e com força, até pelo menos o forte suporte de 5.55... e então sim, conseguirem "baixar a média-ponderada", como afirmas!
Ninguém faz OPA's em Bear Markets. Elas só aparecem no início dos períodos Bull como parece ser o caso presente. No caso da PTC o fundo parece ter sido no 11 de Setembro mas digamos que o Bull Market começou no final de Fevereiro no qual fez um mínimo de 5,56.
Portanto conseguir uma média ponderada na ordem dos 5,90 seria um excelente negócio pois estaria apenas 6% acima desse mínimo...
Mas analisemos os últimos 6 meses:
PTC: Minimo 5,56, Máximo 7,04, Médio 6,33, cotação actual 5,90
(-16,19% do máximo)Deutche Telekom: Minimo 9,13, Máximo 13,55, Médio 12,01, cotação actual 13,48
(-0,52% do máximo)Telefonica: Minimo 7,82, Máximo 10,40, Médio 9,57, cotação actual 10,26
(-1,35% do máximo)Como vês a nossa PTC está 16% abaixo do máximo enquanto as outras duas estão quase nos máximos.
E está agora 6,8% abaixo do valor médio e, como tal, está muito apetecivelmente opável...
Teso Escreveu:3- Se acreditas nessa hipótese, então porque te desfizeste delas?
Eu desfiz-me delas em 6 de Agosto e comecei a meditar nas hipóteses de OPA depois do fecho de sexta-feira após o 3º dia consecutivo a 5,90.
Nenhuma contradição...
E nota que mesmo numa hipótese de OPA o mais provavel será uma estagnação das cotações a estes níveis nos tempos mais próximos.
Teso Escreveu:Sinceramente, JAS, acho que estas tuas últimas observações não fazem sentido... eu, pelo contrário, acho que alguém (um ou mais) anda(m) a tentar segurar as cotações para não tombarem mais!!!
Depois de veres os números e de veres os gráficos continuas a achar que "as minhas últimas observações não fazem sentido?"
Um abraço
JAS