Para fugir um pouco à descida de hoje na bolsa, proponho ainda mais uma dor de cabeça, mas que faz mexer os nossos neurónios, e vai permitir muitos processos sinápticos, neuro-transmissores por todo o lado...
Este problema parace a história da Carochinha, mas não é!
De uma corda suspensa na roldana da figura, pendem um macaco, de um lado, e um saco de dinheiro, do outro. Ambos ligeiramente com a mesma massa, mas com diferente volume. O conjunto, claro, permanece em equilibrio(não desprezando o peso da corda). Todavia, o macaco começa a trepar pela corda. Debaixo do saco de dinheiro está lume , pelo que o comportamento do macaco deverá fazer ascender o saco, para que o dinheiro não se queime. Para onde deverá o macaco deslocar-se sem que se corra o risco de o dinheiro se queimar?
Note-se que, o macaco está a trepar a corda para cima, fazendo com que exista um desequilibrio, e partir desse momento, ele tem de fazer qualquer coisa.
A primeira resposta a encontrar, é o que acontece ao trepar para cima, a segunda é qual o sentido que o macaco deverá tomar.